Smart TVs também estão vulneráveis a ataques hackers, assim como computadores e celulares. Segundo testes e demonstrações no seminário EBU (Epean Broadcasting Union Media Cyber Security Seminar), as invasões podem ser feitas por sinais de rádio, têm baixo custo e conseguem espionar usuários usando o acesso a câmera e microfones da TV.

Smart TVs Samsung com nova tecnologia QLED chegam em março ao mercado

A possibilidade de haver falhas de segurança em televisores inteligentes já era cogitada por alguns usuários, e a Samsung chegou até a lançar uma espécie de antivírus para seus aparelhos em 2016.

Smart TVs também são vulneráveis a ataques hackers; entenda como (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Segundo o consultor de segurança Rafael Scheel, os ataques não precisam de nenhum tipo de acesso físico do invasor na Smart TV e podem assumir o controle do televisor resistindo a restaurações de fábrica. Entre as falhas de segurança que facilitam o ataque está um problema nos navegadores Web que rodam em segundo plano nos televisores com acesso Wi-Fi.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A invasão a uma Smart TV não custa caro para um hacker e pode ser feita com transmissores de baixo custo. Os sinais são enviados para dispositivos próximos conectados à Internet e, assim, obtêm o controle do aparelho. De acordo com Scheel, o ataque não provoca mudanças no uso do televisor, que pode passar a ter a câmera e microfones vigiados.

Antes do ataque com sinais de rádio, outras invasões já haviam sido alertadas mas a maioria com acesso físico

... ao televisor. Agora, com os testes de Scheel, os usuários devem ficar mais atentos aos dispositivos de IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) que têm em casa, já que muitos aparelhos ainda não oferecem proteção avançada e rodam sistemas e softwares com código aberto.
Qual é a melhor Smart TV LED para comprar no Brasil? Comente no Fórum TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.