Segundo a Receita Federal, as pessoas que receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a 28.559,70 reais, devem fazer a declaração de imposto de renda. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2017 começa no dia 2 de março e termina no dia 28 de abril. Se você ainda não preparou seu computador para fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, veja nesse tutorial como instalar os programas necessários para criar a sua declaração no macOS e no Windows.

Como resolver erro 'Este aplicativo não pode ser executado em seu PC'

Descubra como instalar o IRPF 2017 no Windows e no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Antes de começar a instalar o software do IRPF 2017, você precisa já ter instalado a versão mais recente do Java Runtime no seu computador. Depois, acesse a página do IRPF 2017 Receita Federal e baixe o instalador do programa para Windows ou macOS. Feito isso, basta seguir os passos abaixo.

Como instalar o IRPF 2017 no Windows

Passo 1. Abra o Explorer, acesse a pasta onde o instalador do IRPF 2017 foi salvo e execute-o. Se for solicitado, clique em “Sim” ou forneça as credenciais necessárias para a execução;

Executando o instalador do IRPF 2017 no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na primeira tela, apenas clique no botão “Sim”;

Confirmando a instalação do IRPF 2017 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela de apresentação, clique no botão “Avançar”;

Iniciando a instalação do IRPF 2017 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima tela, clique no botão “Procurar…” para selecionar a pasta na qual deseja instalar o programa e depois clique no botão “Avançar”. Ou apenas clique no botão “Avançar” (que é o recomendável);

Escolhendo as configurações de instalação do IRPF 2017 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Agora, confirme a instalação clicando no botão “Avançar”;

... o/tt2/f/original/2017/03/01/irpf-windows-5.png" width="695">Confirmando os parâmetros de instalação do IRPF 2017 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na última tela, marque ou desmarque a opção que cria um ícone do programa na área de trabalho e clique em “Concluir”.

Finalizando a instalação do IRPF 2017 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como instalar o IRPF 2017 no macOS

Como o IRPF 2017 Receita Federal foi baixado fora da Mac App Store, antes tentar executá-lo, é necessário autorizar a instalação de programas externos no macOS. Depois, para instalar o IRPF 2017 no Mac OS X basta seguir os passos abaixo.

Passo 1. Depois de baixar o instalador do IRPF 2017 Receita Federal, clique no ícone de transferência na Dock do sistema. No menu que será exibido, clique no tem IRPF2017;

Executando o instalador do IRPF 2017 no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela do instalador, clique e arraste o ícone do IRPF2017 para o item “Applications”. Isso levará o programa para a pasta de aplicativos do macOS, ou seja, o programa já está instalado.

Arrastando o IRPF 2017 para a pasta Aplicativos do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você já pode executar o programa e começar a preparar sua declaração de imposto de renda.

Se tiver dificuldade, procure um profissional especializado para ajudá-lo ou consulte o manual do programa e a página da Receita Federal. Neste ano, apenas um software fará a produção do relatório do IR enviado ao governo e também a transmissão/envio. Portanto, ficou ainda mais fácil.

Como baixar declaração de Imposto de Renda? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.