Ao desinstalar programas e aplicativos, o Painel de Controle do Windows nem sempre remove todos os componentes do arquivo — o que seria necessário para que o sistema operacional fique realmente limpo. Neste casos, a melhor atitude é valer-se de um desinstalador de programas que limpa todos os rastros. Para ajudá-lo a escolher qual o melhor para a sua necessidade, veja abaixo uma lista com sete ótimas opções, cada um com características próprias.

Como desativar o acesso ao registro do Windows

Estes softwares especializados em desinstalar programas possuem funções únicas, que além de removerem os aplicativos do sistema operacional, cuidam para que não fique nenhum registro inválido.

Alguns até mesmo caçam e limpam os atalhos ociosos que sobram no desktop. Soluções mais completas como o Revo Uninstaller ou o Ashampoo UnInstaller também limpam dados de navegação da Internet, proporcionando um papel mais completo para otimização e limpeza.

Melhores desinstaladores para remover programas do seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo))

1. Revo Uninstaller

Revo Uninstaller é um dos mais completos (Foto: Reprodução)

O Revo Uninstaller é uma solução completa para gerenciamento de aplicativos instalados no Windows, que mesmo em sua versão gratuita, traz diversas ferramentas adicionais que outros programas pagos não possuem. Talvez, este seja o programa mais conhecido pela comunidade do PC.

Além de desinstalar qualquer app, consegue fazer uma limpeza mais profunda no disco, limpar históricos dos navegadores e do sistema e remover evidências de uso da máquina. O software também traz um importante recurso que permite selecionar quais apps podem iniciar junto com o sistema operacional.

2. GeekUninstaller

GeekUninstaller é o menor de todos (Foto: Reprodução)

De todas as opções testadas para esta lista, o GeekUninstaller é o mais simples, mas isso não faz dele inferior aos outros. O programa traz ferramentas inteligentes como atalho para busca no Google, possibilidade de desinstalar aplicativos da Windows Store e limpeza de registro.

3. Absolute Uninstaller

Absolute Uninstaller cativa pela organização (Foto: Reprodução)

A grande diferença do Absolute Uninstaller

... são as suas listas que dividem os aplicativos instalados por grau de importância, como o tamanho que ocupam no disco rígido (HD) e frequência de uso, por exemplo. Isso ajuda o usuário a decidir melhor qual aplicativo deve ser apagado do sistema.

4. IObit Uninstaller

Produto da IObit capricha no visual (Foto: Reprodução)

O IObit Uninstaller se destaca por sua ferramenta que analisa os plugins instalados nos navegadores Chrome, Firefox e Microsoft Edge. Consegue determinar a confiabilidade da extensão e age também na desinstalação, como se fosse um programa tradicional do Windows.

Assim como o GeekUninstaller, esta suíte de ferramentas também consegue detectar e apagar programas originários da Windows Store. De todos, este é o que tem a aparência mais contemporânea.

A interface é simples, muito bem organizada e todos os elementos são de fácil visualização. A exemplo do Absolute Uninstaller, o IObit também apresenta separadamente os programas pelo tamanho e quantidade de uso.

5. Wise Program Uninstaller

Wise Program é um dos mais ágeis da lista (Foto: Reprodução)

Já o Wise Program Uninstaller tem uma interface limpa que prioriza a usabilidade. Entre os apps testados, se apresentou como o mais rápido nas remoções. Basta tocar em apenas um botão e em segundos o processo é finalizado. Informa a quantidade de apps instalados no Windows e o total em MB ocupado. Compatível com o Windows 10, também remove aplicativos da Windows Store.

6. Ashampoo Uninstaller 6

O Ashampoo pode ser testado por 40 dias (Foto: Reprodução)

Desta lista, este é o único que não possui uma versão gratuita, mas a completa pode ser usada durante 40 dias em teste. Para isso, é preciso inserir o seu e-mail para receber uma chave de ativação. Também é o que possui o maior tamanho de instalação, 17 MB. Também é preciso levar isso em conta.

Passado este inconveniente, o Ashampoo Uninstaller 6 se apresenta como um dos mais completos da categoria. Assim como o Revo Uninstaller, também apresenta diversas ferramentas complementares para limpar Registro do Windows e limpar dados da Internet. Mas também consegue desfragmentar o disco rígido, verificar atalhos inválidos e arquivos duplicados.

Porém, o grande destaque desta solução da Ashampoo é uma função que pode instalar novos programas e monitorá-los durante esse processo, para garantir que nenhuma parte fundamental do sistema operacional seja alterada.

7. Advanced Uninstaller Pro

Advanced Uninstaller Pro é uma suíte completa de remoção (Foto: Reprodução)

Apesar do “Pro” no nome, esta suíte de aplicativos é gratuita e pode ser usada por tempo indeterminado. Assim como os produtos da Revo e Ashampoo, o Advanced Uninstaller também traz uma proposta mais completa para remoção de conteúdo indesejado do sistema.

Além de desinstalar programas, este pacote traz recursos completos para otimização de registros, limpeza de arquivos temporários e cache e gerenciamento de histórico de Internet, para limpar os cookies e dados baixados pelos navegadores — fazendo uma verdadeira faxina no seu browser.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.