O WhatsApp para Android oferece integração com o Google Drive para salvar os backups de suas conversas e arquivos de mídia do mensageiro. O que muitos usuários não sabem, no entanto, é que a contagem desse espaço é feita dentro dos seus limitados 15 GB gratuitos do serviço de nuvem do Google. Caso vocês estoure esse armazenamento, o backup não é feito. Com isso o usuário corre o risco de perder recados importantes na hora de fazer a recuperação do app.

Para resolver esse problema, saiba que é possível trocar a conta Google Drive registrada no mensageiro para uma que tenha maior armazenamento livre, e depois disso fazer o backup normalmente. A dica também vale para quem trocou de e-mail e quer atualizar no mensageiro.

Status do WhatsApp: veja as principais dúvidas e polêmicas da atualização

Veja como alterar a conta do Google Drive no backup do WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Vale lembrar que os backups do WhatsApp podem ser bem pesados e é recomendado fazer esse procedimento usando Wi-Fi para não gastar seus dados móveis de 3G e 4G. Além disso, o procedimento não altera a conta padrão do Google no seu Android para acessar o Gmail no celular, por exemplo. Veja como recuperar suas conversas do WhatsApp neste tutorial.

Passo 1. Abra o WhatsApp no celular e toque no menu indicado por três pontos, no topo direito do app. Depois selecione “Configurações”.

Acesse as configurações do WhatsApp no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No menu de “Conversas”, toque no item “Backup de conversas”.

Abra a categoria de backup de conversas no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que no topo da tela terá um alerta dizendo que o seu armazenamento do Google Drive não é suficiente para fazer o backup do WhatsApp. Para fazer a alteração encontre a categoria de “Conta” e depois escolha “Adicionar conta”.

Mensagem avisa: "Não foi possível completar o backup porque o seu Google Drive não tem espaço suficiente. Libere 161 MB no Google Drive para o backup" (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Você será encaminhado para a tela de configuração do Android para adicionar uma outra conta Google no celular. Para isso, digite o e-mail ou telefone vinculado à essa conta alternativa e depois confirme em “Próxima”. Digite a senha e toque em “Próxima”. Ao final, selecione “Aceitar” para concordar com os termos de uso.

... lbimg.com/tCkq8AzwjwbQO6vxOfHvZdPfz3s=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/22/whatsapp041.jpg" width="">Configure a nova conta do Google no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. A nova conta do Google será adicionada no Android e você será encaminhado automaticamente para o WhatsApp. Note que a conta foi alterada no mensageiro. Agora para manter suas mensagens guardadas toque em “Fazer Backup”. O arquivo será salvo na nova conta do Google Drive.

A conta do Google Drive será trocada no WhatsApp para fazer o backup completo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aproveite e veja como encontrar o histórico de backup do WhatsApp no Google Drive. Você pode tentar conseguir mais espaço no Google Drive com essas dicas.

Qual foi a melhor atualização do WhatsApp dos últimos meses? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.