Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Android 7.0 Nougat trouxe a possibilidade de adicionar atalhos para funções de aplicativos na central de notificações do sistema. Embora poucos programas tenham adotado o recurso, o app Nougat Quick Settings é uma alternativa gratuita que promete aproveitar o potencial da novidade.

Com ele, é possível criar atalhos para qualquer aplicativo do sistema, contatos e até usar funções como pesquisa ou prints. Confira, neste tutorial, o passo a passo de como turbinar a central de notificações do seu celular Android.

Android 7.0 Nougat tem 10 recursos pouco conhecidos pelos usuários

Aplicativo muda central de notificações do Android 7.0: veja como usar (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Aplicativo muda central de notificações do Android 7.0: veja como usar (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Na tela inicial do Nougat Quick Settings, há uma lista de opções de atalhos disponíveis. Dentre eles, destacam-se a função cafeína para manter a tela acesa, controle de áudio, lembretes, contatos, busca na Web, entre outros. Neste tutorial, usaremos botões para apps e “print da tela” como exemplo.

Observação: Alguns dos recursos exigem que o usuário faça root no sistema para funcionar. Eles estão identificados pela descrição “Root required”.

Passo 2. Clique sobre a chave do atalhos que deseja adicionar para ativá-lo.

Nougat Quick Settings traz diversas opções para mudar a central de notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Nougat Quick Settings traz diversas opções para mudar a central de notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Algumas funções, como a de print da tela (Screenshot), podem trazer opções adicionais de configuração. Role a página até o fim para verificar.

Passo 4. Abra a central de notificações e deslize novamente o dedo para baixo para ver os atalhos do sistema.

Nougat Quick Settings tem opções adicionais para algumas funções (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Nougat Quick Settings tem opções adicionais para algumas funções do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Toque no botão de editar atalhos. No aparelho usado neste tutorial, o ícone é representado por um “lápis”.

Passo 6. Na tela de edição, role a página até o fim. Os atalhos a serem adicionados estarão com a identificação “Nougat Quick Settings”.

Procure pelos atalhos criados pelo Nougat Quick Settings na central de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Procure pelos atalhos criados pelo Nougat Quick Settings na central de notificações do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Arraste os ícones até a página de atalhos ativos da central de notificações.

Passo 8. Toque no botão de “Voltar” para concluir.

Arraste atalhos para adicioná-los à central de notificações do Android Nougat (Foto: Reprodução/Elson de SouzA)Arraste atalhos para adicioná-los à central de notificações do Android Nougat (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Abra os atalhos novamente e navegue até a tela onde estão os ícones adicionados. Basta tocar em um deles para executar a ação.

Passo 10. Em alguns casos, é necessário conceder permissões para que os botões comecem a funcionar.

Usuário precisa dar permissão para tirar print a partir da central de notificação do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário precisa dar permissão para tirar print a partir da central de notificação do Android 7.0 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação: Caso esteja adicionando um atalho para aplicativo, é preciso escolher ao clicar sobre o botão pela primeira vez. Feito isso, o atalho será renomeado.

Nougat Quick Settings permite abrir qualquer aplicativo a partir da central de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Nougat Quick Settings permite abrir qualquer aplicativo a partir da central de notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como usar o Nougat Quick Settings para personalizar sua central de notificações do Android 7.0.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.