O Hemotify é uma plataforma gratuita que tem o objetivo de conectar possíveis doadores de sangue aos hemocentros de suas cidades, por meio de notificações via redes sociais. Atualmente, os 11 locais cadastrados no software estão espalhados por regiões como Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Disponível via web (com acesso via navegador para celulares, desktops e tablets), o recurso foi criado por alunos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (RS) em outubro de 2016 e reúne mais de 1570 doadores ao redor do Brasil.

Facebook ganha 'vaquinha virtual' para ajudar no suporte a causas

Hemotify é uma plataforma de cadastro de doadores de sangue (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como funciona

Ao fazer o cadastro no Hemotify, o doador fica sabendo das necessidades de cada hemocentro baseado em seu tipo sanguíneo. Em caso de necessidade de doação do seu tipo de sangue, o doador recebe uma notificação pelo Facebook. Os hemocentros contam com um painel de controle dos cadastros, por meio do qual são selecionados os doadores de acordo com a demanda do momento. 

O Hemotify entra em contato com doadores por meio do Facebook (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

"Ela [a plataforma] vem para tentar solucionar o problema de falta de estoques de sangue e tenta manter constante a frequência de doações, visto que existem períodos em que existe muita doação (e parte do estoque é jogado fora devido à validade), e poucas doações, como nos dias que ocorre o carnaval”, disse Gabriel Branco, um dos brasileiros criadores da plataforma Hemotify.

Como hemocentros podem se cadastrar? 

No site do Hemotify há uma aba por meio da qual os hemocentros de todo o Brasil podem fazer o cadastro para receberem doadores de sangue. Para efetuar o cadastro não há nenhum pré-requisito.  

É possível inscrever hemocentors no Hemotify (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)
 

Procura por doadores se expande a diferentes tipos de segmentos

Vale lembrar que iniciativas digitais como essa são importantes para a conscientização da popularização brasileira no que diz respeito à importância da doação de sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2016, apenas 1,8 % da população do país foi doadora. 

Para incentivar a prática e celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), algumas empresas de tecnologia como a Uber criar

... am iniciativas próprias como o UberDoação, uma ação em parceria com o Ministério da Saúde e Hemocentros do Brasil. Na ocasião, foram oferecidos R$ 20 de desconto aos usuários do serviço de transporte que doassem sangue entre 22 a 26 de novembro.
No Hemotify você pode selecionar seu tipo sanguíneo ao fazer o cadastro (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Você também pode ajudar

Além do ato solidário de doar sangue, é possível contribuir para o desenvolvimento da plataforma na “vaquinha virtual", o financiamento coletivo. Para realiza-lo, basta entrar no site (catarse.me/projetohemotify) e contribuir com a quantia que puder.

Para doar sangue a é recomendação é estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa quatro horas antes).

Ao chegar ao local da doação de sangue é necessário apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.