Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Docs é uma alternativa gratuita ao Microsoft Word para, por exemplo, trabalhos acadêmicos. Assim como o programa da Microsoft, o aplicativo da web permite que o usuário crie sumários para os seus documentos em poucos passos. Confira como criar sumários no Google Docs.

Como incluir caractere especial e símbolo no Google Docs com desenhos

O Google Docs identifica os itens que farão parte do sumário através da ferramenta de ''Títulos''. Esse recurso deve ser utilizado seguindo uma hierarquia, sendo que o ''Título 1'' deve ser usado para nomes de capítulos, o ''Título 2'' para subcapítulos e assim por diante. 

Google_Docs_Tela (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Veja como criar sumários nos documentos do Google Docs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Formatar o documento 

Passo 1. No seu documento, selecione um capítulo do texto;

Passo 2. Clique no menu ''Formatar'' e escolha ''Estilos de parágrafos'' > ''Título 1'' > ''Aplicar Título 1'';

Selecione aplicar Título 1 para formatar o capítulo do documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione aplicar Título 1 para formatar o capítulo do documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: é possível fazer isso de maneira mais rápida clicando na caixa “Texto normal” e selecionando a opção ''Título 1'' para aplicar;

Google Docs tem atalho para aplicar formatação de título ao documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs tem atalho para aplicar formatação de título ao documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Repita o mesmo processo com todos os capítulos, aplicando a formatação de “Título 1″;

Aplique a formatação Título 1 a todos os capítulos do documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Aplique a formatação Título 1 a todos os capítulos do documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Agora, selecione todos os subcapítulos e aplique a formatação “Título 2″;

Aplique a formatação Título 2 do Google Docs aos subcapítulos do documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Aplique a formatação Título 2 do Google Docs aos subcapítulos do documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Repita o processo com todos os itens que deseja que apareça no sumário, lembrando de hierarquizá-los como ''Título 3'', ''Título 4'' e assim por diante;

Alterar a formatação de um Título

Caso não goste da formatação pré-definida pelo Google Docs, o usuário pode mudar o estilo facilmente. Basta aplicar o tamanho e detalhes da fonte desejada ao texto e selecioná-lo quando terminar. Feito isso, em seguida, clique em “Formatar'' > ''Estilo de Parágrafo'' > ''Título X'' > ''Atualizar título X para corresponder”. Todos os itens com aquela formatação serão automaticamente atualizados;

Usuário pode alterar a formatação dos títulos do Google Docs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode alterar a formatação dos títulos do Google Docs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como formatar os seu documento para a criação do sumário.

Criando o sumário

Passo 1. Vá até a página em branco onde deseja inserir o sumário. Caso não tenha uma, clique em “Inserir'' > ''Quebra de página” para criar;

Clique em inserir quebra de página no Google Docs para criar folha para o sumário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em inserir quebra de página no Google Docs para criar folha para o sumário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Com o cursor no início da página, clique em “Inserir'' > ''Sumário”. Selecione o estilo desejado;

Google Docs tem dois tipos de sumários disponíveis para o usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs tem dois tipos de sumários disponíveis para o usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Com números: trata-se do sumário clássico, que contém os capítulos e subcapítulos do documento acompanhados do número da página. Esse estilo é mais indicado para trabalhos impressos e que sigam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

Sumário com números do Google Docs indica a página dos capítulos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Sumário com números do Google Docs indica a página dos capítulos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Com links: caso o seu documento seja distribuído apenas digitalmente, o sumário com link pode ser uma opção mais interessante. Nele, o usuário precisa apenas clicar no título do capítulo para ir até a página. No entanto, verifique se a opção se encaixa às normas técnicas exigidas para o seu trabalho;

Google Docs tem sumário com links para documentos digitais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs tem sumário com links para documentos digitais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Caso edite o documento e precise corrigir o sumário, basta tocar no botão “Atualizar” ao lado esquerdo dele. O Google Docs mostrará a nova página dos capítulos e subcapítulos afetados;

Google Docs tem opção para atualizar o sumário em caso de alteração de páginas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs tem opção para atualizar o sumário em caso de alteração de páginas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Microsoft Office ou Google Docs: qual editor de documentos é melhor? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.