Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O registro do Windows é o cerne da maioria de suas configurações. Ele é uma espécie de banco de dados onde são gravadas informações importantes sobre o sistema operacional da Microsoft e os programas instalados. Por causa disso, mexer nele pode causar todos os tipos de problemas. Se você não for cuidadoso pode até mesmo inutilizar o sistema. Isso se torna ainda mais grave quando você compartilha seu PC com outras pessoas. Nesse cenário, pode ser muito útil desativar o acesso ao registro do Windows. Ainda não sabe como fazer isso? Confira o procedimento nesse tutorial que funciona em todas as versões do Windows.

Microsoft revela Build 15002 para PC; veja o que muda no Windows 10

Veja como desativar o acesso ao registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como desativar o acesso ao registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Devido ao risco dessas modificações, antes de começar tenha certeza do que está fazendo e crie um ponto de restauração do sistema. Vale lembrar que também é possível criar uma cópia de segurança para reverter mudanças no registro do Windows 10.

Passo 1. Faça login no Windows como Administrador e execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente.

Na pequena janela que aparece, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim” para autorizar a execução;

Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave “HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies”;

Acessando HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando "HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se abaixo de “Policies” não tiver uma chave “System”, crie uma. Para isso, clique com o botão direito do mouse na chave “Policies”. No menu exibido, clique em “Novo” e depois em “Chave”;

Criando uma nova chave no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma nova chave no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois de criar a chave, coloque a palavra “System” (sem as aspas), no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

Renomeando a chave criada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando a chave criada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Com a chave “System” selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro direito. No menu exibido, clique em “Novo” e depois em “Valor DWORD (32-bits)”;

Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Assim que o valor for criado, coloque a palavra “DisableRegistryTools” (sem as aspas), no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em seguida, dê um clique duplo no novo valor para poder editá-lo. Quando a janela de edição aparecer, mude o valor do campo “Dados do valor” para 1 e depois confirme, clicando no botão “OK”;

Configurando o valor para desativar o acesso ao Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o valor para desativar o acesso ao Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! A partir de agora, sempre que alguém tentar acessar o Editor de Registro do Windows, receberá uma mensagem avisando que a edição do registro foi desativada pelo administrador.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.