Em ?poca de racionamento no Brasil, os celulares podem ser um recurso ?til para economizar ?gua. Existem apps para Android e iOS que d?o dicas de como poupar ?gua e est?o dispon?veis em portugu?s. O melhor: a ajuda ? gratuita. Al?m de colaborar com o meio ambiente, ? poss?vel economizar na conta de ?gua no final do m?s. Confira a lista com aplicativos que podem deixar essa miss?o ainda mais simples:

Conhe?a os melhores aplicativos para trabalhar no Android?

1.?Banho R?pido

J? pensou em quantos litros d??gua s?o gastos em cada banho? Principalmente para quem gosta de demorar muito tempo embaixo do chuveiro, o app Banho R?pido pode ajudar a economizar todos os dias. A funcionalidade ? simples: basta configurar suas atividades no banho, como lavar o cabelo, uso do condicionador e shampoo, dentre outras. Em seguida, ? mostrado um cron?metro personalizado com um tempo para cada a??o. Mas n?o se preocupe: a atividade tem o aux?lio de comandos por ?udio para n?o precisar manter o smart perto do chuveiro. O app gratuito est? dispon?vel em para Android e iOS.

Aplicativo Banho R?pido configura as a??es do usu?rio e contabiliza o tempo no cron?metro (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

2.?Pegada Hydros

O aplicativo tem uma interface simples mas pode ser bastante ?til para ajudar a economizar ?gua no dia a dia. Por meio de um question?rio bem completo ? poss?vel entender melhor qual ? sua quantidade de ?gua gasta por ano, ou melhor, quantas piscinas ol?mpicas seria poss?vel encher com ela. O projeto tem como finalidade ajudar na conscientiza??o do usu?rio e oferece ainda dicas de como poupar em atividades cotidianas, como escovar os dentes, lavar lou?a e at? ajustes na torneira. O app est? dispon?vel para Android e iOS, al?m de ter a vantagem de funcionar em vers?es mais antigas dos sistemas.

Pegada Hydros ? um app que oferece dicas e mostra o gasto m?dio de ?gua do usu?rio (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

3.?Akatu Fake Shower

O aplicativo simula um chuveiro virtual, com direito ? barulho de ?gua e tudo. Nele, o usu?rio personaliza o n?vel de ?gua que costuma utilizar na torneira ou no banho. Depois, basta aguardar o tempo da a??o e retornar o ponteiro para o meio: o recurso din?mico j? indica no topo quantos litros est?o sendo gastos naquela a??o. Ao finalizar, ? exibido um gr?fico com a economia total e cada n?vel apresenta uma compara??o com caminh?es-pipa ou baldes de ?gua. O aplicativo est? dispon?vel para iOS.

Akatu Fake Shower faz uma simula??o do uso de chuveiro ou torneira para ajudar a economizar ?gua (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

4. Sai Desse Banho

Para quem gosta de ficar muito tempo no chuveiro, um bom desafio pode ajudar a economizar ?gua. O app Sai Desse Banho prop?e que o usu?rio reduza o tempo da chuveirada em alguns minutos. Por exemplo: se voc? costuma demorar 10 minutos, que tal tentar 8? Um cron?metro contabiliza esse tempo, em uma interface bonita e colorida. O app oferece ainda um hist?rico para acompanhar todos os ?banhos? cadastrados. No resultado, s?o mostrados quantos litros d??gua foram poupados com a mudan?a de apenas alguns minutinhos todos os dias.

Como desativar mensagens de operadoras que esgotam a bateria do Android? Confira no F?rum do TechTudo

App Sai Desse Banho desafio o usu?rio a gastar menos tempo no chuveiro (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

5.

... a>Da Sua Conta

Para ter um melhor controle e ficar de olho no hidr?metro de casa, o app Da Sua Conta faz um c?lculo do consumo di?rio e oferece uma meta. O interessante ? que o recurso pode ser personalizado conforme o local, seja uma casa, edif?cio ou at? com?rcio. Para mudar pequenas rotinas, o programa oferece dicas ilustradas para a??es do dia a dia como regar plantas, lavar o carro e mais. O aplicativo est? dispon?vel para iOS.

App Da Sua Conta faz uma m?dia de consumo de ?gua a partir do registro do hidr?metro (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Pronto. Agora que tal come?ar a economizar ?gua para ajudar o meio ambiente? Escolha um dos aplicativos e m?os ? obra!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.