Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Facebook Messenger permite bloquear pessoas apenas no bate-papo. O bloqueio impede mensagens e chamadas, seja de vídeo ou voz, mas não interfere em mais nada no Facebook. O recurso é bastante útil para quando você quer evitar que alguém entre em contato por inbox, mas não quer desfazer amizade na rede social.

O tutorial a seguir mostra como bloquear e desbloquear pessoas no Messenger, com o passo a passo reproduzido em celular Android e iPhone (iOS). O procedimento funciona tanto para os contatos com os quais você já bateu papo quanto para aqueles com quem nunca conversou.

Aprenda como bloquear pessoas no Facebook Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Aprenda como bloquear pessoas no Facebook Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aprenda como bloquear pessoas no Facebook Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

No Android

Passo 1. Abra o Messenger no Android e toque ícone do seu perfil, localizado no canto superior direito. Deslize a tela para baixo até chegar em "Pessoas" e selecione a opção.

Caminho para o menu Caminho para o menu

Caminho para o menu "Pessoas" no Messenger para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque em "Pessoas bloqueadas". Em seguida, clique na opção "Adicionar alguém", que estará no topo da tela.

Indicação da ferramenta de inclusão de pessoas bloqueadas no Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Indicação da ferramenta de inclusão de pessoas bloqueadas no Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Indicação da ferramenta de inclusão de pessoas bloqueadas no Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O Messenger mostra os contatos com quem você conversa mais. Para bloquear alguém que não está na lista, toque na lupa, digite o nome da pessoa e, então, selecione-a.

Pesquisa de contato que não está entre os mais frequentes do Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Pesquisa de contato que não está entre os mais frequentes do Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pesquisa de contato que não está entre os mais frequentes do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Mude a chave "Bloquear todas as mensagens" para a posição "Ativado".

Bloqueio de mensagens e chamadas de um contato no Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Bloqueio de mensagens e chamadas de um contato no Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Bloqueio de mensagens e chamadas de um contato no Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. A pessoa entrará para a lista de pessoas bloqueadas, com a indicação de que o bloqueio foi feito apenas no Messenger. Para desfazer a ação, toque em "Desbloquear" ao lado do nome da pessoa e selecione "Desbloquear no Messenger".

Desbloqueio de contato no Messenger para Android  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desbloqueio de contato no Messenger para Android  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desbloqueio de contato no Messenger para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

No iPhone

Passo 1. Ao abrir o Messenger para iOS, entre no ícone do seu perfil, localizado no canto superior direito da tela. Selecione o menu "Pessoas".

Acesso ao menu Acesso ao menu

Acesso ao menu "Pessoas" no Messenger para iPhone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Clique na opção "Bloqueados". Deslize a tela para baixo para encontrar o botão "Adicionar alguém" e clique nele.

Destaque para botão de adicionar pessoas à lista de bloqueio do Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão de adicionar pessoas à lista de bloqueio do Messenger  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Destaque para botão de adicionar pessoas à lista de bloqueio do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Serão exibidas as pessoas com conversas mais importantes no Messenger. Clique na caixa "Pesquisar" se quiser bloquear alguém que não esteja na lista. Digite o nome da pessoa e dê um toque sobre o contato quando ele aparecer.

Seleção de contato a ser bloqueado no Messenger para iPhone  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seleção de contato a ser bloqueado no Messenger para iPhone  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seleção de contato a ser bloqueado no Messenger para iPhone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. No campo "Bloquear mensagens", mude a chave para a posição ativada (com fundo verde). O contato imediatamente aparecerá entre as pessoas bloqueadas.

Bloqueio de contato no Messenger para iOS  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Bloqueio de contato no Messenger para iOS  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Bloqueio de contato no Messenger para iOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Se quiser desbloquear um contato para recebimento de mensagens e chamadas, toque no nome da pessoa na lista de bloqueados e coloque a chave "Bloquear mensagens" na posição desativada (fundo cinza).

Desbloqueio de contato no Messenger para iPhone  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desbloqueio de contato no Messenger para iPhone  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desbloqueio de contato no Messenger para iPhone (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A seguir, assista ao vídeo que ensina a usar o My Day do Messenger:

Facebook Messenger: como usar o recurso My Day

Facebook Messenger: como usar o recurso My Day

Como baixar os vídeos recebidos pelo Facebook Messenger? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.