Os posts que duram 24 horas viraram moda primeiro nas redes sociais, mas depois acabaram chegando até mesmo ao WhatsApp, o mensageiro mais popular do Brasil. O recurso chamado de "Status" gerou muitas dúvidas, principalmente por acabar temporariamente com o antigo status (hoje conhecido como "recado").

Além dele, os chamados "posts efêmetros" também estão no Snapchat – um dos pioneiros em histórias instantâneas –, no Instagram – que lançou a ferramenta "Stories" em 2016 –, e no Facebook – com as funções "Meu Dia" no Messenger e "Stories" em seu app principal.

Quais as semelhanças e diferenças no funcionamento das Stories entre os softwares de celular mais usados da atualidade? Conheça nas linhas a seguir.

Stories, Status e My Day: conheça em detalhes os recursos de posts que somem em 24 horas (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Snapchat

O Snapchat apresentou os posts com prazo de validade – também chamados de "posts efêmeros – para mensagens privadas ou para um grupo específico. Atualmente, a rede social evoluiu, e permite postar com visualização de 24 horas de três formas: pela "Minha História", para os amigos, "Nossa História", que tem publicação para todos os usuári

... os do Snapchat (público), ou por meio de um Snap individual para os contatos.

É possível registrar vídeos e fotos com destaque para Lentes de selfies e Lentes Mundiais, com efeitos de realidade aumentada. Para deixar a mídia mais divertida há filtros de geolocalização ou temáticos, adesivos divertidos, integração com o Bitmoji para criar seu avatar personalizado, adição de texto, desenhos à mão e recortes de emojis. Por fim, o recurso de Memórias permite salvar seus Snaps em uma galeria pessoal, para acessar quando desejar.

2) Instagram Stories

A popular rede social de fotos oferece o Stories, que tem cerca de 200 milhões de usuários atualmente. Esses posts ficam visíveis para todos seus amigos do Instagram conforme as suas configurações de privacidade. Por lá, é possível fazer uma transmissão ao vivo, gravar um vídeo, registrar foto ou fazer um Boomerang animado, com a câmera traseira e frontal.

Na edição, o usuário pode adicionar filtros, stickers de localização, figurinhas fixas, desenhos livres ou textos. O resultado pode ser postado em modo público ou enviado diretamente para amigos (a mídia some depois de visualizada). Essa postagem pode ser apagada antes do prazo de validade e seus amigos podem responder seus posts de forma privada. Se preferir, o usuário pode salvar a captura na galeria do celular.

3) Facebook Messenger - "Meu Dia"

O Facebook Messenger evoluiu e, além de permitir a troca de mensagens, oferece também posts instantâneos para amigos. Essas fotos ou vídeos ficam em destaque no topo do mensageiro e somem em 24 horas. O destaque mais recente está na inclusão de filtros em 3D, com máscaras animadas e efeitos criativos com temas artísticos.

Além disso, o usuário pode adicionar adesivos no ambiente e aplicar disfarces em selfies. Há ferramentas para digitar textos e fazer desenho livre. O resultado pode ser postado no "Meu Dia" com o prazo de validade, salvo no rolo da câmera (privado) ou enviado para amigos em conversas particulares ou grupos (as imagens não somem nestes dois últimos casos).

4) WhatsApp Status

Mark Zuckerberg não deixou nem o WhatsApp de fora dos posts instantâneos e apresentou, no início deste ano, o Status. A ferramenta foi polêmica no Brasil por substituir as frases personalizadas no mensageiro, que depois retornaram com o nome de "Recados". O WhatsApp Status tem sua própria aba no aplicativo e permite adicionar atualizações de vídeos e fotos com duração de 24 horas.

Na edição, é possível definir uma legenda, recortar, rotacionar, aplicar adesivos coloridos, texto e desenho livre. O resultado, depois de postado, pode ser encaminhado em conversas privadas ou grupos. O usuário também tem a possibilidade de configurar a privacidade para limitar quem vê suas mídias. Seus contatos podem responder os Status, e os posts podem ser apagados antes do prazo acabar.

5) Facebook Stories e Direct

Por fim, o Facebook adicionou os posts instantâneos também ao seu aplicativo principal, que conta com recursos um pouco diferenciados. O Facebook Stories permite postar fotos e vídeos para amigos e aplicar efeitos de máscaras 3D, com realidade aumentada em selfies. Além disso, oferece filtros coloridos e molduras para a personalização. Para completar a edição, há uma função para espelhar a mídia, adicionar textos e desenho livre. O resultado pode ser postado para todos os seus amigos do Facebook por 24 horas, publicado na sua linha do tempo (sem prazo de validade) ou enviado particularmente para outros usuários.

Facebook oferece o Stories de posts para amigos e o Direct para imagens privadas (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Facebook Direct permite enviar privadamente essas mídias para amigos específicos. As fotos podem ser visualizadas dentro do prazo de 24 horas, mais de uma vez, pela pessoa. Essa ferramenta pode ser acessada pelo botão separado no topo do aplicativo do Facebook (com um ícone de avião de papel) ou no final da postagem da Sua História (envio privado). Na hora de capturar uma imagem com o Direct, o usuário pode usar os mesmos efeitos e filtros do Stories. Em ambas ferramentas, é possível registrar usando a câmera frontal ou traseira do celular.

Como desatualizar o WhatsApp e deixar sem status? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.