O pesquisador de segurança Adrien Guinet conseguiu criar uma ferramenta que desencripta os arquivos de computadores infectados com o ransomware WannaCry. Chamada de WannaKey, a ferramenta funciona apenas no Windows XP, mas foi aprimorada por outro pesquisador para funcionar também no Windows 7. Dessa forma, usuários afetados poderão ter seus arquivos de volta sem pagar o valor de US$ 300 a US$ 600 em bitcoins pedidos pelos cibercriminosos.
O que você precisa saber sobre o ransomware WannaCryptNo More Ransom: iniciativa reúne gigantes contra golpes online
Como funciona a ferramenta? Para desenvolver a ferramenta de decriptografia, Adrien precisou estudar como que o WannaCry gerava a sua própria chave criptográfica. O pesquisador descobriu que o ransomware baseia sua chave em dois números primos. A chave privada, que poderia ser usada para desbloquear os arquivos, é deletada assim que o computador é infectado e tem seus dados sequestrados/bloqueados. Isso impede que o próprio usuário consiga desencriptar os seus arquivos de forma simples.
WannaKey em ação no Windows XP (Foto: Reprodução/Adrien Guinet) Porém, há uma brecha nesse procedimento realizado pelo WannaCry. O vírus não apaga os números primos que serviram de base para gerar a chave privada da memória RAM. Ao descobrir isso, Guinet conseguiu criar o que chamou de WannaKey, e que diz ter funcionado co...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.