O Twitter para iPhone e iPad (iOS) ganhou uma atualização recentemente com um recurso que facilita a limpeza do cache do aplicativo. Com a função, o usuário pode liberar espaço na memória interna do celular ao excluir os dados de navegação do app, além de apagar fotos e GIFs armazenados pelo microblog.

A novidade promete ser útil principalmente para usuários de celulares com 16 GB de armazenamento, uma vez que os telefones da Apple não contam com memória expansível via cartão de memória. Veja, no tutorial a seguir, como liberar o armazenamento usado pelo Twitter no iPhone ou iPad.

Privacidade no Twitter: entenda como funcionam os tuítes protegidos

Twitter para iPhone ganha função para liberar memória; veja como usar (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Na tela inicial do Twitter, selecione a guia “Eu” ou “Conta” na barra inferior e, em seguida, toque sobre o botão de engrenagem.

Clique no ícone de engrenagem no perfil do usuário do Twitter para iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. No menu que aparece, selecione “Configurações”.

Abra as configurações do Twitter para limpar cache do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na tela seguinte, selecione a opção "Uso de dados".

Selecione opções "uso de dados" para ver estatísticas de armazenamento do Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Observe que o Twitter mostrará duas opções sob a guia “Armazenamento”: "Mídia", que consiste em imagens e vídeos baixados; e "na Web", que reúne dados de navegação. Ambos as opções trazem um indicador da quantidade de dados usados. Toque na que deseja apagar.

... Twitter para iOS mostra estatísticas de consumo de dados por mídia e navegação Web (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Na tela seguinte, toque em “Limpar armazenamento” para excluir os dados. Limpar o armazenamento de mídia irá excluir fotos, GIFs e dados do Vine armazenados no seu celular.

Selecione opção para limpar cache do Twitter do iOS e liberar espaço interno (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: caso queira, o usuário pode conferir também o consumo de armazenamento do Twitter pelas configurações do iPhone. Para isso, vá em “Ajustes do sistema" > "Geral" > "Armazenamento e iCloud" > "Gerenciar Armazenamento”.

O aplicativo será listado ao lado de outros instalados, mas os dados exibidos mostram não só os arquivos desnecessários como também os de instalação do app.

Usuário pode conferir dados usados por Twitter nas configurações do iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Bônus: como limpar cache no Android

Twitter para Android também pode ter cache limpo nas configurações do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso você tenha um celular Android, também é possível liberar espaço facilmente. Basta seguir o caminho: "Configurações do sistema" > "Apps" > "Twitter" > "Armazenamento". Em seguida, toque no botão “Limpar cache” para eliminar os dados menos importantes que podem estar consumindo a memória do smartphone.

Como saber quem visitou meu perfil no Twitter? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.