Quem trabalha com Scrum sabe que ter acesso a um sistema que organiza as informações de forma visual ajuda a ter uma noção geral do projeto. É por isso que o Trello, a ferramenta de colaboração que organiza tudo em quadros (boards), é tão popular para as pessoas que procuram por métodos ágeis.

Como excluir cards, boards, stickers, times e sua conta do Trello

Com o app, é possível cadastrar tarefas, designar responsáveis e ficar atualizado sobre a execução delas. Confira seis extensões para Chrome que tornam a integração do Scrum com o Trello mais eficiente e produtiva.

Integração do Scrum com Trello pode tornar o app de organização mais eficiente (Foto: Divulgação/Trello)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Scrum For Trello

A principal função do Scrum For Trello é informar o esforço necessário para determinada tarefa. Isso é feito através de chaves que são inseridas nos títulos dos cards, listas e com pontos que cada tarefa vale. Os desenvolvedores prometem novos recursos em breve.

Scrum for Trello informa o esforço necessário para cada tarefa (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

2) Agile Scrum for Trello

Agile Scrum for Trello torna possível inserir o sistema de pontos e cria barras de evolução para que o usuário acompanhe as demandas. Com essa extensão também é possível registrar o tempo gasto em cada tarefa e deixar o título dos cards com mais pontos em negrito. 

Agile Scrum for Trello acrescenta sistema de pontos e cria barras de evolução (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

3) CardCounter for Trello

CardCounter for Trello é uma extensão que adiciona no topo da lista o número de cards que ela possui. É uma visualização alternativa ao sistema de pontos, que pode ser mais direta em relação a quantidade de tarefas que estão pendentes ou precisam de acompanhamento.

... "695">CardCounter for Trello adiciona o número de cards existentes no topo da lista (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

4) Trellists

Trellists é uma extensão que esconde outras listas e permite que você “limpe” a tela e se dedique apenas ao que é a sua prioridade no momento no Trello. É um plugin, que funciona de forma adicional.

Trellists incentiva o usuário a manter o foco (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

5) Corrello

O Corrello é um serviço que fornece um painel de controle em que você pode acompanhar as estatísticas de produção da sua equipe, sabendo quantos cards estão pendentes e quantos já foram realizados. A ferramenta também possibilita visualizar a produtividade em forma de gráfico.

O Corrello permite acompanhar o desempenho da equipe. (Reprodução/Gabriel Galli)

6) Kanban WIP for Trello

Kanban WIP for Trello torna possível colorir uma lista inteira de acordo com a quantidade de cards que estão nela. Por exemplo, se você definir que uma lista só pode aceitar até 5 cards, quando chegar nesse número, ela fica vermelha.

Kanban WIP for Trello muda a cor das colunas de acordo com a quantidade de cards (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

Como organizar os boards de acordo com o Scrum

O primeiro passo é organizar as listas de acordo com os termos usados no Scrum. O tradicional “do”, “doing” e “done” funcionam bem caso o usuário prefira ter uma visão mais focada das tarefas e em cada sprint que está sendo executado no momento. Caso prefira algo mais geral, para ter uma visão do produto que está sendo desenvolvido como um todo, pode ser bom organizar nas categorias “Product backlog”, “sprint planning”, “sprint backlog”, “in progress” e “done”.

Outra opção é ter diversos “níveis” de boards, criando um para organizar suas próprias tarefas como desenvolvedor, outro para ter uma noção geral do que é feito e outro apenas para o sprint do momento.

Acompanhando tarefas

É possível ativar o item “assinar” para as tarefas que precisam de acompanhamento mesmo que o usuário não tenha trabalho a fazer nelas, apenas para ficar atualizado sobre o que seus colegas estão fazendo.

Qual outro programa parecido com o Trello vocês recomendam? Troque dicas no Fórum do TechTudo

Votar em questões pontuais

Usando a ferramenta de votação dos cards é possível tornar as suas reuniões diárias (daily scrum) mais objetivas, evitando gastar tempo decidindo pessoalmente questões que não precisam de grandes reflexões, mas de escolhas simples.

Classificando as tarefas

Uma das ideias mais básicas do Scrum é entender que cada tarefa tem um nível de importância e urgência diferentes e, por isso, precisam estar dispostas visualmente de uma forma que deixe essas diferenças claras. A forma mais fácil de priorizar as tarefas é movendo a posição dos cards nas listas, colocando as mais urgentes em cima. Outra possibilidade é usar as etiquetas coloridas como forma de priorizar tarefas ao criar uma classificação própria.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.