Privacidade no Instagram é assunto levado a sério por muitos usuários e, ao contrário do Facebook, não é possível configurar apenas uma foto como privada, mas sim toda a conta do usuário. Há pontos importantes para conhecer antes de ativar o recurso e tornar sua conta fechada, como quem pode ver seus comentários e menções, como excluir um seguidor ou como funcionam as hashtags — que criam um feed público de fotos e vídeos — nesse caso. Manter sua conta fechada, porém, não evita que suas fotos sejam indexas pelo Google se você usou web view. Confira a lista de dicas e tire todas as dúvidas sobre contas privadas na rede social.

Instagram libera até 10 fotos e vídeos no mesmo post com carrossel

1. Como colocar uma conta no privado?

O Instagram permite ter contas totalmente privadas, que só podem ser visualizadas por seguidores. Nas configurações do aplicativo, é possível fazer a mudança de pública para privada — veja como mudar.

Ao deixar uma conta privada, todas as pessoas precisam pedir autorização para seguir o seu perfil, e então conseguir ver as suas fotos. Cada novo seguidor deve ser aprovado individualmente. Uma conta privada pode voltar a ser pública e vice-versa, de acordo com o desejo do usuário.

Conta privada? Saiba se o seu Instagram está mesmo fechado para desconhecidos (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

2. Como funcionam as hashtags no modo privado?

Caso e a conta do usuário seja privada no Instagram, qualquer uma de suas fotos com hashtags só aparecerá na busca feita por um seguidor já aprovado. De forma pública, a imagem não é exibida. 

As hashtags costumam ser uma fonte de buscas no Instagram, o que pode comprometer a segurança de quem usa a rede social de fotos. Colocar a conta no privado também protege desta forma de busca.

3. Quem pode ver os posts que você curtiu se sua conta é privada?

Quando você tem uma conta privada e curte uma foto, qualquer um de seus seguidores pode ver essa informação. Apenas seguidores aprovados pelo dono do perfil podem ter acesso às suas curtidas.

Hashtags em contas privadas: saiba como funciona o perfil trancado no Instagram (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

4. Quem pode ver seus comentários e suas menções?

Se um usuário com a conta privada fizer uma menção a outra pessoa (citar/marcar @nomedeusuário) que não seja seu seguidor, essa pessoa será notificada (se as configurações de notificação estiverem ativadas) e poderá ver parte do comentário na seção ''Você'' em ''Atividade''. Poderá ver que foi mencionada em forma de texto, mas ficará impedida de navegar até a foto ou vídeo privado.

Se o usuário com a conta privada, porém, deixar uma mensagem em uma foto de alguém com uma conta pública, esse comentário poderá ser visto por qualquer usuário da rede social de fotos e vídeos.

5. O que acontece se o post for compartilhado em outra rede social?

... g>

Se uma pessoa (ou você) compartilhar o link de sua foto do Instagram, a rede social retorna uma página 404 — Page Not Found. Antigamente, qualquer um poderia visitar a URL e ver aquela foto ou vídeo, mesmo que sua conta fosse privada. Porém, não teria acesso ao seu perfil completo e outras fotos e vídeos que o dono da conta tenha postado. Na seção de de ajuda — Instagram Help —, ainda consta essa informação de que na conta privada os permalinks são "abertos". Porém, em testes, não foi possível ver fotos de contas fechadas usando permalinks no navegador do celular e no computador.

Se a foto for baixada e compartilhada por outra pessoa em outra rede social, a visualização ficará de acordo com a configuração de privacidade de quem publicou nesta outra plataforma — seja Twitter, Facebook, WhastApp ou Snapchat— e o usuário perde o controle do alcance deste post. 

Hashtags do Instagram revelam posts públicos; entenda se o seu aparece nesta lista (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

6. Como posso excluir um seguidor da minha conta privada?

Você deve selecionar, manualmente, quem não deseja ter mais como seguidor. Se a conta se tornar pública novamente no futuro, a pessoa excluída poderá voltar a ver seu conteúdo, mesmo sem ser seguidor. Porém, se continuar de forma privada, o conteúdo não será visualizado após a exclusão.

7. Como fazer com que meu perfil não apareça em sugestões para seguir?

É possível que sua conta seja exibida como “sugestão para seguir” ao lado do perfil de amigos pelo Instagram. Mas, caso não queira que isso ocorra, é possível configurar para ter ainda mas privacidade.

Faça login no Instagram Web, clique no ícone de perfil, localizado no canto superior direito e desmarque a opção de “Sugestões de contas semelhantes”. Salve em seguida para efetivar a mudança.

É possível fazer com que seu perfil não seja sugerido para seguir (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

8. Como impedir que minhas fotos do Instagram apareçam no Google?

Algumas das imagens publicadas no Instagram podem aparecer no Google por meio do resultado de pesquisa de imagens. Contudo, não depende do Instagram fazer com que isso não ocorra mais. É preciso que o usuário tome algumas medidas, caso solicite a remoção de suas fotos pessoais.

O que pode ser feito, em primeiro lugar, é revogar o acesso de outros sites em sua conta no Instagram em “Aplicativos autorizados”, na edição de perfil na web. Caso contrário, se a imagem já estiver sendo usada em outro site, entre em contato com o suporte da página para solicitar a remoção.

Suas fotos do Instagram aparecem no Google? Entenda o que pode estar acontecendo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Há uma série de web viewer (sites que permitem ver o Instagram na Web, com vários outros recursos adicionais) que fazem cópias das fotos que são indexadas pelo buscador. Talvez você precise entrar em contato com o aplicativo que está exibindo suas fotos no Google para acelerar o processo.

Se você usou algum desses aplicativos, aprovados para o API do Instagram, essa pode ser a resposta:

Webstagram / dm.stagram / search.stagram 
INK361
Gramfeed
Instagreat
Instagallery
Instadesk
InstaView
Populagram
Flipboard
InstaMap
Statigram
Followgram
Cityowls

9. Quem pode ver meu Instagram Stories?

O Instagram Stories pode ser público ou privado, assim como seu perfil do Instagram. Se o perfil for privado, apenas seguidores poderão ver suas publicações no Stories. Contudo, é possível selecionar, entre seus seguidores, quem não poderá ver, mesmo sem excluir a pessoa dos seguidores. 

Saiba como ocultar seus Stories de alguém no Instagram

Saiba quem pode ver seus Stories no Instagram com a sua conta fechada (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


10. Desistiu e quer excluir ou desativar sua conta do Instagram?

É possível excluir sua conta no Instagram, caso as ferramentas de privacidade não agradem. A exclusão é permanente, definitiva, e não pode ser recuperada — nenhuma foto ou vídeo será salvo pela plataforma. A pessoa que deletar a conta também não poderá se inscrever novamente com o mesmo nome de usuário. Porém, você pode apenas desativar por um tempo; veja o vídeo e decida sua opção.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

*Colaborou Melissa Cruz

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.