O Moto Z é celular top de linha da Motorola/Lenovo que oferece câmera traseira e frontal, com flash e recursos avançados. Para ajudar no dia a dia, alguns truques exibem funções mais rápidas no smartphone, para poupar tempo do usuário na hora de clicar fotos ou fazer gravações. Um deles é o recurso de câmera instantânea, que permite a ativação por movimentos mesmo quando a tela está bloqueada.

Além disso, é possível configurar a resolução máxima de 4K para vídeos ou até 13 MP para fotos. Para completar, uma dica ensina a remover o som de captura para clicar suas imagens de forma mais discreta, sem o alerta sonoro padrão. Curioso para conhecer todas as ferramentas? Confira cinco truques e o passo a passo de como usar neste tutorial.

Veja o review completo do Motorola Moto Z no TechTudo

Veja cinco truques para usar a câmera do Moto Z (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. Retirar o som da câmera

Passo 1. Abra o recurso de “Câmera” no Moto Z, como se fosse tirar uma foto, de forma tradicional. Em seguida, arraste a tela da esquerda para a direita. Note que será mostrada uma aba lateral com configurações gerais. Encontre o item “Som de Captura” e desligue a chave do recurso (mantendo em cinza). Assim, aquele barulhinho de “clique” da câmera não aparecerá mais.

Retire o som de captura da câmera do Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Ligar e desligar o flash

Passo 1. Abra a câmera do Moto Z e clique no botão de “raio” indicado no topo da tela. Em seguida, selecione o flash “Auto” (automático, que é ativado ou desligado conforme a luz ambiente) ou o “Ativar” (mantém ligado em qualquer ocasião). O botão de “Desativar” desliga o flash, mesmo em locais mais escuros. O procedimento é o mesmo para a câmera traseira ou frontal (selfies).

Ative ou desligue o flash na câmera do Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Ativar a câmera rápida

Passo 1. No app de câmera do Moto Z, arraste a tela da esquerda para a direita e note que será mostrada uma aba lateral de ajustes. Encontre o item “Câmera Instantânea” e deixe a chave no modo de ativado (em verde). Essa função é prática já que o usuário nem precisa desbloquear a tela para abrir a câmera: basta girar o celular duas vezes, em movimentos rápidos com o pulso. Quando a câmera já estiver ativada, faça o mesmo movimento para alternar entre a câmera traseira e frontal, sem precisar pressionar nenhum botão.

Ative o modo de câmera rápida no Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Alterar resolução de fotos e v

... ídeos

Passo 1. Abra o app de câmera no Moto Z. Em seguida, arraste a tela da esquerda para a direita para abrir a aba de ajustes gerais. Para alterar a qualidade de imagens, encontre o item de “Foto”. Depois altere a resolução em “Tamanho da foto”, escolhendo entre 13 MP (máximo), 9,7 MP, 8 MP ou 6 MP.

Configure a qualidade de fotos na câmera do Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Já para alterar a qualidade de gravações, acesse a mesma aba de ajustes e encontre o item “Vídeo”. Escolha entre o “Tamanho do vídeo” de 4K (máximo) até VGA (mínimo).

Configure a qualidade de vídeo na câmera do Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora basta repetir os dois procedimentos para resolução de fotos e vídeos, com exatamente a mesma interface, ao alterar para a câmera frontal (selfie).

5) Alterar o tipo de botão de captura

Passo 1. Você sabia que pode capturar fotos no celular apenas tocando na tela? Esse ajuste é prático para quem não quer se preocupar em acertar um botão para clicar suas selfies ou deseja uma usabilidade mais intuitiva. Para ativar, abra o app de câmera no Moto Z e arraste a tela da esquerda para a direita, revelando a aba de ajustes gerais. Encontre o item de “Tipo do Disparo” e escolha “Em qualquer lugar” (toque na tela) ou “Botão Tirar Foto” (botão específico na tela).

Altere o tipo de botão de disparo para fotos no Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Se você tiver escolhido o toque rápido, o botão central terá desaparecido e você poderá registrar as fotos com um toque em qualquer canto da tela. No centro do display, há um medidor de foco manual, que pode ser arrastado na tela. Confirme em “Entendi” para voltar para a câmera.

Veja como fica a usabilidade da câmera com toque na tela do Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Moto Z ou Google Pixel comprados nos EUA funcionam no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.