Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Um perfil de cor é um conjunto de dados que informa ao sistema operacional como as cores devem ser exibidas. Os monitores não são configurados do mesmo modo pelos fabricantes, o que torna a exibição de cores diferente em cada um deles. Por isso, é importante usar o perfil de cor correto para garantir que seu dispositivo mostre os tons com a maior precisão possível. Veja como encontrar o perfil de cor certo para o seu monitor usando o Windows 10.

Como desativar sons de notificação no Windows 10

É possível ainda que o problema não esteja no monitor: o computador pode não estar usando o perfil personalizado criado pelo fabricante do monitor ou estar usando o perfil errado. Se não houver um perfil correto associado ao seu dispositivo, as cores podem ficar desbotadas ou desativadas na tela. Ou seja, mesmo que o sistema operacional faça um bom gerenciamento de cores, sem um perfil adequado, as tonalidades podem parecer diferentes em um documento impresso.

Descubra como ajustar o perfil de cor do seu monitor no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como ajustar o perfil de cor do seu monitor no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como obter o perfil de cores correto para o seu monitor

Os fabricantes de monitores colocam os perfis de cores como um arquivo com a extensão ''.icm'', dentro dos pacotes de driver do dispositivo, que normalmente, vem junto com ele. No caso de ter o disco de instalação do monitor, basta abri-lo no seu computador e extrair o arquivo ''.icm''.

Sem o disco, a melhor maneira de obter o perfil de cores é visitar o site de suporte do fabricante do monitor e fazer o download do driver mais recente para o dispositivo. Esse processo pode ter poucas diferenças dependendo do fabricante. Depois fazer o download, é necessário descompactar o driver em uma pasta acessível e anotar sua localização para usar no próximo passo.

Descompactando um driver no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descompactando um driver no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como adicionar o perfil de cores correto para o seu monitor

Passo 1. Acesse a ferramenta de gerenciamento de cores do Windows. Para isso, pressione simultaneamente as teclas Windows + R. Na tela que será exibida, digite “colorcpl.exe” (sem as aspas) e clique no botão “OK”;

Executando a ferramenta de gerenciamento de cores do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando a ferramenta de gerenciamento de cores do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela “Gerenciamento de Cores”, selecione o monitor que usará o perfil, clicando na seta ao lado do campo “Dispositivo”. Em seguida, marque a opção “Usar minhas configurações para este dispositivo”. 

Dica: se você estiver usando vários monitores e não souber qual escolher, clique no botão “Identificar monitores”;

Selecionando e ativando o uso de configurações no dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando e ativando o uso de configurações no dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Depois, clique no botão “Adicionar…”. Na tela que será exibida, clique no botão “Procurar…”, para indicar onde está o arquivo de perfil de cor a ser usado pelo monitor;

Iniciando a adição de um perfil de cor para o dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a adição de um perfil de cor para o dispositivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela “Instalar perfil”, vá para a pasta onde o driver do monitor foi descompactado e selecione o arquivo de perfil de cor. Para concluir, clique no botão “Adicionar”;

Selecionando e adicionando um perfil de cor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando e adicionando um perfil de cor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Feito isso, o perfil será exibido na lista de perfis associados ao dispositivo. Para começar a usá-lo, clique nele e depois no botão “Definir como Perfil Padrão”.

Selecionando e ativando o perfil de cor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando e ativando o perfil de cor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora seu monitor usará esse perfil de cor, seguindo o padrão que o fabricante definiu. Se não quiser usá-lo, remova o perfil e volte ao estado anterior.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.