Um novo golpe no WhatsApp está usando um suposto vale-presente (também chamado de gift card) das lojas O Boticário para tentar enganar internautas. Pelo menos 50 mil brasileiros tentaram acessar a oferta num intervalo de cinco dias, de acordo com contagem da empresa de segurança digital PSafe. Esse verdadeiro batalhão de consumidores buscava R$ 500 em suposto desconto nos produtos de beleza
A tática é a mesma usada em outros golpes no mensageiro. Os links fraudulentos são disseminados por conversas com amigos ou grupos, e induz as vítimas a realizarem cadastro em sites maliciosos ou baixar aplicativos falsos, que podem conter vírus ou realizar cobranças indevidas.
WhatsApp ‘plus’, ‘desconto’ e outras ameaças: conheça os golpes no app
Golpe no WhatsApp usa falsa campanha do Boticário para enganar usuários (Foto: Reprodução/PSafe)
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Ao clicar no endereço indicado pela falsa oferta, a vítima é levada uma página na qual deve responder a três perguntas sobre a marca O Boticário. Em seguida, uma mensagem exibida na tela pede ao usuário para compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos do WhatsApp, em troca do vale-presente que, obviamente, não existe.
Por meio dessa ação, os cibercriminosos conseguem induzir um grande número de pessoas a espalharem o golpe de forma rápida, atingindo cada vez mais usuários.
Golpe no WhatsApp pede para usuário compartilhar link com amigos e grupos (Foto: Reprodução/PSafe)
Por último, a vítima é direcionada a sites maliciosos, que podem roubar seus dados e fazer cobranças indevidas. Em alguns casos, a ameaça leva o usuário a baixar apps falsos, que podem conter vírus.
Para fugir de ataques semelhantes, o indicado é checar a origem de supostas promoções no site oficial (ou em redes sociais verificadas) de cada marca. Além disso, evite clicar em links hospedados em do...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.