Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Nioh é o novo jogo de ação em terceira pessoa desenvolvido pelo estúdio Team Ninja. Publicado pela Sony e com lançamento exclusivo para PS4, o game mescla com maestria as mecânicas punitivas de Dark Souls com a ambientação à la Onimusha situada no período feudal japonês. Confira, neste tutorial do TechTudo, as melhores dicas para sobreviver em Nioh.

NiOh, exclusivo de PS4, traz combate que mistura Dark Souls e Onimusha

Mude a postura de ataque

Por conta de suas mecânicas incrivelmente responsivas, Nioh aparenta – apenas aparenta –ser um jogo acessível. No entanto, há diversas camadas de complexidade que, muitas vezes, não são apresentadas ao jogador da forma como deveriam ser. A possibilidade de alterar a posição da arma, por exemplo, dinamiza e facilita os confrontos mais tensos.

Nioh: confira dicas para sobreviver no exclusivo de PS4 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Nioh: confira dicas para sobreviver no exclusivo de PS4 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ao manter o botão R1 pressionado, o personagem pode se adequar a três posicionamentos distintos. O botão "Triângulo" mantém a guarda alta e o “Quadrado” deixa o armamento na altura padrão. Por último, o “Xis” leva o equipamento à posição baixa, sendo uma ótima opção para katanas duplas e armas mais leves.

Cada inimigo é vulnerável a uma determinada posição de ataque, portanto mudar a postura é uma tática essencial para sobreviver. Caso o nível de dificuldade esteja desbalanceado, experimente ajustar a posição a uma nova configuração de batalha.

Controle o pulso de Ki

Em Nioh, o Ki funciona como uma espécie de barra de vigor do personagem. Ao ficar sem o pulso de Ki, William Adams permanece incapacitado de atacar, defender e esquivar. Contudo, existe, sim, uma forma de recuperar o Ki de forma rápida sem ter que se afastar do inimigo.

Nioh: controle o pulso de Ki para se manter vivo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Nioh: controle o pulso de Ki para se manter vivo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Depois de desferir a sequência de golpes, pressione o botão R1 no momento exato em que uma luz azul envolve o corpo do personagem. Isso vai fazer com que William seja capaz de recuperar boa parte de seu vigor perdido, o que possibilita uma nova série de investidas subsequentes. O reabastecimento do Ki também é bastante útil para purificar o status negativo gerado por demônios mais fortes. 

Lute ao lado dos espíritos guardiões

O William tem à disposição três guardiões no início da jornada. O espírito animal concede atributos temporários ao personagem, faz com ele fique imbatível e cause mais dano por um curto período de tempo.

No canto superior direito da tela, há um medidor que indica o nível de ativação do poder. Quando ele estiver cheio, basta pressionar os botões “Triângulo” e “Círculo” ao mesmo tempo. O poder especial é ideal para ser usado em lutas contra chefes e guerreiros mais resistentes. 

Nioh: use os espíritos para encarar inimigos mais poderosos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Nioh: use os espíritos para encarar inimigos mais poderosos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Busque Kodamas

Os Kodamas são pequenas criaturas esverdeadas que concedem bônus a William quando encontradas. Os espíritos da floresta, extraídos do folclore japonês, ficam localizados em pontos estratégicos do mapa e podem ser habilitados em Santuários.

É importante ressaltar que, ao coletar Kodamas de um mesmo gênero, o valor percentual do bônus será acumulado. Os Kodamas garantem atributos adicionais de Amrita, além de efeitos de anulação em veneno, danos elementais, etc. 

Treine no Dojo

O Dojo, a área apresentada em uma das demos do game, é um estágio de treinamento que ensina os conceitos básicos e avançados de samurais. O Dojo fica disponível após a fuga de William no prólogo, em Londres, e pode ser acessado em qualquer ocasião a partir do mapa.

Nioh: treinar é uma atividade essencial para dominar todos os movimentos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Nioh: treinar é uma atividade essencial para dominar todos os movimentos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

A sessão de treinamento é um ótimo local para promover melhorias em combate e movimentação. Isso porque as principais combinações de ataque são explicadas durante a sessão e, além disso, diferentes armas podem ser testadas sem punições, incluindo equipamentos de longa distância.

Gaste os pontos de prestígio

Por se tratar de um RPG denso com amplos sistemas de progressão, muitos detalhes de Nioh passam despercebidos, como os valiosos pontos de prestígio. O recurso de prestígio funciona como um sistema de recompensas, ou seja, William deve cumprir desafios pré-definidos para ganhar atributos adicionais. 

Matar um número específico de Yokais e coletar itens pontuais pelos cenários são alguns dos desafios a serem vencidos. Outro ponto a se destacar é que é possível acompanhar quais desafios estão sendo cumpridos naquele momento. Para isso, basta acessar o menu de prestígio, no Santuário, para consultar e aplicar os bônus ativos. 

Nioh: gaste os pontos de prestígio (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Nioh: gaste os pontos de prestígio (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Crie armas e faça novas combinações

O profundo sistema de loot de Nioh, que oferece uma ampla variedade de itens raros, exóticos, comuns e incomuns, foi expandido com o sistema de confecção e fusão de armas e equipamentos. A partir do menu do mapa, William pode visitar os comerciantes para obter itens forjados com materiais coletados. 

É permitido combinar armas existentes, bem como confeccionar um projeto do zero à sua escolha. O sistema de confecção de armas é uma excelente opção para arquitetar itens com atributos exclusivos, ou seja, moldados de acordo com o estilo de combate adotado pelo personagem.

Peça ajuda

O recurso cooperativo de Nioh pode não ser bem explicado, mas é bastante útil, principalmente em batalhas contra chefes avançados. Um novo jogador pode ser convocado com a ajuda de um item conhecido como copo Ochoko, acessível a partir da opção de evocar visitante no menu do Santuário.

Nioh: equipe o personagem com os melhores itens (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Nioh: equipe o personagem com os melhores itens (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Para obter novos copos, é necessário prestar ajuda a outros jogadores ou coletá-los em revenants caídos. Eles representam os corpos dos usuários que foram abatidos no local – são as espadas cravadas no chão destacadas em vermelho.

Para ajudar alguém, basta acessar a aba “Torii Gates” no menu do mapa. É importante lembrar que o visitante retorna ao mundo dele caso seja morto em confrontos ou armadilhas.

Invista em melhorias e habilidades

Ao menos no início, é altamente recomendável investir as habilidades desbloqueáveis em uma mesma categoria de arma. Katanas e katanas duplas, por exemplo, são os equipamentos mais fáceis de serem controlados.

Procure desbloquear primeiro a habilidade de reabastecer o pulso de Ki ao esquivar –disponível, inclusive, para todas as posturas de combate. Dessa forma, você vai restabelecer uma parte da barra de vigor ao executar esquivas perfeitas, o que ajuda muito na hora de encarar grupos de inimigos.

Lembre-se de subir de nível

O ki do inimigo é absorvido automaticamente ao exterminá-lo, e isso faz com que William consiga evoluir os atributos. Felizmente, o jogo indica na tela quando é possível subir de nível. Para isso, acesse o Santuário, localize a opção de aprimoramento de personagem e aplique os pontos conquistados na categoria pretendida.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.