Guitar Hero ? a bem sucedida franquia de games musicas da Activision que fez a cabe?a de f?s de rock de todo o planeta com a possibilidade de se tocar m?sicas usando uma guitarra de pl?stico. Foram diversas vers?es e muita divers?o, espalhada pelas mais variadas plataformas. Confira as melhores curiosidades sobre o game.

Legend of Zelda: veja as melhores curiosidades sobre a famosa franquia

Guitar Hero: confira as melhores curiosidades sobre a franquia (Foto: Divulga??o)

Vers?es cover

Em Guitar Hero (2005), nenhuma das m?sicas dispon?veis no game era a vers?o original gravada pelas bandas. Apesar de hits de Black Sabbath, Pantera e Ramones, tratam-se de vers?es cover, gravadas por bandas montadas para a produ??o do game.

Na segunda vers?o, Guitar Hero 2 (2006), a lista tamb?m ? composta por uma esmagadora quantidade de covers, com exce??o de algumas faixas, como Dead (My Chemical Romance), Stop (Jane?s Addiction) e John The Fisherman (Primus).

A m?sica mais dif?cil

A chegada do badalado Guitar Hero 3 (2007) trouxe Through the Fire and Flames, m?sica da banda de metal Dragonforce, considerada at? hoje a mais complicada da hist?ria da franquia. A faixa s? ? desbloqueada depois de terminar a campanha do game (em qualquer dificuldade), e felizmente n?o precisa ser conclu?da para fechar o jogo.

Musica do Dragonforce ? a mais dif?cil de todos os games (Foto: Reprodu??o/Youtube)

A m?sica se destaca pela longa dura??o, velocidade dos riffs e solos complicad?ssimos. Mesmo em dificuldades inferiores, a faixa pode ser um desafio complicado para jogadores com certa intimidade com o game.

Processo de Courtney Love

Vocalista da banda Hole, e ex-esposa de Kurt Cobain, finado vocalista e guitarrista da banda grunge Nirvana, Courtney Love prometeu processar a Activision em meados de 2009, quando circularam pela internet alguns v?deos promocionais de Guitar Hero 5 que mostravam a vers?o digital do cantor (devidamente licenciada para o game) cantando m?sicas de bandas como Bon Jovi e blink-182.

?Para constar, esta m?. de Guitar Hero violou o contrato, e haver? uma resposta adequada para isso?, disse a cantora em sua conta do Twitter.

Vers?o digital de Kurt Cobain foi piv? de pol?mica (Foto: Reprodu??o/Youtube)

Apoio de lendas do rock

Apesar de despertar f?ria em alguns m?sicos famosos, como Noel Gallagher (Oasis) e Bon Jovi e Jimmy Page (Led Zepellin), Guitar Hero tamb?m tem espa?o no cora??o de alguns dos nomes mais populares do rock.

Entre os defensores e adeptos do game est?o Zakk Wylde (Black Label Society) e o baterista Lars Ulrich (Metallica). Os astros consideram que al?m de serem um formato interessante para a distribui??o de m?sicas, os games ainda influenciam jovens e despertam interesse por instrumentos musicais reais.

Lars, do Metallica, ? um dos famosos que apoiam o game (Foto: Divulga??o)

M?sica imposs?vel

Guitar Hero 2 conta com uma fixa b?nus chamada Trogdor, tema da anima??o Metalocalypse. Nessa m?sica, ? imposs?vel conseguir acertar 100% das notas na dificuldade Expert, j? q

... ue as notas s?o simplesmente r?pidas demais.

Em uma das passagens da m?sica, s?o aproximadamente 17.5 notas por segundo, sendo que o limite de reconhecimento do game ? de 17. Na vers?o NTSC (americana) do jogo, a situa??o ? ainda mais complicada, j? que a toler?ncia ? um pouco inferior.

O fim dos joysticks

Apesar de idealizado para se jogar com o controle guitarra, as primeiras vers?es de Guitar Hero permitiam que os jogadores usassem um joystick comum para tocar as m?sicas. Esse m?todo de jogo foi bastante popular no Brasil, onde as guitarras eram muito raras, e custavam caro.

Chegada de bateria e microfone selou o fim dos joysticks comuns no game (Foto: Divulga??o)

No entanto, a fun??o foi desativada com a chegada de Guitar Hero IV: World Tour, o primeiro a trazer bateria e microfone como instrumentos adicionais.

Sa?da da Harmonix

Principal respons?vel pelo desenvolvimento (e sucesso) das primeiras vers?es de Guitar Hero, a Harmonix terminou vendida, e trabalhou no desenvolvimento do principal concorrente do game, RockBand, lan?ado pela Eletronic Arts.

Esse foi o primeiro game a trazer a op??o de tocar bateria e cantar com um microfone. O game tamb?m contava com uma robusta loja de m?sicas, e a op??o de se criar personagens para o modo carreira.

Rockband, tamb?m da Harmonix, chegou como o principal concorrente (Foto: Divulga??o)

Notas invis?veis

Guitar Hero ? um game que requer muita pr?tica, e que costuma transformar os jogadores em obcecados pela execu??o perfeita das m?sicas. Para aqueles que n?o sentem-se satisfeitos com um bel?ssimo desempenho, ainda ? poss?vel adicionar mais dificuldade ?s m?sicas.

Com o cheat Performace Mode, os jogadores podem apagar todas as notas da tela. Dessa forma, ? necess?rio decorar cada uma das passagens do game, e execut?-las no tempo perfeito, usando somente a m?sica original como guia. No Youtube ? f?cil encontrar v?deos de jogadores mandando bem usando o cheat.


M?sicas por download

Desde a vers?o para Xbox 360 de Guitar Hero 2, ? poss?vel comprar novas m?sicas, que s?o baixadas pela rede online do console e disponibilizadas no game. No total, s?o mais de 500 m?sicas de diferentes bandas e g?neros.

Foram lan?adas tanto faixas separadas, quanto pacotes contendo alguns sucessos de bandas como AC/DC, Kiss, Queen e outros grupos e g?neros de sucesso.

O ?ltimo suspiro de Guitar Hero

Warriors of Rock foi a ?ltima vers?o do game (Foto: Divulga??o)

A ?ltima vers?o de Guitar Hero foi Warriors of Rock (6), que chegou em 2010 j? enfraquecida pelas fracas vendas de games do g?nero no ano anterior. O game contava com algumas novidades, como o Quest Mode e novos instrumentos, mas na pr?tica, se parecia muito com os anteriores.

Depois do fracasso de vendas, a Activision decidiu encerrar a produ??o de games da s?rie, tamb?m pelo alto custo de produ??o dos instrumentos e licenciamento de m?sicas.

Qual o melhor jogo r?tmico de todos os tempos??Comente no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.