Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Foxit Reader é um software, com versão gratuita e paga, desenvolvido para visualizar e manipular documentos em PDF. Por ser leve e cheio de recursos, o programa se tornou concorrente e uma alternativa ao Adobe Acrobat Reader. Dentre os inúmeros recursos que o Foxit Reader possui, mesmo na versão gratuita, está a inclusão de arquivos de áudio e vídeo em documentos PDF. Isso permite o desenvolvimento de projetos sofisticados e elegantes em formato PDF.

Inclua áudio e vídeos em documentos PDF com Foxit Reader (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Inclua áudio e vídeos em documentos PDF com Foxit Reader (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Inclua áudio e vídeos em documentos PDF com Foxit Reader (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Incluir um arquivo de vídeo

Passo 1. Com o Foxit Reader aberto, faça o caminho "Arquivo", "Criar", "Em Branco" e "Em branco";

Clique na opção Em Branco para criar um novo documento PDF  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Clique na opção Em Branco para criar um novo documento PDF  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Clique na opção Em Branco para criar um novo documento PDF (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 2. Na aba "Página Inicial", selecione a opção "Áudio e Vídeo";

Passo 3. Com a opção selecionada, o cursor irá mudar para o formato de cruz. Agora clique e arraste no local onde deseja incluir o arquivo;

Clique e arraste no local desejado para incluir o arquivo de vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Clique e arraste no local desejado para incluir o arquivo de vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Clique e arraste no local desejado para incluir o arquivo de vídeo (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 4. Após isso, a janela "Adicionar Vídeo e Áudio" será aberta. Dentro de "Configurações de Conteúdo" clique em "Procurar" para localizar o arquivo a ser inserido;

Localize o arquivo clicando em Procurar  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Localize o arquivo clicando em Procurar  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Localize o arquivo clicando em Procurar (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 5. Quando voltar para a janela "Adicionar Vídeo e Áudio", mantenha selecionadas as opções "Incorporar o Conteúdo no Documento" e "Mostrar Reprodutor";

Mantenha as opções marcadas para reproduzir o arquivo adequadamente no documento  (Foto: Reprodução/ Davi de Lima)Mantenha as opções marcadas para reproduzir o arquivo adequadamente no documento  (Foto: Reprodução/ Davi de Lima)

Mantenha as opções marcadas para reproduzir o arquivo adequadamente no documento (Foto: Reprodução/ Davi de Lima)

Passo 6. Ainda na janela "Adicionar Vídeo e Áudio", a opção "Criar Pôster do Arquivo" permite inserir uma imagem estática no local do arquivo de vídeo;

Adicione uma imagem estática para ilustrar o local do vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Adicione uma imagem estática para ilustrar o local do vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Adicione uma imagem estática para ilustrar o local do vídeo (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 7. Após os ajustes, clique em "OK" para inserir o arquivo.

A imagem escolhida ficará no local do arquivo de vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)A imagem escolhida ficará no local do arquivo de vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

A imagem escolhida ficará no local do arquivo de vídeo (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Incluir arquivo de áudio

Para incluir um arquivo de áudio, siga os mesmos passos:

Passo 1. Com o arquivo aberto na aba "Página Inicial" selecione a opção "Áudio e Vídeo";

Passo 2. Clique e arraste no local onde deseja inserir o arquivo de áudio;

Passo 3. Na janela "Adicionar Vídeo e Áudio" clique em "Procurar" para localizar o arquivo;

Clique em Procurar para inserir um arquivo de áudio  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Clique em Procurar para inserir um arquivo de áudio  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Clique em Procurar para inserir um arquivo de áudio (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 4. Ainda na janela "Adicionar Vídeo e Áudio" clique em "Criar Pôster do Arquivo" e, em seguida, "Procurar" para inserir uma imagem estática. Após os ajustes clique em "OK".

Após inserir os arquivos clique em OK para concluir  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Após inserir os arquivos clique em OK para concluir  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Após inserir os arquivos clique em OK para concluir (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

O Foxit permite fazer algumas configurações no modo de exibição e reprodução dos arquivos inseridos.

Configurando o modo de exibição

Passo 1. Com a opção "Áudio e Vídeo" selecionada, na aba "Página Inicial", dê um duplo clique sobre o arquivo para que a janela "Propriedades de Áudio e Vídeo" seja aberta;

Configure o modo de exibição de áudio e vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Configure o modo de exibição de áudio e vídeo  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Configure o modo de exibição de áudio e vídeo (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 2. Na aba "Aparência" é possível alterar a espessura da borda ou até mesmo retirar a borda do arquivo. Para isso, clique no menu suspenso ao lado de "Largura" e marque a opção desejada para borda;

Edite a largura da borda do arquivo de acordo com a sua preferência  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Edite a largura da borda do arquivo de acordo com a sua preferência  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Edite a largura da borda do arquivo de acordo com a sua preferência (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 3. A opção "Estilo" alterna o tipo da borda para "Sólido" ou "Tracejado". Clique no menu suspenso e escolha uma opção;

Altere o estilo da borda para uma linha contínua ou tracejada  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Altere o estilo da borda para uma linha contínua ou tracejada  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Altere o estilo da borda para uma linha contínua ou tracejada (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 4. Para alterar a cor da borda, clique no quadradinho ao lado da opção "COR";

Ao clicar no quadrado, uma janela com opções de cores será aberta (Foto:  Reprodução/Davi de Lima)Ao clicar no quadrado, uma janela com opções de cores será aberta (Foto:  Reprodução/Davi de Lima)

Ao clicar no quadrado, uma janela com opções de cores será aberta (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 5. Ainda na janela "Propriedades de Áudio e Vídeo" a aba "Aparência" oferece a opção de inserir um pôster ou alterar o que já foi inserido, para isso, basta clicar no botão "Alterar Pôster";

Altere a imagem estática ou insira uma clicando em Alterar Pôster  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Altere a imagem estática ou insira uma clicando em Alterar Pôster  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Altere a imagem estática ou insira uma clicando em Alterar Pôster (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 6. Após aplicar os ajustes, clique no botão "Fechar".

Configurando o modo de reprodução

Passo 1. Dê um duplo clique sobre o arquivo, na janela "Propriedades de Áudio e Vídeo", selecione a aba "Configurações" e clique em "Editar". Isso fará com que abra a janela "Configuração da Versão";

Edite o modo de reprodução dos arquivos de áudio e vídeo no documento  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Edite o modo de reprodução dos arquivos de áudio e vídeo no documento  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Edite o modo de reprodução dos arquivos de áudio e vídeo no documento (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 2. Selecione a aba "Configurações da Reprodução";

Configurações de Reprodução permite fazer alterações básicas no padrão de reprodução dos arquivos  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Configurações de Reprodução permite fazer alterações básicas no padrão de reprodução dos arquivos  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Configurações de Reprodução permite fazer alterações básicas no padrão de reprodução dos arquivos (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 3. Para definir o volume padrão para a reprodução, clique nas setas para cima ou para baixo;

Escolha o nível de volume padrão para reproduzir os arquivos de vídeo ou áudio  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Escolha o nível de volume padrão para reproduzir os arquivos de vídeo ou áudio  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Escolha o nível de volume padrão para reproduzir os arquivos de vídeo ou áudio (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 4. Por padrão os arquivos são reproduzidos sem exibir os controles do reprodutor (botão de pause, play entre outros). Para adicionar os controles marque a opção "Mostrar Controles do Reprodutor";

Adicione controladores de mídia ao reproduzir os arquivos no documento PDF  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Adicione controladores de mídia ao reproduzir os arquivos no documento PDF  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Adicione controladores de mídia ao reproduzir os arquivos no documento PDF (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 5. Para repetir o vídeo ou o áudio automaticamente, marque a opção "Repetir" e em seguida escolha a opção "Continuamente" ou a opção "Vezes" para definir a quantidade de repetições que o arquivo terá. Após os ajustes clique em "OK" e "Fechar";

Reproduza o arquivo continuamente ou inclua um numero limitado de repetições  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)Reproduza o arquivo continuamente ou inclua um numero limitado de repetições  (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Reproduza o arquivo continuamente ou inclua um numero limitado de repetições (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Passo 7. Para reproduzir o arquivo inserido no documento pressione "ALT + 3" para mudar para a ferramenta "Mão" e clique sobre o arquivo.

Selecione a ferramenta Mão e clique sobre o arquivo para reproduzi-lo (Foto:  Reprodução/Davi de Lima)Selecione a ferramenta Mão e clique sobre o arquivo para reproduzi-lo (Foto:  Reprodução/Davi de Lima)

Selecione a ferramenta Mão e clique sobre o arquivo para reproduzi-lo (Foto: Reprodução/Davi de Lima)

Uma dica útil é instalar o QuickTime, porque o Foxit Reader aceitas vários formatos de áudio e vídeo, mas para reproduzir formatos como MP4, por exemplo, é necessário que alguns codecs estejam instalados no sistema. Sendo assim, o QuickTime resolve a maioria desses problemas de compatibilidade.

Como imprimir PDF em forma de livreto no Adobe Acrobat? Troque dicas no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.