Estamos a poucos dias da Páscoa e a procura por ovos e barras de chocolate para presentear parentes e amigos segue a todo vapor. É claro que, em época de crise econômica, a busca por descontos também nunca esteve tão forte: de acordo com o levantamento do comparador de preços Zoom feito em março, o preço médio do ovo de Páscoa em 2017 é de R$ 40,20. Achou caro? Acredite, você não é o único.

Por esse motivo, diversos consumidores procuram na internet uma forma de comprar produtos mais baratos. As opções variam de encomendas via mensageiros e redes sociais até aplicativos para achar descontos em supermercados. No entanto, o aumento das buscas por esses presentes nessa época do ano não desperta apenas o coelhinho. O desejo de economizar nas compras pode levar muitas pessoas a caírem em golpes virtuais, como o que usou o nome da Kopenhagen para enganar mais de 300 mil usuários do WhatsApp.

Internautas fazem verdadeira caçada pelo itens de chocolate com o melhor preço (Foto: Pixabay)

Cibercriminosos, que agem contra o significado da Páscoa, aproveitam-se de ocasiões especiais para disseminar falsas promoções que podem deixar você no prejuízo. O grande perigo desses ataques é encontrar, em vez dos ovos, programas que roubam seus dados e instalam vírus no seu computador ou celular.

E quem é a potencial vítima dessas ameaças? Todos que estão conectados à rede. As táticas para enganar os usuários estão cada vez mais elaboradas, e clicar em um link mal intencionado não é uma exclusividade de pessoas que não conhecem o ambiente online. No entanto, é possível encontrar ofertas verdadeiras na internet e economizar, sem deixar de presentear pessoas importantes para você. Na falta do chocolate, ainda existem diversos sites que ajudam a criar e compartilhar um cartão de Páscoa virtual.

Como encontrar desconto

... s em ovos de Páscoa

Uma opção para economizar nas compras de Páscoa é procurar por descontos em supermercados. Para isso, o aplicativo AondeConvem, disponível para celulares com Android, para iPhone (iOS) e para modelos com Windows Phone, criou uma categoria especial para ovos de chocolate.

O funcionamento do programa é bem simples: ele pede acesso à sua localização para encontrar as ofertas mais próximas a você. Dessa forma, o app exibe fotos de encartes de supermercados e lojas diversas para que você escolha o preço que mais agradar.

Após fornecer sua localização ao AondeConvem, vá em "Categorias" e escolha o "Especial Páscoa" (Foto: Reprodução/Ana Marques)

Como se proteger de golpes virtuais

A primeira regra para não cair em golpes na Internet é desconfiar. Não clique em links desconhecidos, mesmo que eles sejam enviados por amigos. O WhatsApp é um dos maiores alvos dos ataques, justamente por sua popularidade no Brasil. Somente em abril, duas táticas foram usadas para enganar os usuários. Uma usando a marca O Boticário e outra, aproveitando a atual época do ano, oferecendo ovos de Páscoa gratuitos da Kopenhagen – que, obviamente, não existiam.

Além disso, é recomendado instalar um antivírus no seu celular ou computador – existem opções para Android e para iPhone. Por fim, nunca forneça seus dados pessoais para páginas estranhas e sempre que receber uma suposta promoção, cheque sua veracidade em canais oficiais da marca, como páginas verificadas do Facebook ou Instagram.

Golpe no WhatsApp engana usuários com falsa promoção que oferece ovos de Páscoa gratuitos (Foto: Divulgação/PSafe)

Como funciona o "Verificar código de segurança" no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.