O Flock, aplicativo de comunicação entre equipes, anunciou na segunda-feira (3) o Detector de Notícias Falsas. A ferramenta identifica sites pouco confiáveis que o usuário tente compartilhar e alerta sobre o risco da informação não ser verdadeira. O recurso tem um banco de dados internacional com mais de 600 fontes e recebeu URLs brasileiras que também apresentam risco de conter declarações não verificadas.

Google muda Hangouts e divide aplicativo em dois contra rival Slack

Segundo o rival de aplicativos como Slack e WhatsApp (principal distribuidor de boatos da Internet), notícias falsas, assim como as verdadeiras, podem impactar em decisões de uma empresa, caso não sejam identificadas previamente. Por isso, o Detector tem integração mundial e sinaliza sites internacionais e nacionais já cadastrados em um banco de dados. Atualmente, o Flock tem mais de 600 fontes suspeitas de todos os países, sendo 17 endereços brasileiros.

App de comunicação entre equipes ganha Detector de Notícias Falsas (Foto: Divulgação/Flock)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como funciona

Ao tentar compartilhar um link no Flock, desde que seja de um site cadastrado no banco de dados do Detector de Notícias Falsas, a ferramenta automaticamente identifica o conteúdo e sinaliza ao usuário com uma barra vermelha e um ícone grande ao lado da URL na caixa de mensagens. Após o alerta, fica a cargo de quem está enviando o link decidir se mantém o compartilhamento ou não.

Detector de Notícias Falsas alerta automaticamente sobre site suspeito (Foto: Divulgação/Flock)

Contra boatos

Além do Flock, outras plataformas que perm

... item compartilhar sites também adotaram medidas contra as informações falsas ou não verificadas. Em parceria com organizações jornalísticas, o Facebook e o Google lançaram filtros e etiquetas para evitar a propagação de boatos. Já o Snapchat atualizou suas diretrizes de notícias para conter publicações sensacionalistas.

Download grátis: quais são os cuidados na hora de baixar? Troque dicas do Fórum do TechTudo




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.