Ouvir falar da TV digital não é mais uma grande novidade, mas ainda há quem se confunda com os benefícios promovidos com a tecnologia, ou ainda desconhece o fato de que o sinal analógico já está sendo desligado gradativamente no Brasil: isso significa que televisores sem conversores digitais, externos ou embutidos, não serão mais capazes de sintonizar as emissoras de TV.
Qual o sistema da TV Digital brasileira e como ele funciona?
Por isso, é importante se informar para conhecer as vantagens do sinal digital, entender como ele funciona e conhecer quais são as datas previstas para o desligamento da TV analógica na sua região. Quais são as diferenças entre o sinal de TV analógico e o digital?
TV digital permite a transmissão em Full HD, aproveitando a tecnologia dos televisores de alta resolução, e oferecendo imagens ricas em cor, contraste e nitidez (Foto: Leandro Ávila/TechTudo)
Basicamente, o sinal digital usa uma tecnologia mais avançada de transmissão de imagem e som, e isso faz com que a TV Digital tenha uma qualidade muito superior: o sinal digital permite, por exemplo, que o seu programa de TV preferido seja transmitido em alta resolução (HD e Full HD no caso brasileiro. No Japão, já se transmite em 4K). A TV analógica, que usa tecnologias mais antigas de transmissão de dados, atinge uma resolução máxima de 720 x 480 pixels, o chamado sinal SD.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular Além disso, o sinal digital é mais estável e confiável, sem chuviscos ou fantasmas na imagem. Como a informação é transmitida digitalmente, você não precisa se preocupar com sintonia fina, com posicionar sua TV ou antena de forma a fugir da interferência do vizinho. Uma analogia simples para entender a diferença é comparar o sinal analógico como o VHS e o sinal digital como o Blu-Ray. A maior qualidade de som e imagem propiciada pelo sinal digital não depende que você possua um televisor de última geração. Mesmo televisores de tubo antigos podem exibir o sinal digital, desde que conectados a um conversor externo. Entretanto, vale lembrar, a TV de tubo (também chamadas de CRT) não será capaz de exibir a imagem de forma fiel: as TVs CRT não possuem resoluções maiores que o SD. Qualidade de imagem e som Outro diferencial do sinal digital é o aspecto de imagem: enquanto as TVs analógicas tem uma tela mais quadradinha, na proporção 4:3, o sinal analógico permite que a transmissão ocorra no formato 16:9: mais largo, esse recorte é mais próximo...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.