Mario, o popular mascote da gigante japonesa Nintendo, tem sido sinônimo de videogames nos seus últimos 30 anos. Uma carreira de tamanho sucesso que surgiu de condições tão adversas se tornou um solo rico para inúmeras curiosidades a respeito do personagem, sua criação e seus games. Confira algumas das maiores.

Confira as novidades confirmadas para Super Mario Odyssey no Switch

Mario vs Popeye

Um detalhe sobre a origem de Super Mario que poucos jogadores conhecem é que o mascote foi criado para substituir Popeye, famosa estrela dos desenhos animados. Donkey Kong originalmente seria um jogo do marinheiro, mas como a Nintendo não entrou em acordo com King Features Syndicate que representava Popeye, tiveram que trocar os personagens para não perderem o game.

Originalmente Donkey Kong seria um jogo de Popeye, mas Mario ficou com o papel do herói (Foto: Reprodução/PhonAndroid)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Mario, na época conhecido apenas pelo codinome Jumpman, entrou no lugar de Popeye. Pauline no lugar da namorada do marinheiro, Olívia Palito, com novas cores porém o mesmo porte físico. Enquanto o macaco Donkey Kong ficou com o papel que antes era de Brutus, vilão da série.

Origens do personagem

Os detalhes que hoje são tão marcantes sobre Mario foram fruto de várias decisões referentes a limitações gráficas do Nintendo 8 Bits. Mario utiliza chapéu para que não fosse necessário animar cabelo, seu nariz é tão protuberante para destacar-se mesmo em sua forma pequena e seu bigode esconde o fato de que não havia como colocar uma boca convincente em um rosto tão pequeno.

Vários dos detalhes de Mario vieram das limitações do Nintendo 8 Bits (Foto: Reprodução/BloxCity, DotaGeeks)

Mario Mario

Outra curiosidade está no nome de Mario, o qual oficialmente é “Mario Mario”, assim como seu irmão Luigi se chama Luigi Mario. O sobrenome foi confirmado por Shigeru Miyamoto, criador do personagem. A origem do nome “Mario” no entanto é ainda mais curiosa e remete a um senhorio de um escritório da Nintendo da América chamado Mario Segale. Em meio a uma reunião da Nintendo para decidir o nome de seu “Jumpman”, o senhorio os interrompeu para cobrar um aluguel atrasado.

Mario Segale, senhorio do escritório da Nintendo da América, foi uma das inspirações para Mario (Foto: Reprodução/Wikipedia)

A voz do encanador

Inicialmente Mario não tinha voz, como tantos personagens da Nintendo, porém no Nintendo 64 a produtora começou a procurar alguém que pudesse interpretar o personagem e encontrou o dublador Charles Martinet.

Charles Martinet tem sido a voz de Mario pelos
... últimos 20 anos (Foto: Reprodução/Hadouken)

O teste não dizia que se tratava de Mario, apenas de um encanador do Brooklyn, e Martinet nem mesmo havia sido chamado, apenas estava no local e pediu uma chance.

O primeiro filme de Game

A adaptação para os cinemas de Super Mario Bros. em 1993 é reconhecidamente um péssimo filme, tanto em seu próprio mérito como por não representar bem o encanador da Nintendo.

Super Mario Bros. não foi um filme muito bom, mas impressionou por ser a primeira adaptação de um game (Foto: Reprodução/Gizmodo UK)

No entanto, muitos jogadores atualmente não imaginam que esta foi a primeira adaptação de um game para as telas. Não havia nenhum molde anterior de sucesso para seguir ou uma mínima ideia de como adaptá-lo, o que até garante um desconto ao filme.

Mario San Andreas

Em alguns dos documentos de design mais antigos de Mario é possível ver uma versão do personagem que seria bem diferente do encanador atual. Ele viria equipado com uma mochila a jato ou nuvem para voar e com algum tipo de arma, como um rifle ou uma pistola de raios.

Mario poderia ter sido um personagem muito diferente com uma mochila a jato e um rifle (Foto: Reprodução/YouTube)

A jogabilidade do game incluiria tanto partes de ação no chão como de voo, mas a ideia acabou descartada.

Mais famoso que Mickey

Umas das curiosidades mais divulgadas sobre Mario é que em 1990, em uma época em que a Disney estava em seu ápice, o personagem chegou a ser considerado mais famoso que Mickey Mouse.

Nos anos 90 a popularidade de Mario chegou a superar a de Mickey, um grande marco para os games (Foto: Reprodução/Kotaku)

O levantamento foi feito pela empresa Marketing Evaluations que entrevistou crianças dos Estados Unidos, das quais uma maior parte reconheceu o rosto do encanador que do camundongo dos desenhos animados.

Data de lançamento de Super Mario Bros.

Super Mario Bros., o primeiro game de Mario em que ele é realmente o destaque sem dividir espaço com Donkey Kong ou seu irmão Luigi, foi o game definitivo que o lançou em sua carreira de sucessos, mas… ninguém sabe quando ele foi lançado nos Estados Unidos.

A data exata de lançamento de Super Mario Bros. nos Estados Unidos simplesmente se perdeu no tempo (Foto: Reprodução/Gamasutra)

Devido a informações controversas da época, Super Mario Bros. não tem uma data de lançamento exata, apenas presume-se que ele tenha sido disponibilizado em 18 de outubro de 1985 segundo documentos internos da Nintendo.

Aventuras que nunca aconteceram

Desde que Mario se tornou o mascote da Nintendo ele participa de muitas histórias fora de sua cronologia, como as corridas de Mario Kart, as festas de Mario Party, sua franquia de esportes, todas reuniões de personagens que não fazem parte de sua série principal. A ideia é que, assim como Popeye e seus amigos, a turma de Mario fosse como atores que interpretam diferentes papéis de acordo com a situação.

Em Super Mario Bros. 2 a aventura não passa de um sonho, já Super Mario Bros. 3 é uma peça de teatro (Foto: Reprodução/Badnix)

Porém mesmo em sua série principal, muitas aventuras de Mario nunca aconteceram de verdade, como Super Mario Bros. 2 que era apenas um sonho ou Super Mario Bros. 3 que era na verdade uma peça de teatro, uma antiga teoria que foi comprovada recentemente por Shigeru Miyamoto.

A morte de Mario

Um detalhe que muitos jogadores já repararam na capa do jogo Super Mario Bros. do Nintendo 8 Bits é que Mario aparece próximo a uma parede e com lava ao seu redor. O que inicialmente parece ser apenas uma arte para dar destaque ao personagem em uma situação destemida virou uma teoria de que o Mario da capa estava para morrer.

Apesar da empolgação, Mario salta para a morte na arte da caixa de seu game (Foto: Reprodução/it8Bit)

O mais curioso no entanto foi quando o próprio Shigeru Miyamoto confirmou essa teoria.

Você acha que os jogos de Mario mudaram o mundo? Comente no fórum do TechTudo!

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.