Para muitas pessoas o YouTube não é somente uma plataforma divertida e criativa, mas uma forma de ganhar dinheiro. Pensando nisso, o site resolveu mudar a forma de monetização já que alguns usuários estavam repostando conteúdos já publicados para ganhar mais dinheiro com o mesmo assunto. Ou seja, indo contra as regras da plataforma. O YouTube montou o Youtube Partner Program (Programa de Parceiros do Youtube, em português) em 2007, em que os donos de canais na plataforma precisam seguir e cumprir algumas regras. Até agora, essa mudança ajudou o YouTube a encerrar milhares de canais que violaram as políticas do site.

YouTube vai abandonar anúncio de 30 segundos obrigatórios em vídeos

YouTube muda as regras de monetização de canais (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O que muda?

A partir da atualização do Youtube Partner Program, a plataforma deixará de veicular anúncios em vídeos até que o canal atinja 10 mil visualizações (dez mil views). Dessa forma, o site receberá informações suficientes para determinar a validade de um canal, se está seguindo as diretrizes corretas e as políticas do anunciante — até que o canal seja agraciado com anúncios.

Segundo o Youtube, dentro de alguns dias começará um processo de revisão para os novos criadores que se inscreverem no Youtube Partner Program. Depois do criador conseguir 10 mil seguidores em seu canal, a plataforma irá rever suas atividades. Se estiver tudo certo, o site fará a monetização correta, incluindo os comerciais nos conteúdos. Além disso, os canais que já existem também passarão por essa revisão e os que estiverem com menos de 10 mil visualizações não receberão mais monetização.

Essa mudança no YPP é valida para todos os canais do Youtube e esse número de 10.000 views se refere ao total de visualizações de um canal como um todo e não de um vídeo específico. A empresa acredita que essa atualização do programa seja uma boa alternativa para confirmar a legitimidade de um canal e evitar que outras pessoas ganhem dinheiro com o material de terceiros.

Youtube muda forma de monetização (Foto: Divulgação/Youtube)

Novos Criadores 

O Youtube oferece dicas para quem deseja criar um canal na plataforma. É possível acessar a Academia de criadores do YouTube (creatoracademy.com/education), e ver informações sobre como fazer um grande conteúdo (creatoracademy.com/great-content) e crescer o seu público (creatoracademy.com/get-discoveredpara ajudá-lo a ter 10 mil visualizações ou mais. 

Depois de se cadastrar no YPP, você pode verificar o status do seu canal na guia Canal no Creator Studio, em Monetização. Dessa forma, você i

... rá acompanhar quando receberá algum dinheiro pela seu vídeo.

Youtube Kids

Além da atualização no Youtube Partner Program, o aplicativo YouTube Kids — voltado para crianças — recebeu uma nova categoria dedicada aos fãs de games. Durante o mês de abril, os vídeos criados pelos YouTubers favoritos das crianças, que jogam Minecraft, Angry Birds, The Sims, e outros, estarão em destaque na tela do app. As crianças também podem ver recomendações de vídeos que foram selecionados por dois canais do site: AuthenticGames, que possui mais de nove milhões de inscritos, e Bibi Tatto, referência feminina nesse universo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.