Redes sociais n?o s?o s? uma forma de socializar, mas tamb?m uma maneir de usar a tecnologia para expandir as possibilidades dos mercados e de seus profissionais. ? a impress?o que se tem quando se faz uma visita ao espa?o dedicado??s startups da Campus Party 2015, o Startup and Makers Camp que, pela terceira vez, exp?e projetos voltados?? inova??o e tecnologia. Veja a lista e baixe os novos apps.

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

StartUp Makers: os aplicativos mais badalados da Campus Party 2015 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Quem gosta de cultura foi beneficiado com as ideias desta edi??o. Temas de educa??o tamb?m mereceram destaque. Os grupos usaram e abusaram de criatividade para atrair novos usu?rios e aceleradores. Algumas ainda n?o foram lan?adas para smartphones, mas vale ficar de olho neste ano:

StayFilm (Android e iOS)

Presente em 2014, Leandro Ferreira e seu aplicativo StayFilm ganhou mais notoriedade ao longo do ano. A startup foi considerada uma das mais promissoras na confer?ncia de Web Summit, na Alemanha, e a Apple acaba de recomendar o app em sua ?ltima lista de Carnaval da AppStore. Para Leandro, o principal diferencial com outros plataformas m?veis de v?deo ? a simplicidade aliada ao resultado final: ??N?o somos um editor, somos o produtor do filme das pessoas??, explica ele.

? poss?vel compartilhar qualquer post em outras plataformas como Facebook e Instagram. Os filtros s?o definidos de forma inteligente pelo app, que leva em conta n?mero de curtidas, coment?rios e tags.

TimoKids (Android, Windows Phone e iOS)

Uma plataforma de hist?rias, jogos e educa??o infantil em 3D. Esta ? a proposta dos fundadores Fernando Panovan e Fabiany Lima, que utilizaram o personagem Timo, de sua antiga marca de pijamas. A ideia ? que a crian?a interaja com o gadget, e n?o apenas assista uma hist?ria. Por isso, a transi??o das imagens depende que os pequenos ??virem a p?gina?? virtual enquanto escutam o ?udio. Os desenvolvedores tamb?m est?o criando novas formas de intera??o, jogos de mem?ria e "da velha", presentes no aplicativo, garantem divers?o tamb?m.

??A qualidade e o impacto visual da ilustra??o ? o que chama a aten??o da crian?a. Al?m disso, a plataforma est? 100% funcional para o caso de fazer um sketch para TV, por exemplo, com os personagens j? constru?dos em 3D??, explica Fernando.

TimeFlash?(Android e iOS)

Convidados por um s?cio brasileiro, Jared Kash e seu pai, Peter Kash, trouxeram um app que foi desenvolvido com a ajuda de engenheiros de Nova York e Tel Aviv. O TimeFlash ? uma rede social que funciona como uma c?psula do tempo. Voc? tem uma foto e escolhe a data em que ela ser? enviada de volta para voc? ou para qualquer um de seus amigos ou parentes.

"? incr?vel como as pessoas s?o atra?das para as mesmas formas de m?dia social, independente de barreiras culturais e lingu?sticas. Os brasileiros gostam de se divertir e estou ansioso para ver eles desfrutando do TimeFlash?, disse Jared Kash.

Cool Tours (iOS e Android)

Na falta de uma plataforma que centralizasse o que fazer em cidades brasileiras como S?o Paulo, Marcelle Sartore viu a oportunidade de criar um aplicativo que ajudasse pessoas a fazerem tours pelas cidades que visitam, com uma dose de boas hist?rias locais e cultura regional. Os roteiros culturais do Cool Tours s?o selecionados quando os usu?rios definem onde est?o e que regi?o da cidade ir?o visitar. "A ideia desse guia vir em forma de aplicativo reflete a contemporaneidade do momento?, diz.

Em breve, os desenvolvedores pretendem executar uma esp?cie de ?udio Guias em que os usu?rios poder?o saber um pouco mais dos lugares por onde passam por meio de QR Codes.

... >Let?s Park?(Android e iOS)

O caos da falta de vagas nas grandes metr?poles ? pauta sempre bem vinda no mundo das solu??es tecnol?gicas. Let?cia Passarelli e Lucas Garcia criaram uma plataforma que procura os estacionamentos mais pr?ximos do motorista, listados por crit?rios relevantes, como o de menor pre?o.

Quando o projeto se encontrava apenas no in?cio, na Campus Party do ano passado, empres?rios da Ford que estavam no evento se interessaram e aceleram a startup para que ela estivesse presente no SYNK App Link. A dupla adaptou as fun??es para receber comando de voz (requisito para ser usado por condutores). Com o sucesso, o app j? conta com 25 mil usu?rios ativos.

BackPacker?(web)

O que mais se destaca nessa cria??o de estudantes de engenharia do ITA de S?o Jos? dos Campos ? o potencial de divers?o promovido pelo jogo did?tico "Feel The Music? que ensina ingl?s na plataforma. O usu?rio escolhe uma m?sica, e a legenda aparece de acordo com a can??o, sem algumas palavras em um verso ou outro. O objetivo ? clicar nos bot?es e completar as lacunas.

Bruno Cardoso, Caio Br?s e Jo?o Lucas fundaram a vers?o desktop ap?s partiparem de aulas de empreendedorismo, onde a ideia se tornou coisa s?ria. Para angariar o dinheiro necess?rio e chegar at? aqui, fizeram uma "vaquinha? com dez amigos que se tornaram ?acionistas?. Hoje, o grupo se financia com a vers?o premium de R$9,90 da paltaforma, que com cerca de 60 assinantes. O objetivo do grupo ? lan?ar um aplicativo para Android at? o fim de fevereiro.

Mercode?(Android e iOS)

Para quem conhece o iFood, aplicativo que gerencia pedidos de refei??es delivery em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes que fazem entrega, fica mais f?cil entender o Mercode. ? uma plataforma em que o usu?rio escolhe itens de supermecados e opta por qual estabelecimento mais pr?ximo vai fazer o pedido, que receber? na sua pr?pria casa, explica Charles Veiga.

?O Mercode surgiu como um e-comerce de produtos de supermercado e agora funciona como marketplace?, explica ele. Se antes os pr?prios criadores compravam e entregavam (lidando com atrasos e imprevistos), agora a plataforma ficou mais enxuta e apenas intermedia o pedido entre o usu?rio e o varejista.?

Netshow.me (web)

Em um momento em que a ind?stria fonogr?fica finalmente acerta o passo com o mercado digital, h? anos assombrado pelo download ilegal de m?sicas, o Netshow.me ? uma startup que prop?e novas formas de faturamento para os artistas. Por meio de moedas nativas do site, que o usu?rio adquire com um m?nimo de 50 centavos, ? poss?vel assistir shows no Brasil inteiro, ao vivo, por streaming. A ideia foi uma jun??o da antiga startup de Ana Elle, musicista, e da plataforma atual fundada por Daniel Arcoverde, Gabriel Geldes e Rafael Belmonte.

??A gente vive um momento muito ca?tico no mercado, mas come?ando a se ajeitar. Agora as pessoas come?am a entender que n?o d? para lutar contra o digital??, explica Ana Elle. H? previs?o para smartphones em abril.

Linkest (web)

O conceito de websem?ntica ? o que atraiu a fundadora Suzyane para o empreendedorismo digital ao criar uma startup com sua professora Claudia, ambas do curso de an?lise e desenvolvimento de sistemas da IFRN, no Rio Grande do Norte. O Linkest ? uma rede social em que usu?rios postam os links que mais gostam, e encontram o que ? postado de acordo com os assuntos de maior interesse.

O agrupamento de assunto n?o ocorre s? por jun??o de palavras-chave, e esse ? o principal diferencial da plataforma: a websem?ntica interpreta significados e relaciona conte?dos de forma inteligente, constituindo o futuro do que v?m se mostrando poss?vel para a Web 3.0.

??Gosto de tecnologia, gosto de lidar com pessoas e mostrar o que penso e imagino. ? isso que me motiva todo dia neste projeto??, conta Suzyane. O app est? em desenvolvimento e sair? ainda este ano.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.