Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google preparou uma homenagem em forma de Doodle para comemorar a descoberta de sete exoplanetas anunciada na última quarta-feira (22) pela NASA. Os planetas descobertos formam um novo sistema que gira em torna da estrela TRAPPIST-1. A grande surpresa da descoberta está no fato existir uma grande possibilidade de que quatro, dos sete, tenham água em forma líquida e, com isso, as condições necessárias para vida.

A homenagem do Google veio em forma de uma animação que apresenta o planeta Terra, como um personagem, acompanhado da Lua, olhando por uma luneta. Num primeiro momento, nada encontra, mas logo em seguida avista um planeta descoberto recentemente igual a Terra, e rapidamente outros seis se agrupam. Depois, Terra e Lua comemoram juntos a descoberta.

Plutão ganha novas fotos da NASA e Doodle do Google mostra New Horizons

Doodle do Google comemora descoberta de exoplanetas (Reprodução/Google)Doodle do Google comemora descoberta de exoplanetas (Reprodução/Google)



Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O que são exoplanetas

Exoplanetas são planetas que orbitam numa estrela que não seja o Sol, ou seja, integram o sistema de estrelas que não o solar. Com certa frequência, novos exoplanetas são descobertos.

A descoberta

Com ajuda de vários telescópios, na Terra e no espaço, os astrônomos observaram a estrela TRAPPIST-1 e registravam sempre que seu brilho se alterava. Assim, a mudança da intensidade da luz ajudou a detectar a quantidade e o tamanho dos planetas.

Astrônomos descobrem sete novos planetas (Reprodução/Google)Astrônomos descobrem sete novos planetas (Reprodução/Google)

Os sete planetas orbitando a mesma estrela estão a 235 trilhões de milhas de distância. Em termos espaciais, isso praticamente nos faz vizinhos.A distância desses planetas para Terra é tão pequena, que a viagem daqui até lá seria feita em dias, e não em anos, como ocorre dentro do nosso próprio sistema solar.

Astrônomos descobrem sete novos planetas  (Foto: Divulgação/NASA )Astrônomos descobrem sete novos planetas (Foto: Divulgação/NASA )

De acordo com a NASA, todos os sete planetas são rochosos e podem ter água em estado líquido, já que foi possível averiguar a temperatura, que varia de 0º a 100º. A estrela TRAPPIST-1, porém, é 12 vezes menor que o Sol.  Além disso, é provável que esse sistema não tenha Luas. Outra curiosidade está no fato de que o planeta mais próximo à TRAPPIST-1 completa uma volta em torno dela em 20 dias – a Terra faz isso em volta do Sol em 365 dias.

Ainda deve demorar até que sejam feitas novas descobertas. Até isso acontecer, é possível explorar o TRAPPIST-1 d, terceiro planeta do novo sistema, em 3D, usando seu computador ou celular através do site da NASA (exoplanets.nasa.gov/newworldsatlas/1969). E se você tem um óculos de realidade virtual, pode aproveitar mais ainda com umas versão VR(exoplanets.nasa.gov/trappist1/#VR360).          

Via NASA e Google

Conheça a história dos Doodles do Google


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.