Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens — por pins — que funciona como um mural de ideias. A proposta é oferecer aos usuários um local onde é possível pesquisar interesses, salvar em pastas particulares e compartilhar o que pode ser uma boa ideia para outros usuários.

Pinterest: 10 extensões para usar Google Chrome além do Pin It

A rede social, que faz sucesso entre diferentes grupos, desde noivas, cineastas, amantes de ilustração, decoração, cozinha, arquitetura, moda e muito mais, vem tendo alguns de seus recursos copiados por outras plataformas online de redes sociais e busca por conteúdo. Google, Facebook e Instagram lançaram recursos muito similares aos do Pinterest — que você pode conferir na plataforma.

Pinterest (Foto: Luana Marfim/TechTudo)O Pinterest é bastante usado por profissionais criativos em busca de inspiração (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Veja, a seguir, as principais “ideias emprestadas”.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1. Instagram: Salvar post

A função de salvar posts no Instagram é similar ao botão de salvar um “Pin”, no Pinterest. A proposta é bem parecida: o usuário vê algo que gosta, tem interesse ou deseja ver depois e salva em particular.

Instagram ganha novo recurso que permite salvar fotos com marcador (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Função de salvar posts no Instagram é parecida com o recurso de "Pin" (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

2. Instagram: coleções privadas

Primeiro, todos os posts salvos (fotos e vídeos) no Instagram ficavam em uma pasta única, misturados, organizados apenas de forma cronológica — sem temas. Depois, a rede social incluiu a função “coleções privadas”, que funciona da mesma forma que as pastas, ou “boards”, do Pinterest.

Instagram ganha recurso coleções para você organizar posts salvos (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Recurso de coleções privadas funciona como 'boards' do Pinterest (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

3. Google: busca por imagens 

O Google adicionou uma função chamada “Sugestão de estilo”, que funciona de maneira semelhante a do Pinterest: ao buscar por um item como calça, blusa ou jaqueta, na seção Google Imagens, o buscador oferece um carrossel com sugestões para combinar com aquilo o que buscou. Essa função é parecida com a “busca visual”, do Pinterest, que apresenta fotos semelhantes às que você deseja.

Ferramenta do Google que faz busca por imagem (Foto: Divulgação/Google)Ferramenta do Google que faz busca por imagem (Foto: Divulgação/Google)


4. Instagram: compras diretas

Outra função do Instagram que é parecida com uma oferecida pelo Pinterest é a possibilidade de fazer compras direto de posts mostrados no aplicativo. A proposta é igual: fazer do seu feed (no Instagram) ou do seu board (no Pinterest) uma vitrine online de produtos. Ou seja: viu, gostou, comprou. 

Como conectar e usar fone de ouvido Bluetooth no Windows 10 (Foto: Instagram incentiva compras dentro do app com botão "Compre Agora")Instagram incentiva compras dentro do app com botão “Compre Agora” (Foto: Divulgação/Instagram)

5. Instagram: sessão explorar

Assim como no Pinterest, o Instagram também conta com a função “Explorar” para outros conteúdos. Por lá, o usuário tem um panorama geral de posts que o algorítimo das redes sociais classificam como interessantes — a interface já mudou bastante, e agora o "Explore" inclui até Stories. No Pinterest, no entanto, o Explorar é o feed principal, já no Instagram o recurso aparece como um secundário.

Guia de sugestões será exibido na tela Explorar (Foto: Foto: Divulgação/Instagram)Guia de sugestões será exibido na tela Explorar (Foto: Foto: Divulgação/Instagram)

6. Facebook: salvar post 

O Facebook também traz uma função bem semelhante a de “dar um pin”, do Pinterest. É o “Salvar post”, que pega algo publicado na rede social e guarda em um local particular do usuário, que no Pinterest seriam os boards. O recurso chegou depois no Instagram, mas já funcionava no Facebook.

Como compartilhar Pinterest com Fan Page do Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.