O seu PS3 está desligando sozinho? Isso pode ocorrer porque em um país quente e, em muitas regiões, úmido como o Brasil, problemas com aparelhos eletrônicos são comuns. E não é nada legal ver o PlayStation 3 desligar depois de um tempo de jogatina intensa em GTA 5 ou The Last of Us, por exemplo. Bugs com um PS3 que liga e desliga logo em seguida e com uma luz vermelha piscando também são corriqueiros e estão entre as maiores reclamações relatadas pelos usuários.

Console PS3 faz dez anos; relembre os fatos que marcaram o videogame

Basta fazer uma pesquisa online para perceber a quantidade de tópicos pedindo ajuda e as mais diferentes causas do problema. Por isso, neste guia, o TechTudo reúne os principais erros e indica o que você pode fazer para, quem sabe, recuperar o seu videogame.

O superaquecimento é a principal causa de problemas no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Aquecimento

Este será o primeiro tópico por, justamente, ser o principal responsável por causar problemas de desligamento no PS3. Como qualquer outro eletrônico, o console também precisa de condições viáveis para funcionar. Isso se relaciona, principalmente, à temperatura, que deve ser mantida em um patamar adequado para que não ocorra dano aos componentes internos.

Isso se deve ao fato de que, durante a operação, o processador do PlayStation 3 esquenta, podendo ultrapassar a marca dos 70° em alguns casos. Quando falamos de jogos mais pesados, que levam o console ao seu limites então, a temperatura pode ficar ainda maior. 

Muitas vezes, o desligamento automático de um console é a medida do sistema para garantir que não exista dano nos componentes internos devido ao superaquecimento. Fique atento a sinais como barulho nas ventoinhas e até mesmo uma possível lentidão no carregamento de jogos e menus – eles podem ser indicativos de que seu PlayStation 3 está esquentando acima do normal.

Caso perceba os sinais acima, desligue o aparelho antes que ele próprio faça isso, para evitar problemas nas partes internas. É interessante, também, acompanhar a evolução da temperatura durante o uso. Para isso, basta sentir a condição do ar que sai do console, para identificar problemas pontuais ou se o aquecimento está acontecendo com frequência.

Bugs em jogos

Bugs em jogos também podem causar problemas de funcionamento no PS3 (Foto: Divulgação/Square Enix)

Aqui, os casos são mais raros, mas como estamos falando de software, sempre existe a possibilidade. Falhas na instalação de games, ou a coexistência dos dados de um título com os de outro, ao lado de arquivos de sistema, podem gerar erros que levam a um funcionamento irregular do PS3. Entre outras características, o desligamento involuntário é uma consequência disso.

Quando identificados em larga escala, problemas desse tipo costumam ser solucionados rapidamente pelas produtoras, com atualizações de sistema. Entretanto, é impossível garantir com absoluta certeza que ele não vai acontecer, principalmente com títulos mais pesados. Pela internet, é possível encontrar citações desse tipo de falh

... a em games como Tomb Raider, The Elder Scrolls V: Skyrim, BioShock Infinite e Call of Duty: Ghosts, entre outros.

Felizmente, trata-se de um problema de fácil identificação e solução. Ao notar que um game está causando o desligamento do console, apague seus dados e realize a instalação novamente. Caso a falha persista, faça uma restauração completa do PlayStation 3, iniciando-o como novo e repetindo o processo.

Fonte, vídeo e componentes danificados

Desligamentos também podem levar a outros problemas no PlayStation 3 (Foto: Divulgação/Sony)

O desligamento involuntário do PS3 também pode estar relacionado a problemas na parte de dentro do console, causados por superaquecimento ou não. O sistema trabalha de forma integrada, com cada peça realizando seu papel. Quando uma falha, dificilmente todo o restante continua a operar normalmente.

Muitas vezes, os desligamentos podem ser associados a problemas na fonte interna do PS3, responsável por levar energia para todo o aparelho. Os desgastes após longas horas de uso seriam os principais responsáveis aqui, pois, como todo eletrônico, o console da Sony também possui vida útil determinada. Com o tempo, alguns componentes podem começar a falhar.

A boa notícia é que, caso a falha seja na fonte, provavelmente existe salvação. Muitas vezes, um simples ajuste nos capacitores pode solucionar o problema. O ideal, caso você não tenha conhecimento técnico, é levar o PS3 em uma assistência. Existem diversos tutoriais na internet, e eles até são eficazes, mas os processos não são recomendados caso você não saiba o que está fazendo – pois podem gerar até mais problemas.

Falhas em outras peças do PlayStation 3 também podem causar desligamentos, mas, na maioria dos casos, o console não voltará a ligar. O aquecimento, mau uso, sobrecargas de energia ou outras intempéries podem danificar a placa de vídeo ou processadores, mas aqui, o videogame não apresentará funcionamento normal. O conserto também pode ser mais caro e, muitas vezes, mais difícil, chegando a ser irreversível em algumas situações.

A YLOD é um problema comum principalmente em PS3s mais antigos (Foto: Divulgação/Sony)

É o caso, por exemplo, da famigerada “luz amarela da morte”, ou YLOD (da sigla em inglês “yellow light of death). O sinal, exibido nos indicadores visuais do PS3, muitas vezes indica um grave problema no hardware do console. Aqui, as soluções são diversas, desde a troca da pasta térmica dos processadores até uma substituição do disco rígido. O conserto também pode não ser possível, indicando o efetivo “falecimento” do console.

Como evitar

A manutenção e cuidados preventivos são as melhores maneiras de manter seu PS3 sem desligamentos involuntários ou qualquer outro tipo de problema. Visitas regulares a uma assistência técnica de confiança, para limpeza interna e troca de pasta térmica, por exemplo, são interessantes, principalmente, para versões mais antigas do aparelho.

Manutenção preventiva é bom caminho para evitar falhas, principalmente no PS3 mais antigo (Foto: Divulgação/Sony)

Em casa, mantenha seu PS3 sempre em um local arejado e aberto, ao abrigo do sol e longe de outros equipamentos que também esquentem, como computadores ou estabilizadores de voltagem. Evite coberturas de tecido e certifique-se de que todas as saídas de ar estejam abertas e desobstruídas, para que a circulação adequada possa ocorrer e garantir o trabalho eficaz dos dissipadores internos.

Ao notar que o console está desligando sozinho, realize alguns testes e tente identificar por si só a causa dos problemas, mas tome cuidado para não insistir demais. O corte brusco no fluxo de energia para o aparelho também pode danificar os componentes, principalmente o disco rígido, e tornar ainda maior um problema que já é ruim o bastante.

Fique atento a luzes indicativas e sons na parte interna, e procure uma assistência técnica de confiança. Evite abrir o PS3 e tentar solucionar o problema sozinho, a não ser que você saiba o que está fazendo e tenha as ferramentas e espaço adequado. Assim, pelo menos, você evita transformar uma falha em algo maior ainda.

Ainda vale a pena comprar um PS3? Deixe sua opinião em nosso Fórum!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.