Para muitas pessoas o YouTube não é somente uma plataforma divertida e criativa, mas uma forma de ganhar dinheiro. Pensando nisso, o site resolveu mudar a forma de monetização já que alguns usuários estavam repostando conteúdos já publicados para ganhar mais dinheiro com o mesmo assunto. Ou seja, indo contra as regras da plataforma. O YouTube montou o Youtube Partner Program (Programa de Parceiros do Youtube, em português) em 2007, em que os donos de canais na plataforma precisam seguir e cumprir algumas regras. Até agora, essa mudança ajudou o YouTube a encerrar milhares de canais que violaram as políticas do site.
YouTube vai abandonar anúncio de 30 segundos obrigatórios em vídeos
YouTube muda as regras de monetização de canais (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
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O que muda?
A partir da atualização do Youtube Partner Program, a plataforma deixará de veicular anúncios em vídeos até que o canal atinja 10 mil visualizações (dez mil views). Dessa forma, o site receberá informações suficientes para determinar a validade de um canal, se está seguindo as diretrizes corretas e as políticas do anunciante — até que o canal seja agraciado com anúncios. Segundo o Youtube, dentro de alguns dias começará um processo de revisão para os novos criadores que se inscreverem no Youtube Partner Program. Depois do criador conseguir 10 mil seguidores em seu canal, a plataforma irá rever suas atividades. Se estiver tudo certo, o site fará a monetização correta, incluindo os comerciais nos conteúdos. Além disso, os canais que já existem também passarão por essa revisão e os que estiverem com menos de 10 mil visualizações não receberão mais monetização. Essa mudança no YPP é valida para todos os canais do Youtube e esse número de 10.000 views se refere ao total de visualizações de um canal como um todo e não de um vídeo específico. A empresa acredita que essa atualização do programa seja uma boa alternativa para confirmar a legitimidade de um canal e evitar que outras pessoas ganhem dinheiro com o material de terceiros.
Youtube muda forma de monetização (Foto: Divulgação/Youtube)
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