Assistir a um vídeo pelo celular, por meio de aplicativos como o YouTube e a Netflix, foi a atividade foi a que mais ganhou mais adeptos no Brasil em 2016. Acompanhando o aumento na velocidade da internet 4G ou Wi-Fi e o avanço do poder de processamento dos dispositivos móveis, o hábito já está presente em mais da metade dos lares brasileiros, segundo o estudo feito pela empresa de pesquisas Kantar. Os dados são divulgados com exclusividade pelo TechTudo.

Logo em seguida, aparecem os mensageiros, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. A categoria teve um aumento de aproximadamente 10% no número de usuários, e continuou a mais popular entre os brasileiros no ano passado. Esses apps estavam presentes em 83,3% das famílias entrevistadas.

Dicas de como organizar o WhatsApp: lista traz recursos para Android e iOS

Troca de mensagens é a principal utilidade dos smartphones para brasileiros, segundo pesquisa (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O estudo teve como amostra 9 mil domicílios, e revelou um crescimento de aproximadamente 10 pontos percentuais no uso de apps de mensagens no ano passado, em relação a 2015. Essa tendência já é conhecida desde 2015, quando o WhatsApp ganhou o posto de aplicativo mais usado do Brasil.

Segunda forma de comunicação mais popular, os emails marcaram presença em 58,2% dos lares entrevistados, com crescimento de 8,7 pontos percentuais. Além disso, o correio eletrônico também aparece como fonte de informação em 74,7% dos domicílios, com baixo crescimento em relação a 2015: 3,8 pontos percentuais.

Ainda no campo de informação, aplicativos de GPS e navegação, como o Google Maps e Waze, aparecem em 38% das residências.

O consumo de vídeos pelo smartphone cresceu significativamente em 2016 (Foto: Ana Marques/TechTudo)

O grande destaque em termos de crescimento ficou por conta do uso de smartphones para assistir a vídeos na internet. A função foi citada em 55% dos lares participantes do estudo, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Entre as diversas formas de ver esse conteúdo online, é possível que a popularização de serviços como o Netflix esteja diretamente relacionada ao crescimento na categoria. No último ano, a empresa investiu em funcionalidades direcionadas ao uso móvel, como a possibilidade de baixar vídeos no celular e economizar dados de internet ao assistir seus vídeos e séries preferidos.

Vale lembrar que a tendência do consumo audiovisual fez com que o Facebook testasse o modelo do YouTube para vídeos em 2017. Diante desses resultados, é provável que vários out

... ros recursos sejam implementados em apps de streaming e em redes sociais, visando melhorias na experiência do usuário no que diz respeito aos gastos de dados 3G/4G, à bateria e armazenamento desse conteúdo no telefone.

Na semana que antecede a feira de mobilidade de Barcelona (MWC 2017), o TechTudo publica o raio X do uso de celulares no Brasil. Na primeira reportagem da série, publicada ontem (20), mostramos que os smartphones com preço de até R$ 1 mil dominam o país. Já na quarta-feira (22) será o momento de saber o gasto médio dos brasileiros com telefonia móvel.

Colaborou: Thássius Veloso.

Qual melhor concorrente para o Netflix? Opine no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.