O touch screen de celulares ou tablets com Android pode ser desativado por meio do aplicativo gratuito Touch Lock. O procedimento pode ser realizado para evitar que crianças mexam em configurações do smartphone ou acessem conteúdos impróprios. Com isso, os pais podem permitir que os filhos usem o aparelho apenas para assistir a vídeos do YouTube ou Netflix, por exemplo. Assim, elas não correm o risco de tocar em botões errados.

Veja, no tutorial abaixo, o passo a passo de como desativar o touch da tela do celular. Para isso, é necessário baixar e instalar o app Touch Lock, que está disponível para download grátis no TechTudo Downloads.

Aprenda a desativar o touch do Android para que crianças possam usar o aparelho com o app Touch Lock (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Instalando e configurando o Touch Lock

Passo 1. Vá até o TechTudo Downloads e instale o aplicativo Touch Lock em seu aparelho Android.

Passo 2. Quando for iniciado pela primeira vez, o app apresentará um guia com as ações necessárias para ativá-lo. Leia atentamente as explicações e passe para as próximas telas.

Passo 3. Ao chegar na terceira tela, toque em "Ativar agora". Isso o levará para as configurações de "Acessibilidade", onde você deverá tocar na opção "Touch Lock", para ativar o travamento dos botões físicos do aparelho.

... a--normal content-photo">

Ativando o travamento dos botões físicos do aparelho no Touch Lock (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela "Touch Lock", dentro de "Acessibilidade", toque na chave ao lado de "Desativado". Essa ação abrirá uma janela com as permissões necessárias para que o programa possa bloquear os botões físicos. Autorize tocando em "OK". Em seguida, use o botão "Voltar" do Android, para retornar ao aplicativo Touch Lock.

Autorizando o Touch Lock a desativar os botões físicos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. De volta ao aplicativo, acesse a última tela do guia e toque no botão "Ativar agora". Você será levado para uma lista de "Apps com acesso ao uso", onde deverá tocar na chave ao lado de "Touch Lock", para permitir o acesso ao uso para o Touch Lock.

Ativando o acesso ao uso para o Touch Lock (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Em seguida, será exibida uma janela informando as permissões necessárias para que o app possa bloquear outros programas. Autorize tocando em "OK".

Autorizando o acesso ao uso para o Touch Lock (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desativando o touch screen no Android para uma criança usar o aparelho

Para desativar o touch screen no Android para uma criança usar o aparelho, faça o seguinte procedimento.

Passo 1. Abra o aplicativo (no exemplo, a Netflix). Em seguida, toque no topo da tela e deslize o dedo para baixo. Quando a barra de notificações aparecer, toque no item "Touch Lock". Imeditamente, inicie a reprodução do vídeo e entregue o aparelho para que a criança possa usar.

Habilitando o Touch Lock para desativar o touch screen (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Quando a criança terminar de usar, dê dois toques no ícone do Touch Lock para que ele reative o touch screen do aparelho, que voltará a funcionar normalmente.

Desabilitando o Touch Lock para reativar o touch screen no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito/TechTudo)

Agora, sempre que você precisar entregar seu smartphone para uma criança, utilize o Touch Lock para desativar o touch screen.

Como jogar usando o mouse no android? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.