O Vidiq é uma extensão gratuita para o Chrome que serve para analisar dados de vídeos do YouTube e dar dicas de como incrementar o seu canal na plataforma do Google. Diferente do Google Analytics, do próprio YouTube, o plugin permite exibir informações de qualquer vídeo na plataforma, e não apenas do seu próprio canal. Detalhes importantes, como palavras-chave (tags), são exibidos e servem para ajudar a melhorar o posicionamento e produção de seus futuros vídeos. Saiba como usar e tirar proveito do "SEO para YouTube".

Como saber quantas vezes seu vídeo foi compartilhado no YouTube

Plugin para Chrome mostra números de visualização, compartilhamento e palavras-chave (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)


Baixar, instalar e uso básico

Faça o download e cadastro do Vidiq. Em seguida, instale a extensão do Chrome e comece a usar. O serviço oferece plano gratuito e um pago, opcional. Vale destacar que o plano gratuito já possui muitas ferramentas que são capazes de ajudar quem tem dúvidas sobre como posicionar melhor no YouTube. 

Vidiq exibe informações que podem ajudar seu vídeo no YouTube (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Palavras-chave do vídeo

O principal atrativo do Vidiq é mostrar as palavras-chave dos vídeos mais populares. Com a extensão instalada, abra um vídeo, como por exemplo o trailer de um seriado, para ter acesso às informações.

Informações de visita e compartilhamento do vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

As primeiras informações exibem dados de visitação e de compartilhamento. O campo “Vidiq Score” é a pontuação do vídeo, em termos de posicionamento. Uma pontuação 100 significa que é o primeiro a aparecer em uma busca. Já a barra vermelha e azul indicando “YouTube” ou “FB” aponta onde esse vídeo é mais visto – no YouTube ou no Facebook, e eventualmente em outras páginas.

Ao rolar mais a página, temos acesso às palavras-chave utilizadas neste vídeo. Em “Video Tags” temos as palavras usadas exclusivamente para o vídeo, mas em “Channel Tags” são exibidas as palavras usadas no canal, como um todo. Normalmente, as duas listas ficam invisíveis ao visitante do YouTube, e aqui você pode aprender algumas tags para usar em seus próprios vídeos.

... 073243.png" width="695">Tags do vídeo no YouTube (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quando a palavra-chave é acompanhada de um número com “#” significa a posição deste vídeo quando aquele termo é buscado. No exemplo acima, temos “Marvel Netflix #1”, o que significa que o vídeo de exemplo é o primeiro a aparecer no resultado da busca, quando “marvel netflix” é procurado no YouTube.

Como usar em seus vídeos

Na página de edição do vídeo enviado ao YouTube, o Vidiq fará algumas alterações visuais, incluindo novas ferramentas. É possível notar um contador de caracteres no título e descrição do vídeo. Não é aconselhável ter um título com mais de 100 caracteres, por exemplo.

Página de edição de vídeo no YouTube (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O botão “Create Thumbnail”, ou “Criar Thumbnail”, serve para criar uma imagem de prévia do vídeo, caso você ainda não tenha nenhuma. Basta clicar e pausar no momento certo do vídeo que deseja usar como prévia, clicar em “Next” (“Próximo”), quando necessário, e ao final salvar o trabalho.

Criação de thumbnail personalizada no YouTube com o Vidiq (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Descendo a página da edição de vídeos, temos as palavras-chave que você insere em seu vídeo. O Vidiq sugere que não passe de 500 caracteres e também pode averiguar uma tag em “Keyword Inspector”, ou “Inspeção de palavra-chave”. O resultado será exibido com uma pontuação, que varia de 0 a 100, no campo “Keyword Score” (“Pontuação de palavra-chave”). Assim é possível saber se aquela tag é boa para uso ou não na nuvem de tags do seu próprio vídeo.

Busca de tags no YouTube com o Vidiq (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ao final da página, temos o detalhe mais importante. Em “Recommended Tags” (“Tags recomendadas”) o Vidiq traz sugestões de palavras-chave que podem ser usadas em seus vídeos, para melhor resultado.

Sugestão de palavras-chave para aumentar visitas no vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já em “Videos to gain viewers from” (“Vídeos para ganhar visitas”) a extensão sugere um vídeo que tem relação com sua publicação atual, para que sejam incluídas palavras-chave similares, fazendo com que sua produção seja recomendada logo após o vídeo – geralmente mais popular e com mais visitas.

Palavras-chave que podem ou não ser usadas no exemplo de vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Basta clicar no sinal de “+” em cada palavra-chave deste vídeo mais popular para poder inserir no campo de seu próprio vídeo. Ao final, clique em “Salvar alterações” para poder salvar seu trabalho feito com o Vidiq.

Vale lembrar que o resultado de aumento de visitas nos vídeos não é totalmente garantido e depende mais da estratégia do usuário do que da performance da extensão, que serve para guiar e aprovada pelo YouTube. 

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