Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Facebook Stories é um recurso que permite postar fotos e vídeos curtos que desaparecem em 24 horas. Apesar da grande semelhança com o Snapchat e o Instagram Stories, a ferramenta do Facebook têm suas particularidades, como filtros e efeitos exclusivos.

Veja, no tutorial a seguir, como fazer uma publicação no Stories do Facebook e editar as imagens para compartilhar com os amigos na rede social. O procedimento é exatamente o mesmo nos aplicativos para celulares com Android e no iPhone (iOS).

Facebook Stories: como enviar publicações privadas no Android ou iPhone

Facebook Stories com marca (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Aprenda a publicar fotos e vídeos no Facebook Stories (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Há duas maneiras de publicar Stories no Facebook. Ao abrir o aplicativo em seu celular, note que a foto de perfil aparece no topo da tela com a inscrição “Sua história”. Ao tocar nela, você abre a câmera e pode tirar uma foto para publicar no seu Stories. A segunda maneira é clicando diretamente no ícone de câmera que se encontra no canto superior esquerdo da tela, logo ao lado da barra de pesquisa.

Há duas maneiras de começar a publicar Stories no Facebook (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Há duas maneiras de começar a publicar Stories no Facebook (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. A câmera do Facebook Stories funciona de maneira semelhante à do Snapchat ou Instagram Stories, com algumas pequenas diferenças. Veja, abaixo, o que faz cada um dos elementos da câmera.

1 – Toque para tirar uma foto ou segure para gravar um vídeo;

2 – Permite escolher uma foto já salva em sua galeria de imagens;

3 – Alterna entre as câmeras frontal e traseira do celular;

4 – Permite adicionar efeitos e filtros à imagem;

5 – Volta para a tela inicial do Facebook.

Aprendendo a usar a câmera do Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)  (Foto: Aprendendo a usar a câmera do Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) )Aprendendo a usar a câmera do Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Há também uma maneira bem simples de alternar entre os principais filtros e máscaras do aplicativo. Note que na lateral esquerda há várias bolinhas. Basta arrastar o dedo para cima ou para baixo para navegar entre os filtros.

Usando os filtros mais rapidamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Usando os filtros mais rapidamente no Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Depois de tirar a foto para a sua História, você tem ainda algumas opções de edição, que são as seguintes:

1 – Publicar diretamente no seu Stories;

2 – Salvar a foto na galeria de imagens do celular;

3 – Fazer desenhos à mão na imagem;

4 – Digitar um texto;

5 – Aplicar efeitos de fundo ou molduras;

6 – Girar a imagem para direita ou esquerda.

Fazendo edições na imagem antes de publicar (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Fazendo edições na imagem antes de publicar no Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Em seguida, você deve escolher entre postar a foto na sua história ou enviar diretamente para um amigo. Se quiser publicar no Stories, basta deixar a opção “Sua história” marcada. Se quiser postar no Facebook, marque a opção “Publicar”. Caso queira enviar a um contato específico, basta selecioná-lo na lista de amigos.

Compartilhando o seu Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Compartilhando o seu Facebook Stories (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Agora, é só usar a criatividade para postar fotos engraçadas, bem humoradas e até mesmo artísticas. Aproveite todos os recursos que a plataforma de Mark Zuckerberg oferece.

Como resolver problema de conexão com Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.