Softwares com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), ou reconhecimento ótico de caracteres, identificam letras e sinais em fotos e outros tipos de imagem para extrair esse conteúdo transforma-lo em arquivo de texto editável. Atualmente, para utilizar esse recurso, os usuários podem instalar a ferramenta no computador, a exemplo do OneNote, da Microsoft,  ou acessar sites que fazem o oferecem o mesmo serviço. Confira, a seguir, uma lista com alguns dos melhores softwares gratuitos de OCR para usar no computador.

Como converter imagem em texto com OneNote

O OneNote conta com um eficiente OCR entre suas ferramentas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Boxoft Free OCR

O Boxoft Free OCR é ideal para extrair o texto um grande volume de imagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Com uma interface bem simples e objetiva, o Boxoft Free OCR é um aplicativo pequeno e funcional, mas que contém recursos para processar textos de várias imagens juntas. No entanto, a ferramenta não faz um reconhecimento muito bom de textos escritos à mão. O programa ainda pode ser vinculado a um Scanner, processa textos em múltiplas páginas digitalizadas e extrai como arquivo .txt ou .zip.

CuneiForm

Com um visual bonito, o CuneiForm é eficiente e fácil de usar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Cuneiform é um software de código aberto que reconhece textos em quase todos os formatos de arquivo de imagem. Com recursos para acessar diretamente o Scanner, tem comandos intuitivo e faz um processamento de caracteres rápido e eficiente. O resultado das conversões são apresentandos em uma janela de Microsoft Word dentro do programa, permitindo também já editar e salvar o texto.

Free OCR to Word

O Free OCR to Word permite exportar textos em .doc (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em uma interface bonita e com poucos comandos, o Free OCR to Word também pode ser vinculado ao Scanner e aceita diferentes formatos de arquivo. O reconhecimento de caracteres é exibido em uma caixa de texto e o resultado editado ou exportado como um documento do Microsoft Word (.doc).

Free Online OCR

... ponente-conteudo"> Prática e intuitiva, o Free Online OCR é uma excelente plataforma online (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Free Online OCR é uma ferramenta que funciona no browser, podendo identificar caracteres de arquivos .jpg, .gif, .tiff, .bmp, .pdf (do tipo imagem) ou URL. Com suporte para várias línguas e um processamento rápido, a plataforma exibe o resultado da conversão em uma caixa de texto.

Free OCR

O Free OCR é ideal para trabalhar editar o texto extraído de imagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em uma interface funcional e com poucos comandos, o Free OCR também pode ser vinculado a um Scanner e exibe o seu resultado em um espaço para editar o texto reconhecido. Com suporte para vários tipos de arquivo de imagens e alguns recursos fazer pequenas edições nos textos, o programa ainda permite exportar para o formato .doc.

 Google Docs

Com vários add-ons com OCR, o Google Docs já deixa seus resultados na nuvem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Google Docs oferece alguns recursos no formato de add-ons que fazem o reconhecimento de texto por OCR. Apesar da ferramenta do gigante de busca ter um visual intuitivo e fácil de utilizar, a identificação não é tão eficiente e tem algumas limitações quanto a PDF e formatos de arquivos de imagem. O resultado já fica salvo na nuvem e pode ser facilmente exportado como arquivo do Word.

JPG to Word

Apesar de limitado a um formato de imagem, o JPG to Word é uma excelente ferramenta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Limitado a identificação de caracteres de somente um formato de arquivo de imagem, o JPG to Word é um programa leve, prático e muito fácil de utilizar. Com poucos comandos e uma pequena janela, o software processa o reconhecimento de textos rapidamente e já faz imediatamente a exportação para o formato .doc, que pode aberto também no Google Drive ou no Microsoft Office Online.

Microsoft OneNote

O OneNote tem um ótimo recurso OCR para extrair textos de imagens em anotações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

A famosa ferramenta de anotações do pacote Microsoft Office também conta com ferramentas de OCR. Para utilizá-las, basta inserir um PDF ou um arquivo de imagem com texto e utilizar o recurso “Copiar o texto da imagem” — uma das melhores opções. O conteúdo identificado ficará na área de transferência, podendo ser colado no próprio OneNote ou em qualquer outro programa instalado na máquina.

Online OCR

Compatível com vários formatos de imagem, o Online OCR é uma ótima ferramenta de reconhecimento (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Também com suporte para vários idiomas, o Online OCR é online que reconhece caracteres de arquivos nos formatos .jpg, .gif, .tiff, .bmp e .pdf (do tipo imagem). Além disso, a ferramenta ainda exibe o resultado da conversão em uma caixa de texto e permite exportá-lo no formato .doc, .xlsx e .txt.

Simple OCR

O Simple OCR é ideal para extrair textos de grandes quantidades de imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Simple OCR tem uma interface antiquada e pouco atraente, mas oferece recursos para identificar textos em uma grande quantidade de arquivos de imagens. Compatível com quase todos os formatos de arquivos, o programa exibe caixas de texto para cada reconhecimento realizado, permitindo unificar tudo em um documento único e exportar em .doc, .xlsx, txt. e .pdf.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.