Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os smartphones guardam diversos dados pessoais do usuário e, entre eles, o histórico de pesquisas feitas com o celular. No Android e no iPhone (iOS), o Google grava todas as buscas realizadas e mantém uma linha do tempo com essas informações.

A função é importante para recuperar resultados antigos que podem se tornar úteis novamente. Mas, por outro lado, pode expor informações íntimas se o dispositivo cair em mãos erradas. Aprenda, no tutorial a seguir, como encontrar todas as pesquisas do Google feitas no celular, rever cada uma delas e excluir as que não interessarem mais.

Google lança nova função na busca por imagens parecida com Pinterest

[marca] App do Google 2 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Veja como excluir histórico de buscas do seu celular (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como remover buscas do Google no Android

Passo 1. Abra o app do Google ou, dependendo do modelo do seu celular, acesse o Google Now a partir da tela inicial.

Acesse o app do Google no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o app do Google no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse o menu do app e vá até a opção “Recente”.

Vá até o novo menu de buscas recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até o novo menu de buscas recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Veja um histórico de todas as buscas e os sites acessados dentro do app do Google no celular. Arraste para cima para excluir itens indesejados.

Exclua itens do histórico um por um (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Exclua itens do histórico do Google um por um (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Caso deseje revisitar uma busca ou site, toque no título, logo acima da imagem.

Visualize últimos sites e pesquisas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Visualize últimos sites e pesquisas do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Deslize até o final para encontrar o acesso ao seu histórico completo, incluindo buscas feitas no computador.

Acesse o histórico completo da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o histórico completo da conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Por último, caso você não queira mais gravar o histórico de buscar do celular, acesse as configurações do recurso e desative a chave ao lado de “Ativar recentes”.

Desative o histórico de pesquisas local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desative o histórico de pesquisas local do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como remover buscas do Google no iPhone (iOS)

Passo 1. Abra o app do Google no iPhone e toque no ícone localizado no topo direito.

Acesse as buscas recentes no Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as buscas recentes no Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Veja o histórico de pesquisas e sites acessados usando o Google app. Deslize os itens para o lado para removê-los.

Remova itens do histórico (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Remova itens do histórico do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na tela anterior, toque na sua foto para acessar as configurações de privacidade.

Vá até as configurações de privacidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até as configurações de privacidade do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em “Histórico”, selecione “Gerenciar histórico de pesquisas do Google” para acessar todas as suas buscas – as feitas no iPhone e em outros dispositivos, como computadores desktop.

Acesse o histórico completo da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o histórico completo da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para desativar a gravação de histórico do Google no iPhone e manter a discrição, acesse o menu “Histórico” e desligue a chave ao lado de “Histórico no dispositivo”.

Pare de gravar buscas feitas no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Pare de gravar buscas do Google feitas no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em ambos os casos, o usuário tem opção de manter o registro de buscas do celular para agilizar novas pesquisas utilizando os mesmos termos. Lembre-se de que sempre é possível desativar o recurso caso haja receio de que pessoas não autorizadas possam ter acesso às suas informações.

O Android fica travando com o passar do tempo? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.