O Google Docs é uma alternativa gratuita ao Microsoft Word para, por exemplo, trabalhos acadêmicos. Assim como o programa da Microsoft, o aplicativo da web permite que o usuário crie sumários para os seus documentos em poucos passos. Confira como criar sumários no Google Docs.
Como incluir caractere especial e símbolo no Google Docs com desenhos
O Google Docs identifica os itens que farão parte do sumário através da ferramenta de ''Títulos''. Esse recurso deve ser utilizado seguindo uma hierarquia, sendo que o ''Título 1'' deve ser usado para nomes de capítulos, o ''Título 2'' para subcapítulos e assim por diante.
Formatar o documento
Passo 1. No seu documento, selecione um capítulo do texto;
Passo 2. Clique no menu ''Formatar'' e escolha ''Estilos de parágrafos'' > ''Título 1'' > ''Aplicar Título 1'';
Dica: é possível fazer isso de maneira mais rápida clicando na caixa “Texto normal” e selecionando a opção ''Título 1'' para aplicar;
Passo 3. Repita o mesmo processo com todos os capítulos, aplicando a formatação de “Título 1″;
Passo 4. Agora, selecione todos os subcapítulos e aplique a formatação “Título 2″;
Passo 5. Repita o processo com todos os itens que deseja que apareça no sumário, lembrando de hierarquizá-los como ''Título 3'', ''Título 4'' e assim por diante;
Alterar a formatação de um Título
Caso não goste da formatação pré-definida pelo Google Docs, o usuário pode mudar o estilo facilmente. Basta aplicar o tamanho e detalhes da fonte desejada ao texto e selecioná-lo quando terminar. Feito isso, em seguida, clique em “Format
Pronto! Agora você já sabe como formatar os seu documento para a criação do sumário.
Criando o sumário
Passo 1. Vá até a página em branco onde deseja inserir o sumário. Caso não tenha uma, clique em “Inserir'' > ''Quebra de página” para criar;
Passo 2. Com o cursor no início da página, clique em “Inserir'' > ''Sumário”. Selecione o estilo desejado;
Com números: trata-se do sumário clássico, que contém os capítulos e subcapítulos do documento acompanhados do número da página. Esse estilo é mais indicado para trabalhos impressos e que sigam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
Com links: caso o seu documento seja distribuído apenas digitalmente, o sumário com link pode ser uma opção mais interessante. Nele, o usuário precisa apenas clicar no título do capítulo para ir até a página. No entanto, verifique se a opção se encaixa às normas técnicas exigidas para o seu trabalho;
Passo 4. Caso edite o documento e precise corrigir o sumário, basta tocar no botão “Atualizar” ao lado esquerdo dele. O Google Docs mostrará a nova página dos capítulos e subcapítulos afetados;
Microsoft Office ou Google Docs: qual editor de documentos é melhor? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Seis fones concorrentes dos AirPods que são mais baratos
- Moto G8 vs Motorola One Macro: compare preço e ficha técnica
- Como remover a opção “Desinstalar” no menu iniciar do Windows 10
- Fortnite: como mudar o e-mail da conta Epic Games
- Mortal Kombat X receberá outro DLC com mais quatro Fatalities clássicos
- Microsoft registra endere?os Office.porn e Office.adult na web
- Intel redesenha processadores para proteger contra falha Spectre
- LG G4 começa a receber atualização para o Android Marshmallow
- Lumia 950 e 950 XL com 'supercâmera' de 20 megapixels em fotos vazadas
- Como cancelar uma compra no Mercado Livre
- Três novidades da build 17040 do Windows 10 Insider Preview
- Como usar o app do SoundCloud no PC para ouvir músicas grátis
- Saiba como ganhar dinheiro rapidamente no jogo Mafia 3
- Call of Duty e Resident Evil 7 são destaques nos trailers da semana
- Mega Man: veja as curiosidades sobre a popular franquia
- Como reiniciar o banco de dados de plugins do Firefox
- CBLoL: relembre polêmicas no Campeonato Brasileiro de League of Legends
- Google corrige problema em app do YouTube que consumia bateria do iPhone
- Como criar atalhos com Bitmojis do Snapchat na tela inicial do celular
- Apple e Huawei lideram mercado de smartwatches no terceiro trimestre