Mesmo com tanta mudança nos dias de hoje, o mercado de jogos manteve algumas peculiaridades típicas do passado. Mesmo games de sucesso como GTA 5, The Witcher 3: Wild Hunt e Forza Horizon 3 são trocados pelos compradores. Títulos novos se tornam destaques e edições especiais podem se tornar bem interessantes para colecionadores mesmo após o lançamento.

Comprar PS4 usado vale a pena? Veja se o preço mais barato compensa

É uma dinâmica que faz sentido para ambos os lados. O vendedor se livra de jogos que podem estar acumulando poeira e investir em novos títulos, enquanto compradores podem adquiri-los por um preço mais baixo. Isso quando eles não acabam sendo “gratuitos”, ou melhor dizendo, trocados por outros que estavam na mesma situação. Veja os principais cuidados na hora de comprar jogos usados.

Vale a pena comprar jogos usados? Saiba quais cuidados tomar (Foto: Divulgação/Rockstar)

Estado da caixa e do disco

Apesar de parecer óbvia, esta dica acaba sendo negligenciada por compradores. Ao adquirir um título de segunda mão em disco, é imprescindível que a mídia esteja em bom estado de conservação, caso contrário, ela simplesmente não vai rolar em seu console.

A preferência é sempre realizar a coleta em mãos, observando o estado do disco antes de pagar. Procure por riscos e observe o formato da mídia para garantir que ela não está empenada ou deformada – sinais de que ela pode ter passado longas horas sob o sol, por exemplo. Marcas de dedo ou sujeira podem ser limpas com um pano macio, mas é importante que elas sejam completamente removidas nesse processo.

Vale a pena comprar jogos usados? Saiba quais cuidados tomar (Foto: Reprodução / TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Se possível, teste o game em um console antes de pagar, mas ainda assim pode travar posteriormente. Sempre mantenha o contato do vendedor e somente compre de pessoas de confiança ou recomendadas, com as quais você possa entrar em contato mais tarde, caso tenha algum problema.

Apesar de ser uma condição estética, é importante observar o estado da embalagem. Preste atenção na cola do plástico que segura o encarte e procure por pontos onde ela possa estar se soltando. Uma caixa em mal estado é o primeiro indicador de que se está lidando com um dono pouco cuidadoso.

As caixinhas usadas por Sony, Microsoft e Nintendo também possuem algumas peculiaridades, e uma pesquisa rápida

... na internet vai ajudar o comprador a identificar se a embalagem é original ou não. Caso ela não seja, ou esteja em mal estado, mas com a mídia intacta e você não se importe com o restante, vale negociar um desconto.
Vale a pena comprar jogos usados? Saiba quais cuidados tomar (Foto: Divulgação/EA)

Códigos de conteúdo

Há alguns anos era comum games acompanharem códigos de ativação online, que estavam relacionados ao modo multiplayer. Como uma forma de acabar com o comércio de jogos usados, as empresas utilizaram esse recurso para receber algo durante a transação, uma vez que a permissão para se conectar ficava ligada à conta do usuário original, e não ao disco.

Essa prática não foi bem vista pelos jogadores e rapidamente caiu em desuso, mas como estamos falando de games de segunda mão, e potencialmente antigos, é sempre importante nos lembrarmos dela. Recentemente, alguns jogos começaram a trazer códigos de acesso a DLCs, que também são de ativação única.

É bem provável que, ao comprar um jogo usado, o dono original dele já tenha utilizado tais passes. Caso esteja em busca de um game com forte componente multiplayer, mas que já seja um pouco antigo, vale a pena dar uma pesquisar para descobrir se ele exige um passe online.

Games como God of War: Ascension, PlayStation All-Stars Battle Royale e Ninja Gaiden 3 faziam uso desse recurso. Os títulos da Electronic Arts também, mas a empresa derrubou essa necessidade anos mais tarde, liberando o modo online para todos os jogadores.

Travas de região

Travas de região impedem que títulos de outros territórios rodem no seu console (Foto: Divulgação/Sony)

Apesar de inexistente nos consoles da Sony e Microsoft, a trava de região ainda é uma realidade quando se fala na Nintendo. Isso significa que donos de uma versão norte-americana do 3DS ou Wii U, por exemplo, não podem jogar títulos fabricados na Europa ou Japão, e vice-versa. Por isso, é sempre importante ficar de olho na origem do título cuja compra está sendo cogitada.

Apesar de jogos de PS4 e Xbox One não possuírem tais restrições, os conteúdos por download ainda contam com elas. Por isso, ao adquirir um game japonês, por exemplo, os códigos de DLC que o acompanham somente poderão ser ativados em uma conta daquele país. A compra de novos pacotes, entretanto, está liberada em todas elas.

Jogos online sem suporte

Resistance: Fall of Man está entre os jogos que não possuem mais modo online (Foto: Divulgação/Insomniac Games)

Games nem sempre fazem o sucesso que as empresas esperavam, e sendo assim, não vale a pena manter o suporte dado a eles. Isso acaba levando ao desligamento dos servidores para redução de custos, o que faz com que o modo multiplayer de alguns títulos simplesmente deixem de funcionar. Outros, baseados exclusivamente no online, se tornam totalmente inúteis.

Mais uma vez, estamos falando de jogos mais antigos, mas sempre é bom pesquisar para descobrir se o título que você está de olho ainda recebe suporte online de sua fabricante. Títulos consagrados como Gran Turismo 5, Battlefield: Bad Company e toda a série Resistance, por exemplo, não têm mais modo multiplayer, enquanto games exclusivamente online, como é o caso de M.A.G. e a maioria dos títulos da série SOCOM.

Quanto se deve cobrar por jogos usados? Opine no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.