Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, criada em 2010 pelos programadores Kevin Systrom e Mike Krieger, se tornou uma febre em pouco tempo. O serviço foi comprado pelo Facebook em abril de 2012, por cerca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 3 bilhões) e, em agosto do mesmo ano, passou a receber uma grande quantidade de atualizações. Em 2017, a rede já conta com mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Se você está curioso para saber como a plataforma mudou nestes anos, confira.

Como fazer backup de fotos e vídeos da sua conta privada no Instagram

Instagram atualmente; confira o que mudou na rede social desde 2010 (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Versão web

A versão web do Instagram foi finalmente lançada em 2013, no dia 5 de fevereiro. Na época, esse era um dos recursos mais pedidos pelos usuários e, ao ser disponibilizado, procurava reproduzir a experiência dos aplicativos móveis no desktop, sem muitas inovações e com ausência de algumas funções. Atualmente, já é possível curtir, comentar nos posts e ver as notificações pela tela do PC.

Instagram Web ganha central de notificações (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Suporte a vídeo

Revelado em 20 de junho de 2013, o suporte a vídeo foi uma função muito aguardada pelos usuários, que desejavam mais do que fotos para reproduzir seu dia a dia. Na época, a plataforma só suportava conteúdos com até 15 segundos de duração, mas ganhou 13 novos filtros exclusivos e a possibilidade de usar um frame específico como capa. Agora, os usuários podem fazer vídeos de até um minuto.

Instagram Direct

No final de 2013, no dia 12 de dezembro, foi lançado o Instagram Direct, um serviço de mensagens interno no próprio aplicativo, que permite compartilhar conteúdo para usuários específicos ou grupos. A ideia, na época, era concorrer com outros apps de mensagens, como o WhatsApp e o Snapchat.

Instagram Direct (Foto: Carolina Ochsendorf)

Boomerang

A próxima grande inovação ocorreu em 2015, com o lançamento do Boomerang. O aplicativo permitia fazer uma série de fotos e transformá-las em um pequeno vídeo em loop. A função foi integrada ao app principal do Instagram em 2016, com a possibilidade de usar o recurso dentro do Stories.

Algoritmo do Facebook

Em 2016 também ocorreu uma das mudanças mais controversas da rede social, com a adição de um algoritmo semelhante ao do Facebook, que decide automaticamente quais conteúdos os usuários estariam mais interessados e filtra o que most

... rar em seus feeds. A justificativa apresentada para a alteração, na época, foi que as pessoas não conseguiam ver cerca de 70% do que era publicado.

Stories

Outra mudança marcante foi a introdução do Stories, em agosto de 2016. Semelhante ao Moments do Snapchat, o Stories permite que usuários possam compartilhar conteúdos de fotos e vídeos, para todos os usuários, com tempo de duração máxima de 24 horas. Nela, você sabe quem visualizou as suas publicações, ao rolar a tela para cima, além de poder adicionar textos, stikers e a sua localização.

Vídeo ao vivo

No início, o Stories só possuía suporte para fotos e vídeos mas, em novembro de 2016, passou a permitir também a adição de vídeos ao vivo, outra função também encontrada no Snapchat. Este ano, o recurso recebeu atualização e agora é possível salvar os seus próprios vídeos ao final da live

Stickers Geográficos

A mais recente investida da rede social parece ser mesmo a área de etiquetas. No final de 2016, a plataforma anunciou uma série de stickers geográficos, que só estão disponíveis em determinadas áreas do mundo. A novidade, mais uma encontrada no rival Snapchat, começou a ser implementada em algumas cidades do mundo, como Nova Iorque e Jakarta, sendo depois expandida para o Japão e Coréia do Sul. No Brasil, a função pode ser encontrada, por enquanto, apenas em São Paulo.

São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a receber os Geostikers do Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)


Fotos em carrossel

Em fevereiro deste ano, a rede social liberou a postagem de até dez fotos e vídeos com forma de carrossel de mídias com o mesmo filtro de imagem. Para visualizá-las, os usuários deverão rolar a tela para o lado esquerdo, caso estejam sinalizados os pontinhos azuis abaixo das fotos, bem como o ícone de carrossel (sempre localizado à direita superior das publicações no app). 

Instagram permite post com até dez fotos (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Instagram: como resolver "o nome de usuário inserido não pertence a uma conta"? Troque dicas no Fórum do TechTudo

Verificação em duas etapas e blur em fotos

A fim de garantir a segurança dos usuários da rede social, o Instagram anunciou em 23 de março a verificação em duas etapas. A partir de agora, os usuários podem lançar mão de um código, geralmente enviado para o celular do dono do perfil por meio de SMS, além do clássico login e senha. Algumas fotos consideradas sensíveis podem receber blur. Para visualizá-las, será necessário pressioná-las.

Ativando a autenticação em duas etapas no Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Chat e fotos e vídeos efêmeros no mesmo lugar

A mudança mais recente, anunciada no dia 11 de abril, reúne fotos e vídeos 'que somem depois de vistos'  junto com texto e outros conteúdos compartilhados em uma conversa privada por inbox, no Instagram Direct. Antes, só era possível interagir por meio de mensagem de texto, imagens da câmera e emojis. Porém, com o novo Direct, todos os tipos de interação estão disponíveis em uma única conversa — inclusive as fotos e vídeos efêmeros. 

Novo Instagram Direct (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Via Instagram

*Colaboraram Carolina Ochsendorf e Gabrielle Lancellotti


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.