O WhatsApp é o aplicativo mais baixado de todos os tempos na Google Play Store. Apesar da  popularidade do mensageiro, é possível que alguns usuários encontrem erros no aplicativo, como problemas na exibição dos contatos, demora no recebimento de notificações ou falhas na conexão com a internet.

A maioria dessas situações, no entanto, podem ser resolvidas de forma simples, por meio de algumas configurações do app de mensagens. Veja, abaixo, quais são os principais erros do WhatsApp e aprenda a solucioná-los.

WhatsApp recebeu função Recado e melhoria de fotos noturnas em março

WhatsApp: aprenda a resolver os principais erros do mensageiro (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) WhatsApp não conecta à Internet

O mensageiro depende de acesso à Internet para funcionar. Se o app não conecta, verifique se você consegue acessar à Internet por outro meio. Você pode abrir o navegador e tentar acessar qualquer site. Para isso, o celular não pode estar no modo avião e deve estar conectado via Wi-Fi ou 3G/4G.

Se a conexão do WhatsApp só funciona via Wi-Fi, mas não por dados móveis, é preciso conferir se os dados estão ativados para esse app. Para isso, acesse Ajustes > Celular, procure por “WhatsApp” e veja se está habilitado. Já se o app não funcionar via Wi-Fi, desconecte e conecte novamente. Caso não resolva, tente se conectar a outra rede.

Para melhor funcionamento, é preciso que o mensageiro esteja atualizado, rodando sua versão mais recente.

Verifique se os dados móveis estão ativados para o WhatsApp (Foto: Reprodução/Karen Malek)

2) Mensagem de confirmação não chega

Ao instalar o WhatsApp, o aplicativo envia uma mensagem de confirmação para o número cadastrado. Caso você não receba essa mensagem, confira se o número digitado está com o código do país certo. No Brasil, é preciso que inicie com "+55", seguido do código de sua cidade. Se o telefone estiver certo e, mesmo assim, a confirmação não chegar, é possível pedir que o app faça uma ligação para o número, em vez de enviar um SMS com o código. Vale lembrar que em fevereiro deste ano, o WhatsApp adicionou o recurso de verificação em duas etapas para garantir maior segurança ao instalar o app em um novo celular.

Além de enviar mensagem, o WhatsApp também tem código de acesso para instalar o app (Foto: Aline Batista/TechTudo)

3) Notificações não chegam

Sempre que alguém enviar uma mensagem para você no WhatsApp, uma notificação chega avisando. Para isso, é preciso que o telefone esteja conectado à Internet. Se o telefone estiver conectado, mas os alertas não chegam, confira na

... s preferências do celular se as notificações para o mensageiro estão acionadas. Para isso, vá em Ajustes > Notificações, abra a aba “WhatsApp” e veja se a opção “Permitir notificações” está ativada.

As conversas que foram silenciadas, porém, não emitirão notificações. Em último caso, se tudo estiver configurado e você continuar sem receber os alertas, desinstale o app e instale novamente.

Verifique se as notificações para o WhatsApp estão habilitadas (Foto: Reprodução/Karen Malek)

4) Contatos não aparecem

Os contatos adicionados no celular e que tenham WhatsApp instalado, aparecerão automaticamente no app para iniciar uma nova conversa. Para que o mensageiro tenha acesso aos contatos do aparelho, é preciso que o usuário conceda autorização, por questão de segurança. Se em algum momento da instalação essa permissão foi negada, o WhatsApp não terá acesso aos contatos e não poderá exibi-los para iniciar conversas.

Para autorizar o acesso aos contatos pelo aplicativo, abra as configurações de privacidade e ative a permissão para o app. Vá em Ajustes > Privacidade > Contatos e autorize o WhatsApp. O mensageiro não tem acesso a contatos salvos em outro lugares que não sejam o chip, o telefone ou Google/CardDav no celular.

Certifique-se de que WhatsApp tem acesso à sua agenda de contatos (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Se a pessoa tiver WhatsApp e ainda assim não aparecer pra você, verifique se o número está adicionado corretamente. Vale ressaltar que, com os novos status, a agenda de contatos do mensageiro mudou de lugar. Aprenda como encontrá-la.

5) WhatsApp não faz download de fotos e vídeos

O download das mídias recebidas só pode ser feito com uma conexão à Internet. Se o telefone estiver conectado, mas não baixar os arquivos, veja se o aparelho tem memória suficiente para armazená-los. Nos smartphones que suportam microSD, confira se o cartão está em modo somente leitura ou se não esta corrompido. Já se o celular tiver memória disponível e ainda assim não for possível fazer o download, verifique se a data e hora do celular estão ajustadas corretamente.

Se o WhatsApp não baixar mídias, é possível que o telefone esteja sem internet ou sem espaço (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

6) Celular não instala o WhatsApp

Para que o download e a instalação do WhatsApp possam ser concluídos, é preciso que o aparelho esteja conectado à Internet para baixar. Se o smartphone estiver com conexão e o arquivo não estiver sendo baixado, confira se há espaço suficiente no telefone para transferência e instalação do app.

Verifique se o tem memória e se está conectado antes de instalar o WhatsApp (Foto: Aline Batista/TechTudo)

7) As mídias são baixadas automaticamente

Principalmente se você fizer parte de muitos grupos, o download automático de mídias pode ser um inimigo do consumo de internet, fazendo com que o gasto de internet seja grande por conta dos arquivos baixados. Para evitar surpresas relacionadas ao consumo de dados, é possível desativar o download automático na rede 4G. Abra o WhatsApp, vá em Ajustes > Uso de dados e armazenamento, e escolha "Wi-Fi" em Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos, para que esses arquivos só sejam baixados automaticamente no Wi-Fi.

Escolha a opção "Wi-Fi" para que os arquivos do WhatsApp não sejam baixados pelos dados (Foto: Reprodução/Karen Malek)
Qual é o melhor recurso da atualização mais recente do WhatsApp para iPhone (iOS)? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.