Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Aero Peek (ou “Espiar área de trabalho”) é um recurso que está disponível no sistema operacional da Microsoft desde o Windows 7 e, normalmente, vem ativado por padrão (exceto no Windows 8). A função permite que o usuário possa ver rapidamente o desktop. O recurso pode ser útil quando você precisar ver algo na área de trabalho, mas a tela está cheia de janelas abertas. Ao usar o Aero Peek, o usuário consegue ver o que precisa, sem precisar fechar ou minimizar qualquer janela. 

Melhores desinstaladores para remover programas do seu PC

Entenda o que é Aero Peek e como usar no seu computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entenda o que é Aero Peek e como usar no seu computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como ativar ou desativar o Aero Peek no Windows

Usar o Aero Peek é muito simples: mova o mouse sobre o botão “Mostrar área de trabalho” no lado direito da barra de tarefas e todas as janelas de programas abertas se tornam transparentes, para que você possa ver seu desktop.

Se ao fazer isso não acontecer nada, o recurso pode estar desativado. Para ativá-lo, clique com o botão direito do mouse no canto direito da barra de tarefas. No menu que será exibido, clique em “Espiar área de trabalho” para marcar e ativar a função.

Ativando o Aero Peek no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o Aero Peek no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois, se quiser desativar, você só precisar repetir o processo, para desmarcar a função.

Desativando o Aero Peek no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando o Aero Peek no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como acelerar o Aero Peek no Windows

A forma mais comum é pressionar as teclas “Windows + espaço” ou pousar o cursor do mouse sobre o botão ou a área “Mostrar área de trabalho”, para que, em pouco tempo, sejam ocultas todas as janelas abertas. Porém, com o plugin, é possível exibir o desktop instantaneamente. Para isso, será alterado a opção que determina a quantidade de tempo entre o passar o mouse sobre o botão ''Mostrar área de trabalho'' e a exibição do Aero Peek. Confira abaixo.

Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows.html" class="link-do-autolink-semantico">Windows. Para isso, pressione as teclas ''Windows + R'' simultaneamente. Na janela que aparece, digite “regedit” (sem as aspas) e tecle Enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim” para autorizar a execução;

Executando o Editor do Registro do Windows (Foto; Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Editor do Registro do Windows (Foto; Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave “HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced”;

Acessando HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a chave “Advanced” selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro direito. No menu exibido, clique em “Novo” e depois em “Valor DWORD (32-bits)”;

Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Assim que o valor for criado, coloque a palavra “DesktopLivePreviewHoverTime” (sem as aspas), no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em seguida, dê um clique duplo no novo valor para poder editá-lo. Quando a janela de edição aparecer, mude o valor do campo “Dados do valor” para ''0'' e depois confirme, clicando no botão “OK”;

Configurando o valor para acelerar a exibição do Aero Peek (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o valor para acelerar a exibição do Aero Peek (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.