O WhatsApp voltou a funcionar por volta das 19h30 desta quarta-feira, depois de ficar fora do ar por aproximadamente duas horas. Em nota ao TechTudo, a assessoria do mensageiro confirmou, às 18h40, que a empresa estava "ciente do problema e trabalhando para corrigi-lo o mais rápido possível". O motivo da pane não foi informado.

Por volta das 19h20, alguns usuários voltaram a receber algumas mensagens. O aplicativo também ativou a notificação que informa o seguinte: "Pode ser que você tenha novas mensagens".

Notificação avisa que novas mensagens podem estar salvas (Foto: Reprodução/TechTudo)

Histórico

Internautas começaram a relatar que o mensageiro ficou offline por volta das 17h10. Havia dificuldade para enviar e receber mensagens, e na internet os usuários ainda se perguntam por que o WhatsApp está fora do ar.

O site Outage Report, especializado em monitorar serviços online, também registrou um aumento repentino no número de reclamações a respeito do aplicativo. Normalmente há um relato por hora, mas na tarde de hoje aumentou para mais de 750.

A pane afetou a versão do WhatsApp para celulares Android, para iPhone e também para computadores. No entanto, outros sistemas, como o Windows Mobile, também podem ter passado por dificuldades para exibir as mensagens do aplicativo. O apagão foi verificado tanto na rede 4G/3G quanto no Wi-Fi.

Ao digitar e enviar uma m

... ensagem, o aplicativo exibia somente um tick cinza, o que quer dizer que o conteúdo chegou aos servidores do WhatsApp. O segundo tick cinza indicaria que a mensagem chegou até o celular de destino. Por fim, os dois ticks azuis confirmariam que o destinatário recebeu e leu a mensagem.

Tick cinza indica que mensagem chegou ao servidor do WhatsApp, mas não chegou ao destinatário (Foto: Reprodução/TechTudo)

Mais usado do Brasil

Um levantamento feito em 2015 comprovou que o WhatsApp é o aplicativo mais usado do Brasil, com mais de 100 milhões de adeptos. Já no planeta, cerca de 1,2 bilhão de pessoas utilizam o programa, segundo um relatório divulgado hoje pelo Facebook.

O principal concorrente do mensageiro é o Telegram, mantido por um investidor russo radicado em Berlim, na Alemanha. O TechTudo listou cinco recursos que WhatsApp tem e que o principal rival fica devendo. Conheça também outras alternativas ao serviço.

Outro mensageiro controlado pelo Facebook, o Messenger continua funcionando normalmente nesta terça-feira. Não há relato de pane no comunicador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.