O WhatsApp Status foi lançado para usuários brasileiros no início do ano, oferecendo postagens com prazo de validade de 24 horas. Apesar da polêmica entre os internautas, o recurso continua funcionando na versão mais recente do aplicativo, mas nem todas as funções são tão explícitas. Você sabia que é possível mudar a cor interna dos emojis divertidos? Além disso, o mensageiro permite publicar fotos antigas da galeria do Android, sem que tenha sido registrada no mesmo dia.

As dicas ainda mostram como recortar as imagens antes de publicar, ativar flash e até alternar para a câmera de selfie. Para os mais curiosos, um procedimento rápido revela quem já visualizou seu post. Para conhecer todos os truques, confira este tutorial com um passo a passo bem prático para celulares Android.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Editar a cor dos adesivos

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque na aba de "Status" no topo da tela. Depois selecione o ícone em verde de "Meu Status" para adicionar uma nova postagem de 24 horas. Escolha a imagem na galeria do celular ou registre no mesmo momento usando a câmera.

Adicione um novo Status do WhatsApp e selecione a foto para aplicar o adesivo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ao abrir a foto, toque no ícone de "carinha feliz" para exibir as opções de emojis e

... adesivos divertidos do mensageiro. Escolha uma das opções para aplicar na imagem.

Selecione o adesivo para aplicar na foto do WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Note que o adesivo será adicionado na cor original. Para personalizar, selecione um novo tom na barra de cor da lateral direita da tela. A figurinha será editada assim que você escolher o novo tom. Você pode repetir o procedimento e trocar a cor de cada adesivo separadamente.

Personalize a cor do adesivo na foto do WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Publicar fotos antigas

Passo 1. O usuário pode postar no WhatsApp Status as fotos que já estão na galeria há algum tempo, sem que tenham sido registradas nas últimas 24 horas. Para isso, abra o app do WhatsApp e toque na aba de "Status" no topo da tela. Depois, note que na base da tela serão mostradas miniaturas das fotos salvas na galeria do Android. Para ver as imagens mais antigas, arraste a barra para a direita.

Encontre as fotos da galeria na barra de miniaturas do WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Outra forma de publicar suas imagens antigas é abrindo diretamente na galeria do Android. Para isso, encontre a imagem que deseja postar, usando o acervo do celular, e toque no botão de "compartilhar". Depois, selecione o ícone do "WhatsApp" (toque no botão do aplicativo e não da conversa com algum amigo).

Compartilhe a imagem antiga do seu álbum no WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione "Meu Status" para compartilhar a foto antiga e confirme no ícone de "check" em verde. Agora, sua imagem será exibida para edição. Após fazer todos os ajustes, publique pressionando o botão de seta verde, na base da tela.

Selecione seu Status e faça a postagem da imagem antiga no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Recortar e rotacionar fotos

Passo 1. Abra o WhatsApp e selecione a aba de "Status" no topo do app. Depois, toque em "Meu Status" para postar. Você pode publicar usando uma imagem da galeria (presente na barra de miniaturas da base da tela) ou registrar uma foto com a câmera no mesmo instante.

Registre ou abra uma foto no WhatsApp Status (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em qualquer opção selecionada anteriormente, o usuário será encaminhado para a tela de edição, antes de postar. Para rotacionar uma imagem, toque no ícone na parte de cima e pressione o botão de "seta circular" na base da tela (cada toque gira em 90º).

Para recortar um trecho especial, arraste as laterais mantendo apenas o que desejar na foto. Confirme em "Concluído" para aplicar. Agora, basta fazer a postagem de forma tradicional.

Rotacione ou recorte sua foto antes de postar no WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicar flash e trocar câmeras

Passo 1. Dependendo da disponibilidade de flash na câmera do celular (tanto traseira quanto frontal), o usuário poderá escolher quando usar a iluminação extra ou até se quer desativá-la. Para isso, ao registrar a imagem no WhatsApp Status, note que há um ícone de "raio" na base esquerda do app. Ao tocar nele, o ícone muda em três opções: "raio preenchido" (flash ativado direto), "raio com a letra A" (flash no automático, que é ativado quando há pouca luz no ambiente) ou "raio cortado" (flash desativado).

Ative o flash, deixe no automático ou desligue durante a captura do Status no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na mesma tela de captura, o usuário pode alternar entre as câmeras traseira e frontal (selfies), dependendo da disponibilidade no aparelho. Para isso, pressione o botão de "câmera" na base direita da tela. Toque novamente para voltar para a lente traseira. Alterne quantas vezes precisar.

Alterne entre a câmera traseira e frontal na captura do WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encaminhar posts

Passo 1. Depois de publicar seu WhatsApp Status, saiba que é possível encaminhar a imagem ou vídeo para uma conversa privada com amigo ou no grupo. Para isso, toque na aba de "Status" do WhatsApp e pressione o menu ao lado do "Meu Status" (indicado por três pontos). Depois, toque no ícone de "seta" para encaminhar.

Acesse o menu do seu WhatsApp Status para encaminhar (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione a pessoa ou grupo para o qual deseja enviar o post e confirme no ícone de "seta" verde. A mídia será enviada no WhatsApp para a pessoa, inclusive com as edições do Status, como adesivos e textos.

Selecione seu amigo ou grupo para enviar o post do Status do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Descobrir quem viu seu post

Passo 1. Para ver quem acessou seu post no WhatsApp Status, a primeira ação é ativar a confirmação de leitura de mensagens no app, aquela função dos dois "checks" azuis na visualização. Só com ela você poderá ver essa informação no Status. Para isso, pressione o menu do topo (indicado por três pontos) e selecione "Configurações". Depois, toque em "Conta".

Abra as configurações do conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione o item de "Privacidade" e marque a caixa de texto ao lado de "Confirmação de leitura".

Ative a confirmação de leitura nos ajustes de privacidade do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora, para descobrir quem anda vendo seus posts no WhatsApp, volte na aba de "Status" e depois pressione o menu ao lado da postagem (indicado por três pontos). Selecione o botão de visualização (com ícone de olho) e note que será aberta uma aba na base da imagem, listando todas as pessoas que já abriram seu Status.

Descubra quem visualizou seu post no WhatsApp Status (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que o usuário pode alterar as configurações de privacidade so WhatsApp Status para exibir seus posts apenas para os contatos que desejar.

Como mudar o armazenamento de mídia do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.