Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Existem aplicativos que te ajudam a monitar os exercícios e sua alimentação, além de acompanhar o processo de emagrecimento. Assim, fica mais fácil comer bem, praticar atividades físicas e manter uma rotina para alcançar suas metas.

Para manter o foco, também é possível participar de desafios, chamar os amigos e ver quem perde mais peso, saber quantas calorias você deve comer por dia, gravar sua rota de atividades e outras funções. Veja, na lista abaixo, quatro opções de aplicativos para praticar corridas podem ajudar você a perder peso.

Apps para Android e iPhone ajudam a se exercitar e perder peso (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Apps para Android e iPhone ajudam a se exercitar e perder peso (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Apps para Android e iPhone ajudam a se exercitar e perder peso (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) RunKeeper

O RunKeeper é gratuito, está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e ajuda o usuário a monitorar suas atividades físicas. Depois de baixar o aplicativo, é preciso se cadastrar com seu e-mail ou sua conta do Facebook.

Caso escolha a primeira opção, será necessário preencher algumas informações, como sexo, data de nascimento e peso. Se escolher a segunda opção, o app cruza as informações com a rede social e só é preciso colocar o seu peso para acompanhar o processo de emagrecimento.

Aplicativo RunKeeper faz histórico das suas atividades (Foto: Reprodução/Camila Peres)Aplicativo RunKeeper faz histórico das suas atividades (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Existem cinco abas no RunKeeper: em “eu”, encontramos o perfil do usuário; em “meu plano”, é possível definir uma meta; em “iniciar”, o usuário marca o tempo da atividade física; em “amigos”, é possível sincronizar os contatos do celular ou do Facebook; e, por último, a aba de “desafios”.

Quando o usuário começar a sua corrida, é preciso ir na aba “Iniciar” e clicar em “ir corrida”. O app começará a marcar o tempo. Quando a atividade acabar, algumas informações sobre ela aparecerão, como o tempo, a quantidade de quilômetros, como foi a corrida, calorias queimadas, lembrete de exercícios, frequência cardíaca, obsevações do usuário e outros detalhes para que você possa acompanhar suas conquistas. Ou seja, se você salvar suas atividades sempre que correr, o app vai criar um histórico do seu desempenho.

2) Runtastic

Disponível para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, o Runtastic é um ótimo aplicativo para quem deseja acompanhar suas atividades físicas e seu desempenho ao longo dos meses. O app monitora a distância total percorrida, a maior e a menor altitude do percurso, além de duração e velocidade máxima e mínima, de acordo com o seu GPS.

Aplicativo Runtastic monitora suas atividades físicas (Foto: Reprodução/Camila Peres)Aplicativo Runtastic monitora suas atividades físicas (Foto: Reprodução/Camila Peres)

O Runtastic, além de oferecer um histórico das atividades, faz uma estatística do quanto você correu no mês e permite fazer uma tabela de classificação, ou seja, é possível convidar seus amigos e ver quem faz mais atividade durante um mês. Além disso, é possível ouvir as músicas que estão no seu aparelho sem sair do aplicativo.

Os usuários também têm acesso a um “Feed de Notícias” com conteúdos relacionados a corrida, outras atividades físicas e maneiras saudáveis de se alimentar. Para usar uma versão mais completa do app, é preciso pagar $ 9,99 por mês (cerca de R$ 34 na cotação do dia).

3) Strava

O Strava também permite que o usuário faça o monitoramento de suas atividades físicas e, se estiver conectado com o Mova Mais, pode acumular pontos e trocar por passagens aéreas. Após se cadastrar, é possível participar de desafios, gravar os trajetos que você fez, compartilhar com amigos e definir uma meta. O app oferece informações para acompanhar a sua performance diariamente.

Acumule pontos no Strava por fazer exercícios e troque por passagens aéreas (Foto: Reprodução/Camila Peres)Acumule pontos no Strava por fazer exercícios e troque por passagens aéreas (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Acumule pontos no Strava por fazer exercícios e troque por passagens aéreas (Foto: Reprodução/Camila Peres)

O Strava também permite compartilhar seus resultados no Garmin Connect, Instagram, MyFitnessPal e Health. Além disso, o usuário pode criar sua própria rota e gravar sua rotina de atividade. O programa mostra as estatísticas e todos os exercícios que você já fez. Está disponível para Android e iPhone (iOS).

O aplicativo é gratuito, mas, quem desejar, pode adquirir o Strava Preminum, que é grátis durante os 30 primeiros dias. Depois do período de testes é preciso pagar R$ 19,99 por mês. Com esse plano, o usuário tem acesso a um treinamento personalizado feito por profissionais da área.

4) MyFitnessPal

Com o MyFitnessPal, você pode monitar sua dieta e exercícios, além de acompanhar seus objetivos e o processo. Há duas formas de cadastro: direto pelo app ou via Facebook. Depois que escolher entre as duas opções de cadastramento, o aplicativo irá perguntar "qual é a sua meta?", "quão ativo você é?", gênero, quando nasceu, onde mora, sua altura, peso, a meta do peso que deseja alcançar e a sua meta semanal. Em seguida, será preciso preencher os campos com seu e-mail, senha e escolher um nome de usuário.

Aplicativo monitora seus exercícios e alimentação (Foto: Reprodução/Camila Peres)Aplicativo monitora seus exercícios e alimentação (Foto: Reprodução/Camila Peres)

O diferencial do MyFitnessPal é que, além de ajudar o usuário em suas atividades físicas, há uma preocupação com a alimentação. Do mesmo jeito que há um monitoramento para exercícios, há também para as refeições. É possível adicionar tudo o que se come no café da manhã, almoço, lanche e jantar, e saber quantas calorias ingeriu.

O aplicativo pede permissão para ter acesso ao monitoramento de passos do celular. Caso você aceite, o MyFitnessPal contabilizará quantos passos foram dados por dia, o que pode ajudar a bater sua meta. Também há dicas de alimentação e exercícios para serem feitos. Tudo é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS).

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.