Ser respons?vel pela infraestrutura da Comunidade Mozilla e ter uma empresa de seguran?a aos 16 anos parece cena de filme ou sonho, mas ? a realidade de Samuel Moraes. O garoto de S?o Francisco de Assis (RS) ? cidade de 25 mil habitantes ? teve seu primeiro contato com inform?tica aos 11 anos. E contou sua experi?ncia em entrevista exclusiva ao TechTudo, durante a Campus Party 8, realizada em S?o Paulo.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Samuel Moraes tem apenas 16 anos e j? ? programador e empreendedor (Foto: Laura Martins/TechTudo)

?Comecei em um curso b?sico de inform?tica na escola. Depois de tr?s meses, me mudei para Santiago (RS), uma cidade um pouco maior, de 50 mil habitantes, e ganhei meu primeiro notebook e ent?o eu vi quantas coisas poderia fazer com aquela m?quina?, conta. O ga?cho come?ou a estudar sobre o mundo da tecnologia e encontrou a programa??o como um caminho de sucesso.

Dentro da profiss?o, se especializou em infraestrutura, e encontrou na Comunidade Mozilla um lugar para obter ainda mais conhecimento. ?Fiquei um ano sem participar, somente lendo o que as outras pessoas enviavam. At? que eles tiveram problemas na infraestrutura e eu acabei me alistando para ajudar?, explica Samuel.

?Hoje n?o h? mais desculpa para n?o estudar, tudo ? de f?cil acesso?
Samuel Moraes, Mozilla

Na mesma comunidade, se especializou tamb?m em seguran?a. A partir da?, criou a empresa Cubkob. A companhia est? no come?o e ainda sofre com a falta de valoriza??o das pessoas onde Samuel mora, mas pode ser expandida no futuro.

Qual ? a melhor atra??o da Campus Party 2015??Comente no F?rum do TechTudo.

Hoje em dia, Samuel j? ganha dinheiro o suficiente para pagar suas pr?prias contas ? incluindo o col?gio. Mas o caminho n?o ? f?cil e quem deseja se tornar algu?m como ele, precisa basicamente seguir um conselho: ?N?o abrir m?o do conhecimento. Hoje n?o h? mais desculpa para n?o estudar, tudo ? de f?cil acesso?, enfatiza o programador.

Al?m das dificuldades normais da profiss?o, o foco em estudos do jovem j? rendeu hist?rias

... curiosas, como um pequeno "show" dado durante uma aula na escola. ?A professora de matem?tica come?ou a explicar sobre matrizes e eu interliguei com programa??o?, conta.

Entretanto, todas essas conquistas est?o longe de ser as maiores e as mais desejadas de Samuel. O menino sonha longe, inclusive em dist?ncia: ele quer ir para S?o Paulo e, quem sabe, morar em Toronto, no Canad?, sua cidade preferida no mundo. Mas enquanto ele n?o vai, n?s aproveitamos a presen?a dele em eventos e palestras para trocar ideias e compartilhar conhecimento.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.