Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Microsoft OneNotepossui uma eficiente ferramenta de OCR (Optical Character Recognition), ou reconhecimento ótico de caracteres. Com esse recurso os usuários poderão extrair textos de arquivos de imagens, armazenando-os na área de transferência dos computadores — ideal para scanner de documentos, palavras em placas, letreiros e estampas de camisas. Confira neste tutorial o passo a passo para extrair e copiar rapidamente os textos de fotos por meio de simples comandos do aplicativo disponível para Windows, Mac , Android e iOS.

Microsoft One Note pode ajudar quem tem dislexia ou déficit de atenção

Através da tecnologia OCR o Microsoft OneNote pode transformar palavras de imagens em textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Através da tecnologia OCR o Microsoft OneNote pode transformar palavras de imagens em textos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Inicie o programa Microsoft OneNote 2016 ou versão superior no PC e abra o espaço “Seção” no bloco de anotações, local no qual se importa arquivos ou escreve mensagens de lembretes e apontamentos;

Selecione uma seção do OneNote e importe uma imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Selecione uma seção do OneNote e importe uma imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Na parte superior da tela, selecione na aba “Inserir” e o comando “Imagem”, para poder importar a foto ou arquivo de imagem com o texto que será reconhecido e extraído através do OCR;

No menu “Inserir”, clique na opção “imagem” para importar o arquivo com o texto que será interpretado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)No menu “Inserir”, clique na opção “imagem” para importar o arquivo com o texto que será interpretado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Com o botão direito do mouse, selecione o arquivo importado e clique na opção “Copiar Texto da Imagem” para utilizar o processo de reconhecimento ótico de caracteres do OneNote;

Clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione “Copiar Texto da Imagem” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione “Copiar Texto da Imagem” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Passo 4. O texto interpretado por OCR será copiado e armazenado temporariamente na área de transferência do computado. “Cole o texto em uma Seção do OneNote para verificar a qualidade do reconhecimento das letras e, se necessário, corrigir o texto;

O conteúdo reconhecido pelo OCR poderá ser colado como texto no próprio OneNote (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O conteúdo reconhecido pelo OCR poderá ser colado como texto no próprio OneNote (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. No entanto, como o conteúdo extraído da imagem na Seção do Microsoft OneNote estará na área de transferência, também é possível copiá-lo para outros programas de edição de texto, navegadores etc.;

Como o texto interpretado fica armazenado na área de transferência, também é possível colá-lo em outros softwares (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Como o texto interpretado fica armazenado na área de transferência, também é possível colá-lo em outros softwares (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.