A Automattic, empresa responsável pelo WordPress, lançou uma extensão para Google Docs que permite salvar o rascunho e um texto a partir do Google Documents direto na ferramenta de blogs. O plugin é oficial e promete copiar as imagens inseridas no documento, links e a maioria da formatação. A novidade foi anunciada na terça-feira (7), por meio do blog oficial do Wordpress.

Blogger, WordPress, Tumblr ou Medium; qual a melhor plataforma?

Uma das principais vantagens desta integração com o Google Docs é a possibilidade de duas ou mais pessoas trabalharem ao mesmo tempo no texto, recurso este que o próprio WordPress não possui.

Wordpress é a uma das ferramentas de blog mais populares atualmente (Foto: Divulgação)

Entretanto, a extensão não permite publicar diretamente o texto, mas sim, salvar como “rascunho” na plataforma de blog. Depois, o usuário precisa ir até o WordPress.com preencher todos os dados de cadastro como categorias e tags e publicar manualmente. Se o usuário alterar o texto na área de administração do site, e tentar sincronizar novamente no Google Docs, a extensão emitirá uma janela de alerta sobre isso.

Antes de começar a usar a novidade, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. O serviço só funciona se o usuário tiver um blog hospedado no site WordPress.com ou, caso tenha um site que utilize a plataforma, mas está hospedado no seu próprio servidor, é preciso também ter o plugin Jetpack instalado no blog.

Vale lembrar também que as extensões para Google Docs só funcionam no Google Chrome pois, em última análise, trata-se de um plugin que fica instalado no navegador.

Plugin Wordpress funcionando integrado ao Google Docs (Foto: Reprod
... ução)

Após a instalação do plugin, o usuário deverá autorizar que a sua conta WordPress.com consiga gerenciar textos do Google Docs. Feito isto, ambas as ferramentas estarão integradas e prontas para uso.

O “WordPress para Google Docs” não irá ler todos os documentos já produzidos pelo usuário anteriormente, apenas os que ele permitir, através do comando que aparecerá no menu “Complementos”.

Via Blog WordPress


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.