Tech Como usar o 'Diga-me' para obter ajuda no Office para Android

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A função "Diga-me" ("Tell Me", em inglês) do Microsoft Office para Android promete ajudar o usuário a realizar tarefas e encontrar funções no Word, PowerPoint e Excel. Importado dos aplicativos para computadores, o recurso é representado por um ícone de lâmpada e funciona com o uso de linguagem natural. Ou seja, basta digitar no espaço em branco o que deseja fazer.

Veja, a seguir, dicas de como aproveitar ao máximo o assistente "Diga-me" para realizar tarefas com maior facilidade nos programas do Office para smartphones.

Como salvar documentos em PDF no Office para Android

Office para Android recebeu atualização com histórico no Word, Excell e PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Office para Android recebeu atualização com histórico no Word, Excell e PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza))Aprenda a usar o 'Diga-me' no Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como encontrar o Diga-me?

No Word e PowerPoint: Toque em qualquer espaço em branco do documento ou da apresentação e, na faixa de comandos, pressione a seta na extremidade direita da tela. Observe que no topo do menu há uma pequena lâmpada ao lado de “Página Inicial”. Toque nela para usar a "Diga-me".

Diga-me pode ser encontrado na faixa de comandos do Word e PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Diga-me pode ser encontrado na faixa de comandos do Word e PowerPoint (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No Excel: Selecione uma das células da tabela e toque sobre o botão com a letra "A" e um lápis para exibir os comandos. Uma faixa de opções aparecerá, e nela haverá uma lâmpada, que é o atalho para a função "Diga-me".

Tell me também está disponível no Excel para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tell me também está disponível no Excel para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora, você já encontrou o "Diga-me" no Office para Android. Veja, a seguir, algumas sugestões do que pedir a ele.

O que pedir ao "Diga-me"?

Formatação: Se você não estiver localizando uma formatação como tachado ou colunas, por exemplo, o "Diga-me" pode ser uma forma rápida de conseguir isso. No Excel, o usuário pode mudar o preenchimento de uma célula digitando apenas “cor célula”, enquanto no PowerPoint é possível alterar o tamanho de uma fonte no título, entre outras coisas.

Usuário pode formatar texto e outros elementos de documento através do Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode formatar texto e outros elementos de documento através do Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Inserir conteúdo: Precisa inserir um gráfico na sua planilha? Ou uma imagem na apresentação? Basta digitar as palavras chaves relacionadas à função até que o "Diga-me" a sugira, se esta estiver disponível.

Diga-me pode pesquisar por comandos para inserir imagens, gráficos e outros elementos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Diga-me pode pesquisar por comandos para inserir imagens, gráficos e outros elementos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Comandos: O "Diga-me" pode ser uma forma mais simples de encontrar alguns comandos “escondidos” na interface do Office. É possível ordenar a impressão do seu documento, iniciar a apresentação de slides, compartilhar uma planilha com outras pessoas, entre outros. 

Diga-me pode procurar por recursos escondidos no Word, PowerPoint e Excel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Diga-me pode procurar por recursos escondidos no Word, PowerPoint e Excel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pesquisa inteligente: Se estiver usando o Word ou Excel, o usuário pode fazer buscas na Internet sem trocar de app. Basta digitar o assunto na caixa do "Diga-me" e selecionar a opção “Pesquisa inteligente” para obter resultados do Bing. Por enquanto, essa função não está disponível no PowerPoint.

Usuário pode pesquisar conteúdo no Bing para Word e Excel através do Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode pesquisar conteúdo no Bing para Word e Excel através do Diga-me (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

"Tell Me" no computador

Caso tenha o Office 2016 ou seja assinante da versão 365, o usuário também pode tirar proveito do "Tell Me" no computador. Lá, o assistente pessoal tem algumas funções adicionais ausentes na versão móvel. Confira um guia completo do TechTudo sobre como usar o Diga-me no PC.

Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.