Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O ''Erro -36'' é um problema que pode acontecer quando você está tentando copiar arquivos de um local (origem) para outro local (destino). Em versões mais recentes do macOS que usam o sistema HFS+, os arquivos são armazenados em duas partes: uma é chamada de bifurcação de dados (que contém os dados reais do arquivo) e a outra parte é chamada de bifurcação de recursos (que contém os metadados como ícone, imagens e versões de arquivo).

Como descobrir todos os atalhos de teclado para programas no macOS

Como nem todos os sistemas de arquivos suportam essa estrutura, às vezes, o macOS divide o arquivo em um arquivo de dados e um arquivo de recurso. O arquivo de recurso tem o mesmo nome que o arquivo de dados, exceto pelo “._”.

Isso funciona bem na maior parte do tempo, mas pode causar erros quando movidos entre sistemas de arquivos diferentes. Por exemplo: um arquivo de macOS que foi copiado para uma unidade que usa o formato FAT32, e em seguida, voltou para o macOS. Certamente poderá resultar no ''Erro -36''.

Entenda e descubra como corrigir o Erro -36 em um Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entenda e descubra como corrigir o 'Erro -36' em um Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O comando usado para resolver esse problema é o dot_clean. Basicamente, ao dar esse comando o sistema acessa a pasta com problema, passa por todos os arquivos dentro dela, e tenta mesclar todos os arquivos de dados com seus arquivos de recursos correspondentes.

Se dot_clean não funcionar em um determinado diretório, você pode precisar usar o comando em todo o seu sistema de arquivos. Nesse caso, é importante que você só use ele depois de fazer backup de sua unidade inteira com o Time Machine Editor.

Veja o passo a passo de como resolver o ''Erro -36''

Passo 1. Execute o Terminal do macOS. Para isso, pressione as teclas Command + Barra de espaço e abra a busca do sistema.

Nela, digite “terminal” (sem as aspas), e em seguida, clique no programa quando ele aparecer na lista de resultados;

Executando o Terminal do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Terminal do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Digite o comando dot_clean, seguido do endereço da pasta em que ocorreu o erro. Por exemplo, se o arquivo com falha estiver localizado em seu diretório de Downloads, localizado no diretório Home, digite “dot_clean ~/Downloads” (sem as aspas”) e tecle Enter;

Usando o comando dot-clean para eliminar o erro -36 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando o comando dot-clean para eliminar o erro -36 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Depois que você executar o comando, tente copiar o arquivo novamente e o processo deverá funcionar sem o erro.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.