Com a chegada do Windows 10 Creators Update, a Microsoft está introduzindo um novo conjunto de recursos e melhorias no seu sistema operacional mais recente. Nesta atualização será possível encontrar suporte para 3D, novidades em jogos – como Game Mode e Beam, ferramentas de guia e um leitor de e-book no Microsoft Edge, e um novo Centro de Segurança do Microsoft Windows Defender que dá mais controle ao usuário sobre a segurança e a integridade do seu dispositivo.

Vinte truques para dominar a Cortana

Além dessas melhorias, nesta última versão, a Cortana também está recebendo alguns recursos que tornam a assistente ainda mais útil. Confira, na lista abaixo, seis novidades da Cortana no Windows 10 Creators Update.

Cortana ganhou melhorias com o Windows 10 Creators Update (Foto: Divulgação/Microsoft)

1. Cortana em tela cheia

Na atualização de aniversário, a Cortana ganhou uma nova forma: tela cheia acima da tela de bloqueio que você pode usar para fazer perguntas ou criar lembretes sem ter que desbloquear o seu PC. E, agora, com o Windows 10 Creators Update, a Microsoft está trazendo a mesma experiência de tela cheia para a área de trabalho.

Se o seu PC estiver desbloqueado e inativo por pelo menos 10 segundos, ao usar “Hey Cortana”, vai aparecer a assistente em tela cheia, em vez de Cortana no modo de audição. A ideia é otimizar esse momento de leitura de longa distância e interação com o assistente digital.

Para isso é preciso ativar o “Hey Cortana”. Vá na “Cortana”, toque em “Configurações” e marque a opção “Hey Cortana”. Certifique-se também de selecionar “reagir quando alguém diz “Hey Cortana”.

Ative o "Hey Cortana" no seu computador (Foto: Divulgação/Microsoft)

2. Configurar o PC com a Cortana

O Windows 10 também apresenta uma nova versão do Out-of-box experience (OOBE) que adiciona a Cortana para ajudar o usuário a configurar seu computador. Quando estiver configurando um novo dispositivo ou reinstalando o Windows 10, na hora de concluir a instalação, a Cortana ajudará em cada passo – mesmo com comandos de voz.

A assistente irá explicar cada passo e será preciso responder apenas “sim” ou “não” para as perguntas feitas. Lembre-se de que você precisará de um microfone para interagir.

É possível configurar o Windows 10 com a assistente (Foto: Divulgação/Microsoft)

3. Volte as atividades de onde parou

A Cortana permite que o usuário mude de dispositivo e retome certas tarefas que estava trabalhando em outro computador. O recurso é conhecido como “pick up where you left off” (pegar de onde parou, em português) e é semelhante ao macOS da A

... pple, “Handoff”. 

Agora é possível começar a trabalhar em um aplicativo, documento do Microsoft Office ou site usando o Microsoft Edge em um dispositivo e, em seguida, pegar onde você parou em outro computador. É necessário estar usando a mesma conta da Microsoft em ambas as máquinas.

Recurso permite "voltar de onde parou" (Foto: Divulgação/Microsoft)

 

Este novo recurso na Cortana deve ser ativado por padrão no seu computador, mas se não estiver funcionando, há chances de estar desativado. Você pode ativá-lo indo em Cortana > Notebook > Pick up onde eu parou.

4. Música

A assistente digital também recebeu pequenas mudanças, como novos comandos de voz. Com isso, a Cortana agora pode controlar a reprodução de música em aplicativos e o usuário pode usar a linguagem natural para interagir com iHeartRadio e TuneIn Radio.

Comandos que podem ser utilizados:

1. Jogar Bon Jovi no iHeartRadio

2. Play Top 40 no iHeartRadio

3. Jogue música de jazz na TuneIn Radio

O assistente digital também se lembra do último aplicativo de música que você usou. Isso significa que não é preciso repetir o nome do app em cada consulta. O usuário também pode controlar o volume do seu dispositivo usando o comando de voz, como: “Hey Cortana, abaixe o volume” ou “aumente o volume.”

5. Lembrete

Já era possível criar lembretes com base em uma pessoa, tempo e local usando a Cortana. Agora o usuário também pode fazer notas recorrentes para cada mês ou ano. Para criar uma anotação, digite ou diga algo como “me lembre de lavar o carro todos os sábados” ou “me lembre de pagar a conta de energia elétrica dia 5 de cada mês”. Se você precisar alterar a recorrência, basta clicar no cronograma atual e configurá-lo para ser repetido em outro dia.

Agora é possível criar lembrete recorrentes (Foto: Divulgação/Microsoft)

6. Ajustes que podem ser feitos pela Cortana 

Dentro da página de configurações da Cortana não há mudanças significativas, mas há uma nova opção de atalho do teclado que permite abrir a assistente no modo de escuta, basta usar a tecla “Windows + atalho de teclado C”.

Na parte inferior da página “Configurações” há uma seção chamada “SafeSearch”, que permite alterar os níveis de filtro de pesquisa para “Strict, Moderado ou Desativado”.

Ajustes que podem ser feito pela Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)

No Action Center, a Cortana agora agrupa as notificações e outras alterações foram adicionadas para mostrar o texto com fonte maior e esse conteúdo agora tem uma cor de destaque do seu sistema.

A Microsoft pretende melhorar ainda mais a Cortana para que, cada vez mais, os usuários consigam realizar suas tarefas fazendo comandos pela assistente.

Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.