Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Assim como outros dispositivos equipados com as versões do sistema operacional para celulares e tablets, as TVs com Android TV também podem conter vários aplicativos indesejados e que não podem ser apagados.

Dependendo do programa, há uma chance de ele ser executado em background, consumindo memória, armazenamento e dados em conexões limitadas sem a autorização do usuário. Por sorte, este tipo de app pode ser desabilitado. Para aprender a fazer isso, confira nosso tutorial.

 Aprenda como desativar aplicativos na Android TV (Foto: Divulgação/Sony) Aprenda como desativar aplicativos na Android TV (Foto: Divulgação/Sony)

Aprenda como desativar aplicativos na Android TV (Foto: Divulgação/Sony)

Passo 1. Pressione o botão 'Home' do controle remoto e navegue até a seção 'Ajustes'. Em seguida, selecione 'Configurações';

Sistema operacional permite configurar funcionamento da TV (Foto: Reprodução/João Kurtz)Sistema operacional permite configurar funcionamento da TV (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Sistema operacional permite configurar funcionamento da TV (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 2. Localize o menu 'TV' e selecione a opção 'Apps';

Android TV mostra todos os aplicativos instalados no sistema (Foto: Reprodução/João Kurtz)Android TV mostra todos os aplicativos instalados no sistema (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Android TV mostra todos os aplicativos instalados no sistema (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 3. No menu, localize e selecione o app que deseja desabilitar. Os que não podem ser apagados estão na área 'Apps do sistema';

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Aplicativos do sistema podem ser desabilitados na Android TV (Foto: Reprodução/João Kurtz)Aplicativos do sistema podem ser desabilitados na Android TV (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Aplicativos do sistema podem ser desabilitados na Android TV (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Passo 4. No próximo menu, selecione a opção 'Desativar' e, na tela seguinte, confirme selecionando 'OK'. Caso mude de ideia, você pode repetir estes passos . Neste caso, a opção 'Desativar' será substituída por 'Ativar';

Apps do sistema podem ser desativados a qualquer momento (Foto: Reprodução/João Kurtz)Apps do sistema podem ser desativados a qualquer momento (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Apps do sistema podem ser desativados a qualquer momento (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Pronto. Seguindo estes passos, será possível evitar que aplicativos indesejados atrapalhem o uso de sua Smart TV.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.